Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Força, Fé e Foco

Força, Fé e Foco

            “If you put your mind to it, you can accomplish anything”. – George McFly

            Uma frase muito inspiradora oriunda de um sujeito originariamente sem qualquer fagulha de motivação e vontade. Se você não sabe quem é George McFly, ele é o pai do Marty McFly, personagem principal da trilogia de filmes De Volta para o Futuro, que estreou no ano de 1985 e teve sua conclusão pouco depois do início da década de 90. Marty era o oposto do pai, antes de ter a oportunidade de conhecê-lo 30 anos antes e ter causado a mudança de atitude observada no final do primeiro filme. A frase acima, na verdade, George ouviu a primeira vez quando o seu próprio filho falou para ele. Não acho que seja dar spoiler em filmes com mais de 30 anos, então se você ainda não assistiu a este clássico do cinema de ficção científica, vale muito a pena fazê-lo.

            Mas simplesmente colocar a mente para fazer alguma coisa não tem serventia se a gente não se movimentar e fazer as coisas acontecerem. Nada cai do céu no nosso colo e para que a gente possa usufruir de maneira integral daquilo que a gente deseja, é preciso colocar esforço diário, sacrificar comodidades e usar do momento inicial para continuar sempre se movendo para frente. No caso daqueles que vêm me acompanhando por este blog, sabe que a minha maior motivação em continuar por aqui é poder trazer esperança e uma forma de ajudar a desmitificar o caminho para que se consiga exercer a Odontologia nos Estados Unidos.

            O que eu gostaria de falar um pouco hoje é um assunto um pouco delicado. Delicado porque é um dos principais motivos pela qual muitos que desejam seguir carreira em solo americano usam como pretexto para não seguir em frente: Dinheiro.

            A primeira coisa que eu quero deixar bem claro é que não existe conquista sem esforço. Todo mundo já sabe disto. Qualquer coisa que simplesmente caia no nosso colo, nem de longe terá o mesmo valor dado comparado com o que a gente luta, chora e se esforça para conseguir. Mais do que isto, lutar, chorar e se esforçar para conseguir chegar a algum lugar ou fazer alguma coisa nos dá muito mais do sentimento de empatia e solidariedade com aqueles que buscam pelas mesmas coisas, ao contrário daquele que ganha tudo e acha que se ninguém tem o que ele ganhou é porque é um incompetente.

            Dinheiro, como todo mundo sabe, é uma coisa importantíssima para quem quer validar o Diploma de Odontologia nos EUA. Alguns poucos programas de Residência oferecem um stipend – como que um salário – para os residentes. Diga-se de passagem, que nem de longe é algo onde você irá poder viver em paz e tranquilo. Muito pelo contrário. Pense mais como uma “ajuda de custo”. A maior vantagem deste “salário” é que você vai terminar o programa sem ter dívida. Já os programas chamados “Advanced Standing Program” como o que eu vou começar no mês que vem tem um valor pré-determinado estipulado pela Universidade. Este valor é subdividido em vários itens como moradia, alimentação e material de uso clínico. A somatória de todos os itens é chamado de “Cost of Attendance” e é o valor pela qual os estudantes irão pleitear junto a instituições financeiras a fim de pagar pelo programa.

            Temos, então, duas alternativas: Os Cidadãos Americanos – como este que vos escreve – e os portadores do Green Card e os Estudantes Estrangeiros que vêm de outros países para cursar o programa. Para aqueles que do primeiro grupo existe um programa federal (FAFSA) que oferece recurso de no máximo de pouco mais de US$47,000.00 – quarenta e sete mil dólares. Este valor não chega nem na metade do valor final para um ano de curso. A diferença vem do um programa oferecido pela Universidade onde aqueles que foram contemplados com o FAFSA podem fazer o devido requerimento. No momento em que é enviado o formulário para a Universidade o pedido é aprovado e este recurso é liberado no primeiro dia de aula.

            O valor necessário para pagar pelo “Tuition” – anuidade do curso – é transferida imediatamente para a Escola e conforme o aluno precisa fazer o pagamento de alguma conta como aluguel de dormitório ele faz o pedido de transferência para sua conta do banco. Uma vez de posse deste dinheiro o aluno procede com o pagamento do que for necessário. No meu caso, como eu residirei em um dos dormitórios da Universidade, eu ainda não sei se eu vou fazer o pagamento mensal ou anual já de uma vez, mas na hora que eu tiver esta informação é passo aqui para todos.

            Para os alunos Estrangeiros o processo é parecido, mas com instituições financeiras locais. Eu descobri há pouco tempo que o banco onde eu tenho conta, disponibiliza uma linha de financiamento dedicada exclusivamente para quem pretende cursar Odontologia. O processo é o mesmo. Faz-se a aplicação, é necessário fazer o link entre o banco e a Universidade e conforme o aluno vai precisando do dinheiro este é transferido para sua conta bancária. É a mesma coisa, mas com um caminho um pouco diferente.

            O que vale dizer é que dinheiro não dá para ser motivo para não ir atrás deste programa. É preciso estudar muito para passar na prova do INBDE? Opa! Claro que sim! É preciso saber bem inglês para conseguir uma excelente nota no TOEFL? Sem dúvida nenhuma! É preciso contratar alguém para te ajudar na elaboração da carta de intenção, carta de recomendação e criação do seu resumé? É sempre bom! Lembre-se que o esforço dedicado para qualquer objetivo é diretamente proporcional a satisfação de conquistar o que se deseja. Força, fé e foco.

            Um abraço e sucesso sempre!

Cabeça aberta

Cabeça aberta

Dura verdade

Dura verdade