Barreiras
A coisa mais fácil de ser encontrada na nossa vida são barreiras. Sejam físicas ou não, a gente sempre vai encontrar momentos, dias e pessoas que te fazem pensar duas, três, quatro vezes antes de decidir continuar a progredir. Quem me conhece bem sabe da minha história, no primeiro ano da Faculdade um certo professor de Materiais Dentários me disse que era impossível me tornar um Dentista nos Estados Unidos e que isto nunca iria acontecer. Quase doze anos depois, lá estava eu sendo contratado como Dentista em um Centro de Saúde Comunitário no Estado de Massachusetts, trabalhando período integral como... Dentista!
Em setembro de 2021 eu recebi uma mensagem de texto que me deixou muito feliz. Meu irmão que mora no Canada enviou mensagem para o grupo da família dizendo que ele tinha sido aprovado na prova do Integrated National Board Dental Examiners, o INBDE. Se você não conhece esta prova, é novo aqui no canal, deixa eu explicar brevemente do que se trata esta prova:
Todos os alunos de Odontologia nos Estados Unidos são testados no conhecimento das matérias básicas da Odontologia. Até o ano de 2020 este conhecimento acadêmico era aplicado em duas fases: A primeira fase acontecia no segundo ano da faculdade no chamado National Board Dental Examiners (NBDE) parte I. Esta primeira fase era composta por um teste de múltipla escolha contendo quatrocentas questões envolvendo as matérias de Anatomia Geral, Anatomia Odontológica e Oclusão, Microbiologia e Patologia, Bioquímica e Fisiologia. No quarto ano da Faculdade a segunda parte desta prova o NBDE parte II era composto de quinhentas questões divididas em dois dias. O primeiro dia com quatrocentas questões envolvendo as matérias de Endodontia, Dentistica, Prótese, Farmacologia, Periodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Diagnóstico, Cirurgia e Ética. O segundo dia eram cem questões com perguntas baseadas em casos clínicos onde o candidato fazia a análise e interpretação de histórico médico, fotografias e exames radiográficos também com questões de múltipla escolha.
Depois de muitos anos sob este perfil de prova a Junta Nacional responsável pela aplicação da prova decidiu mudar o perfil da prova. Deram uma boa enxugada no processo e reduziram a prova para dois dias contendo quinhentas questões, dividias em trezentas e sessenta questões de múltipla escolha no primeiro dia e cento e quarenta questões, também de múltipla escolha, no segundo dia. À esta nova prova deu-se o nome de INBDE – Integrated National Board Dental Examiners – mencionado acima. A intenção desta prova foi mudar o perfil antigamente utilizado e ultrapassado, procurando oferecer ao aluno de Odontologia uma visão mais abrangente da Odontologia, deixando a memorização de enzimas, reações químicas e nomenclaturas irrelevantes para uma avaliação mais holística do candidato, mirando a sua habilidade de conectar informações clínicas relevantes para o exercício de uma Odontologia mais voltada para as evidências científicas.
Quando eu cheguei nos Estados Unidos em 2007 eu não tinha a menor ideia do que era necessário fazer para um Dentista Brasileiro tornar-se um Dentista em solo americano. Conforme os dias foram passando, meu contato com Dentistas estrangeiros que conseguiram obter sucesso na sua jornada acabou mostrando para mim que a impossibilidade que me foi dita anos atrás não deixava de ser pura falácia. Um dos primeiros Dentistas estrangeiros que eu conheci aqui tinha chegado da Índia e recentemente tinha terminado o programa Advanced Standing a Boston University. Depois dele vieram outros muitos que passaram pelo processo de aplicação, entrevista e curso propriamente dito e hoje desfrutam com orgulho o título DMD ou DDS ao final de seus nomes.
Hoje já são quatorze anos que eu venho trabalhando em horário integral como Dentista Limited Licensed em Massachusetts. Esta modalidade de licença é oferecida para Dentistas graduados fora dos EUA para trabalharem exclusivamente em Centros de Saúde Comunitário sob a supervisão de um Dentista Americano por um período máximo de cinco anos. Este período máximo pode ser estendido indefinidamente caso o Dentista Estrangeiro seja aprovado em prova prática aplicado pela Commission of Dental Competency Assessments (CDCA) que avalia a habilidade clínica do Dentista nas áreas de Dentistica, Prótese, Periodontia e Endodontia.
Voltando a setembro de 2021.
Depois da notícia da aprovação do meu irmão na prova do INBDE eu senti que eu também deveria fazer esta prova. Ainda que eu sempre tenha dito que eu não tinha vontade de ser deixar de fazer o que eu venho fazendo como Limited Licensee, eu sempre tive o desejo de passar neste exame, mas mais como uma conquista pessoal e poder dizer para mim mesmo que eu tinha conseguido transpor uma grande barreira na minha vida. Eu sabia que para passar nesta prova eu deveria me dedicar muito aos estudos e ter a certeza de que quando eu chegasse no momento da prova eu deveria estar muito bem-preparado.
O fato é que a prova foi feita na semana passada – ainda não tenho o resultado em mãos – mas muita coisa mudou na minha vida nestes últimos seis meses de preparo. Uma coisa que mudou muito foi um sentimento que eu nunca tinha tido antes de satisfação em aprender. Meu Pastor me falou uma coisa muito legal quando eu contei para ele sobre a minha intenção e preparação para a prova. Ele disse para que quando eu estudasse, eu o fizesse não pensando no momento da prova em si, mas para que eu me tornasse um Dentista melhor. Acho que isto criou um rearranjo dentro das minhas sinapses cerebrais, porque todos os dias quando eu me sentava para estudar eu fazia com convicção, vontade e prazer e eu acho que muitas vezes é isso que acaba faltando para muita gente que se prepara para qualquer coisa na vida. Não faça nada por obrigação. Busque aprender para ser alguém melhor do que você era ontem. Não meça o seu sucesso com o sucesso de outrem. Procure ser a melhor versão de você mesmo. Seja alguém melhor do que você foi ontem. Isso com certeza irá te levar mais longe, sem frustrações e com muito mais confiança.
Um abraço e sucesso sempre!