Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

De volta

De volta

            E aqui estamos novamente. Eu não sei se muita gente sentiu falta das nossas postagens aqui no blog, mas eu senti. Se você se perguntar o motivo por que eu me afastei do blog Dentista Brasileiro nos EUA, quero usar este espaço agora para contar um pouco dos motivos.

            Em 2008 quando eu iniciei o blog, ainda no antigo blogspot, a minha intenção sempre foi compartilhar com o mundo – o Brasil mais precisamente – a idéia de que trabalhar como Dentista nos EUA não era uma coisa impossível de acontecer. Quem me conhece sabe da história que aconteceu comigo no meu primeiro ano da faculdade e um determinado professor disse que ser dentista nos EUA seria uma coisa que nunca aconteceria, que era impossível. Muito bem, quase quinze anos depois e muitas histórias depois o blog cresceu, a minha história se espalhou e acabou inspirando muitos Dentistas Brasileiros a buscar seu lugar dentro da Odontologia nos Estados Unidos.

            A minha atividade dentro da Odontologia nos Estados Unidos sempre esteve ligada diretamente ao atendimento da Comunidade do Cape Cod, Massachusetts, Estado localizado ao Nordeste dos Estados Unidos. A minha chegada aqui se deu pela oportunidade que este Estado especificamente oferece para Dentistas graduados fora dos Estados Unidos a fim de auxiliar a Comunidade local. Na verdade, a independência que é característica dos Estados Norte Americanos de criar suas próprias leis oferece uma autonomia muito grande para cada um deles. Neste sentido, Massachusetts criou uma possibilidade de oferecer acesso ao tratamento Odontológico para sua comunidade abrindo as portas para mão de obra qualificada sem que houvesse um efeito muito grande aos seus cofres. Abrindo a possibilidade de contratar Dentistas graduados fora dos EUA e atrelando-os ao exercício exclusivamente dentro de seus Centros de Saúde Comunitário o Estado possibilitaria oferecer serviços Odontológicos de qualidade e com mão de obra qualificada.

            Durante estes anos trabalhando como Limited Licensed Dentist eu aprendi muito. Aprendi como lidar com pacientes com os mais diferentes problemas de saúde: Paraplegia, tetraplegia, leucemia, autismo, discrasias sanguineas, joelhos e quadris artificiais, transplantados e usuários de bisfosfonatos. Pacientes com gengivite ulcerativa necrosante aguda, safenados, pacientes com neurofribromatose, pacientes com marca-passo e estresse pós-traumático. Pacientes procurando tratamento prestes a fazer tratamento com células tronco, transplante de medula, pacientes com calcificação pulpar, tuberculose e pacientes HIV positivo.

            Mais do que tudo, a oportunidade que Deus me deu abrindo a porta da Odontologia em solo americano acabou me tornando um profissional melhor. A experiência clinica adquirida nestes últimos anos, sem dúvida, fortaleceu ainda mais o meu chamado para a Odontologia e espero poder continuar trilhando este caminho que me foi aberto. Vamos seguindo em frente.

            Um abraço e sucesso sempre!

Barreiras

Barreiras

Novos Planos

Novos Planos