Novos Planos
Voltamos. Sei que já faz um bom tempo. Eu não deixei o blog de lado, mas comecei a trabalhar na preparação para a prova do Integrated National Board Dental Examiners. Confesso não estar nada fácil voltar a estudar, ainda que a necessidade de se memorizar rodapés de livros por conta de matérias de ciências básicas não serem mais um problema, ainda assim as correlações entre as informações destas mesmas matérias básicas com as atividades clínicas diárias vêm demandando muito tempo e concentração.
Mas nada na vida é fácil.
Para quem me conhece e sabe da minha trajetória imagina que a minha decisão de partir para esta prova seja algo que estivesse para acontecer há muito tempo. De fato, o meu desejo de ser aprovado neste teste já existe – como dito – há muito tempo. Eu queria ser aprovado nesta prova mais como uma conquista pessoal, haja visto que todos os Dentistas nos EUA têm o resultado positivo nesta prova. Por que eu, também, não poderia ter? O problema era a dificuldade de preparação para a parte I do antigo NBDE. Esta primeira parte era um angu de caroço. Tudo bem que eu não poderia exigir ser uma provinha fácil, mas o conteúdo a ser estudado era brutal. Também digo que não era impossível por conta de tanta gente que foi aprovado antes de mim, mas eu tinha dificuldade em me organizar e me preparar para esta primeira prova.
A parte II nem tanto, porque eu já passei na prova do CDCA – antigo NERB – que envolve o conteúdo clínico do nosso dia a dia. O problema era chegar lá. Por muito tempo eu ensaiei me estudar e me preparar para a parte I, fiz duas vezes e não fui aprovado. A última vez que fiz a prova foi há mais ou menos 3 anos. Até que o formato da prova mudou. Hoje as duas partes do NBDE tornaram-se uma, integrando as matérias básicas e clínicas em 500 questões divididas em dois dias de prova. Uma redução considerável, haja visto que as duas partes anteriormente oferecidas somavam 900 questões em 3 dias de prova. Quatrocentas questões na parte I, quatrocentas questões no primeiro dia da parte II e mais cem questões no segundo dia da parte II. Hoje são trezentas e sessenta questões no primeiro dia de prova e cento e quarenta no segundo dia.
O que me fez mudar o pensamento e imergir nos estudos novamente foi a aprovação do meu irmão no INBDE. Eu fiquei tão feliz por ele! Foi uma conquista enorme e isso acabou me motivando a buscar esta aprovação também. De posse das informações sobre a prova e a sua metodologia de estudo, eu pensei que eu também poderia ser bem-sucedido neste projeto, além de ser alguma coisa que eu posso planejar de maneira calma, colocando metas de estudo de fácil obtenção sem que eu me sobrecarregasse com as atividades diárias de trabalho e também dando a devida atenção aqui em casa. O projeto começou em Setembro de 2021 e, se Deus quiser, termina em Marco 2022.
O que vem no futuro ainda é incerto. Tenho planos, sim, mas ainda é cedo para ter uma definição. Não dá para dar um passo como este sem ter alguma coisa em mente, mas se Deus permitir uma nova página pode se iniciar em breve tempo. Vamos ver.
No mais, tudo caminha bem por aqui.
Um abraço e sucesso sempre!