Confiança
A administração do tempo durante a nossa atividade profissional é uma coisa muito importante para se ter em mente. Assim como o seu tempo é precioso e deve ser bem utilizado a fim de demonstrar habilidade de produtividade, o tempo do seu paciente também é muito importante e ele irá considerar a continuação do seu tratamento com você na medida em que ele não sinta estar perdendo o tempo dele consultando com você.
No mundo Odontológico dentro de Community Health Centers a coisa não é muito diferente. Você tem um determinado tempo para completar um determinado procedimento. Uma equipe trabalha ao seu lado, administrando a sua agenda, preparando o ambiente do consultório para você trabalhar e outra equipe avaliando a sua produtividade, lidando com queixas e reclamações oriundas de pacientes e familiares. Existe um mundo por trás do que a gente simplesmente imagina ser o atendimento clínico odontológico onde cadeira, raio-X e resinas compostas fazem parte do dia a dia.
Como Limited Licensed Dentist é importante ter em mente que o seu trabalho está sendo minuciosamente auditado pelo seu Diretor Clínico. Pode parecer um pouco de exagero, mas não é. Creio que qualquer um vestindo esta camisa, gostaria de saber se aquela pessoa a quem ele deu o seu aval para fazer o atendimento sob sua supervisão está fazendo a coisa certa. Se eu puder usar uma analogia por aqui, imagine que o Diretor Clínico do Community Health Center onde você trabalha tenha assinado um contrato de locação em seu favor sendo o seu fiador. O fiador é responsável pelo pagamento do seu aluguel no caso de você não cumprir com o pagamento esperado naquele mês. O dono do imóvel não irá atrás do locador (no caso você). Ele irá atrás de quem disse que ficaria responsável pelo pagamento caso este não seja efetuado.
A diferença entre um Diretor Clínico e um fiador está na jurisdição e penalidade que ele irá sofrer. Se por um lado o fiador pode ter seus bens bloqueados a fim de cumprir com o pagamento devido, o Diretor Clínico que assinou o pedido da Limited License por você pode ter a sua licença em perigo caso você não cumpra com o mínimo esperado clinicamente.
Demorou um pouco para eu ter consciência deste nível de responsabilidade a que, na época, a pessoa que assinava pela minha licença tinha junto ao Board of Registration in Dentistry. Na verdade, esta analogia veio como que uma epifania durante uma tarde de trabalho quando eu, então, compreendi que aquilo a que eu pedia anualmente para ser assinado a fim de eu continuar trabalhando era muito mais do que um formulário qualquer. Ali, o meu Diretor Clínico assinava seu nome, oferecendo o número da sua licença e sua reputação sob o risco de sofrer sanções profissionais que vão de uma advertência até a perda da licença, para autorizar um Dentista oriundo de um país desconhecido, de uma cultura desconhecida e hábitos desconhecidos a praticarem o trabalho odontológico em pacientes da comunidade.
Quando a gente ouve pessoas dizerem que os americanos são pessoas desconfiadas de tudo e de todos, quem fala uma coisa destas não tem idéia do que significa alguém colocar o seu nome em jogo para que um desconhecido promova saúde bucal na população de uma comunidade local. Imagine se você daria o seu nome como responsável por alguém nestas condições. Você estaria disposto a enfrentar uma auditoria do seu conselho regional dizendo que houve uma denúncia vinda de um paciente que se queixou de um tratamento realizado por alguém sob sua tutela e sendo acusado de negligência, imprudência ou imperícia?
O fato é que poucos ou quase ninguém se disporia a correr o risco de alguém fazer besteira sob a tutela do seu próprio nome e reputação. Quando uma coisa como esta acontece, como que um motor cheio de engrenagens começa a funcionar e rodar todos ao mesmo tempo e sincronicamente a fim de estabelecer se aquele paciente teve todo o seu tratamento devidamente planejado, com todos os formulários e formulários de consentimento para tratamento devidamente assinados. É um trabalho extenuante fisicamente e muito mais ainda mentalmente, porque não há sentimento pior do que o de decepcionar alguém à quem confia cegamente em você. E quando eu digo cegamente é literalmente isto, porque o seu Diretor Clínico muitas vezes não estará ao seu lado revisando e analisando cada passo que você dá, extração que você sutura e tratamento de canal que você obtura.
Confiança, mais do que tudo, é fundamental neste momento e eu digo sem medo de estar sendo exagerado: Ganhar esta confiança é uma das coisas mais difíceis de se obter, mas quando ela vem é uma coisa que certamente permanecerá para sempre. Honre a confiança que oferecerem a você e sempre se faça digno do seu merecimento.
Um abraço e sucesso sempre!