Não Desista.
Sentado na frente do computador e pensando sobre o que eu poderia escrever a respeito do meu trabalho como Dentista graduado fora dos Estados Unidos... Se eu pensar que em menos de mil dias este título deixará de existir, talvez eu devesse continuar ad eternum a contar e descrever sobre esta grande oportunidade que um dia me foi dada.
Em julho de 2007 eu e minha esposa morávamos no subúrbio de São José dos Campos. Morávamos em uma casa geminada, dividindo parede com um casal que pouco ou quase nunca nos cumprimentava. Nossa casa ficava tão afastada do centro que eu costumava dizer que a gente morava na Lapa. Lapaputaquepariu de tão longe que era. Naquela época eu tentava conseguir conexão para internet através de um serviço oferecido pela então companhia de telefone chamada Telefônica. O desejo de todos que usavam a internet na época era ter o serviço chamado “Speedy”, que prometia conexão constante, rápida e segura. O fato de eu viver tão longe do centro, claro, colocara nosso bairro como último a ser servido pelo sistema e era preciso me conformar com a boa e velha conexão discada para ter acesso ao mundo digital.
Nos anos onde o Messenger do MSN reinava absoluto como forma de comunicação digital, eu fiz contato com uma antiga amiga, também Dentista, que estava morando nos Estados Unidos. Dentista como eu, eu perguntei para ela o que ela estava fazendo tão longe de casa. Para ser bem sincero eu não lembro em que ela estava trabalhando, mas disse então, que eu estava perdendo tempo no Brasil sendo sabedora que eu tinha nascido nos EUA e poderia mudar e trabalhar como Dentista onde ela estava. Bom, eu sabia que isto não era possível e sabia que qualquer informação que ela tivesse sobre o assunto seria somente uma cortina de fumaça cobrindo uma realidade que jamais seria alcançável por quem quer que fosse.
Ela então disse que o Dentista que ela tinha era brasileiro e que ele não tinha feito Odontologia nos EUA. Disse mais: disse que ele tinha se formado no Brasil e que não tinha o Diploma dele validado nos EUA. Isso me pegou de surpresa porque pelo que eu tinha de informação, trabalhar como Dentista nos Estados Unidos sendo formado no Brasil era uma coisa impossível. Voltei a perguntar para ela sobre o assunto e ela disse que com a minha condição de cidadão americano eu poderia fazer a mesma coisa.
Nesta época eu estava passando por um momento de transição na minha vida profissional. Estava prestes a terminar a especialização em Ortodontia, trabalhando para pagar as contas e prestes a conseguir o ingresso em uma Cooperativa de Dentistas que poderia me dar um impulso profissional que há tanto tempo eu procurava. Mais do que isto, eu tinha recentemente reformado o consultório onde eu trabalhava e, mesmo tendo sido recentemente assaltado a mão armada dentro do consultório, eu tinha esperança de conseguir fazer o meu trabalho decolar. A idéia de me mudar para outro país e deixar tudo para trás acabou me dando uma esperança de mudança que me levaria de volta ao zero, tendo que reiniciar uma escalada em termos profissionais e pessoais.
A decisão de deixar tudo para trás somente veio depois de eu ter conseguido o meu primeiro trabalho nos Estados Unidos, porque até então eu tinha uma passagem de volta para o Brasil agendada 90 dias depois da minha chegada aos EUA. Eu tinha 3 meses para conseguir um trabalho e uma forma de me manter longe de casa e este trabalho chegou pouco mais de 2 semanas antes da data de retorno, dia 15 de novembro de 2007.
Quando eu disse que eu trabalhava para pagar as contas, eu literalmente digo que eu trabalhava para pagar as contas de água, luz, telefone e aluguel do consultório onde eu trabalhava. Era pequeno, uma sala comercial que ficava abaixo da casa do dono da sala que dividia comigo um outro espaço de sua propriedade onde ele tinha um salão de cabelereiro. O dinheiro que entrava ali, praticamente servia para que eu me mantivesse respirando. Minha esposa era responsável pela manutenção da casa e eu era responsável pela manutenção do meu consultório.
A chegada aos Estados Unidos era uma forma de procurar mudar este quadro. Mais do que uma oportunidade a ser buscada como Dentista Brasileiro nos Estados Unidos, era uma possibilidade de quem sabe, mudar de vida; mesmo que fosse para fazer qualquer outra coisa. Eu vi que isso era possível quando eu recebi o meu primeiro pagamento neste meu primeiro emprego. Mesmo que o valor não fosse alto, aquele cheque pela primeira vez me deu a sensação de realização. Eu nunca tivera em mãos um valor semelhante àquele e o poder de compra que ele me oferecia. Para se ter uma idéia com aquele salário eu fui capaz de comprar um carro zero quilometro, cem por cento financiado, pagar o aluguel do quarto onde eu morava e ainda poder enviar um dinheiro para o Brasil a fim de pagar o dinheiro que eu peguei emprestado para poder viajar.
Não tinha como eu querer voltar para o Brasil naquele dia 15 de novembro. Eu sabia que se eu persistisse ali onde eu estava eu teria uma chance muito grande de ser bem-sucedido no que eu estava me propondo a fazer. Não foi difícil contar em casa que eu não voltaria para o Brasil, mas foi difícil ficar longe da minha esposa naquele ano inteiro, enquanto o seu processo de Green Card corria e eu procurava dia após dia subir o primeiro degrau que me levaria até onde eu estou.
Esta caminhada não foi fácil. Nunca é e nunca vai ser. Não pense que as coisas irão acontecer na sua vida de maneira mágica e fácil. O que eu aconselho a todos que me perguntam é aproveitar cada vitória e comemorá-la de uma maneira especial. Para mim, na época, era um lanche diferente que eu comia. Eu me sentava para comer e celebrar aquela vitória como se fosse uma medalha de ouro. Eu sabia onde eu estive e sabia onde queria estar e sabia que ainda que aquele momento pudesse passar de maneira tão rápida iria me levar aonde eu queria chegar.
Não desista do que você quer para você e sua família. Soltar-se de laços afetivos, pessoais e profissionais não é uma coisa fácil de fazer, mas tenha em mente que no momento que você o faz cada vitória terá sempre um gosto doce que somente a realização de um sonho pode trazer.
Um abraço e sucesso sempre!