Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Faça a Diferença

Faça a Diferença

            Semana passada eu tive a oportunidade de me reunir virtualmente com alunos e professores da Faculdade onde eu me formei – UNITAU – para conversar sobre o exercício da Odontologia aqui nos Estados Unidos. Confesso ter ficado muito feliz de ser lembrado e chamado para contar sobre o que se faz necessário para quem quer trabalhar como Dentista em solo americano. Comigo naquele dia, estava também uma ex-aluna, graduada alguns anos depois de mim – que infelizmente não conheci pessoalmente – mas que tem uma história muito legal e hoje está prestes a ser chamada em um programa na Virginia. Foi um momento muito legal, onde eu pude rever professores que marcaram a minha vida e foram responsáveis pela minha formação profissional. Confesso, no entanto, que não fiquei muito entusiasmado com o interesse demonstrado pelos alunos que estavam na audiência.

            Vinte e cinco anos depois de deixar os bancos da Faculdade muita coisa mudou no mundo. A Odontologia mudou drasticamente – e continua mudando todos os dias. O acesso a informações relevantes sobre qualquer assunto está ao alcance de qualquer pessoa e, talvez por este acesso ser tão fácil hoje em dia, por qual motivo a classe estaria cheia de gente para conversar sobre um assunto onde se consegue todas as informações com uma simples pesquisa pela internet? Volta-se quatro anos antes da minha graduação, o acesso a informações pertinentes sobre este assunto eram simplesmente nulas. Ninguém sabia nada sobre o assunto sobre Dentistas Brasileiros exercerem sua atividade profissional nos Estados Unidos. Talvez se houvesse um investimento de tempo e dinheiro muito grande por parte de quem realmente estivesse interessado, talvez as informações obtidas pudessem fazer sentido, mesmo assim, conseguir montar este quebra cabeça realmente levaria anos para ser finalizado.

            Hoje em dia essas informações estão disponibilizadas de maneira integral e detalhada em canais do youtube, blogs, mídias sociais e páginas dedicadas a este fim e quem se interessaria em passar pouco mais de uma hora para ouvir alguém falar sobre o assunto? Como convencer alunos do Curso de Odontologia que buscar uma posição como Dentista nos Estados Unidos seria uma boa coisa para ele? A resposta que me vem à cabeça é: não tem como. Por mais que a gente queira convencer alguém de que a nossa escolha foi a melhor em termos financeiros, profissionais e pessoais, se a pessoa primeiramente não tiver vontade de sair de onde ela está, não há nada que se faça ou fale que irá convencer quem quer que seja de sair de onde ela está para mudar de vida. Digo isto pelo fato de que deixar sua casa, conforto, família, amigos e toda uma vida para trás não é uma coisa que se decide do dia para noite, e por mais informação que a gente possa oferecer, se não houver aquela fagulha de mudança nada do que se faça ou fale irá fazer qualquer diferença.

            Muitas vezes quando as pessoas me mandam mensagens ou e-mails falando que querem mudar de vida, sair do Brasil por qualquer motivo que seja, eu sempre digo que o primeiro passo para esta mudança já aconteceu, a partir do momento que eles decidiram buscar uma coisa diferente para suas vidas. Claro que o processo é muito mais complicado do que simplesmente querer mudar de vida, uma vez que esta mudança exigirá tempo, investimento financeiro e paciência até que tudo aconteça, mas quando isto acontecer o resultado trará à tona uma pessoa mais bem qualificada, madura e pronta para o que irá encontrar pela frente.

            Aqueles alunos ali congregados na sala de aula... eu não sei... não pareciam estar muito atentos para o que estava sendo falado. Senti um pouco de falta de interesse, ainda mais com a outra colega ali, na frente deles, pronta para responde suas perguntas e olhares apáticos que davam a impressão de quererem sair logo dali para fazer qualquer outra coisa. Sinceramente eu espero estar engando e espero poder um dia me retratar aqui neste canal, dizendo que o que foi plantado ali germinou e deu frutos.

            Acho que o que eu quero falar aqui é que se você pensa em exercer a Odontologia nos Estados Unidos você precisa ter em mente que é preciso um plano muito bem elaborado para chegar exatamente aonde você quer. A internet popularizou o caminho das pedras e vem asfaltando esta estrada com um pavimento liso, solido e confiável, ao contrário de vinte e cinco anos atrás quando todo este mundo de informações estava coberto por mato. Todos os que desbravaram este caminho oferecem suas experiências para quem perguntar e eu tenho certeza de que a grande maioria deles está disposta a compartilhar com quem quer que se aproxime deles.

            Busque informação com quem passou pelo processo. Não vá atrás de promessas vazias que oferecem o mundo sendo que quem promete não sabe sobre o que está falando. Procure ajuda profissional na questão imigratória, consultando com advogados especializados no assunto imigração e não no que um tio de uma conhecido falou para você. Casos assim são muito particulares e o que aconteceu com uma pessoa nem sempre funcionará para outro ou mesmo para você. Suas histórias são diferentes. Vocês são pessoas diferentes e certamente o que será necessário para você é diferente do que foi necessário para esta pessoa. As únicas coisas em comum que todo o Dentista estrangeiro – não somente Brasileiro – tem que ter para exercer a Odontologia em consultório particular aqui nos EUA é:

            - Ter Diploma ou Certificado emitido por um programa de Odontologia chancelado pelo CODA – Commission of Dental Accreditation,

            - Ser aprovado no Integrated National Board of Dental Examiner (INBDE),

            - Obter uma boa nota na prova do TOEFL,

            - Ser aprovado em uma das provas de credenciamento exigidas para o exercício da Odontologia nos EUA – CDCA, SRTA, WREB e CITA – dependendo do Estado onde irá viver.

            No mais, tenha certeza de que a sua vida certamente irá mudar, mas mais do que isto lembre-se que o seu trabalho junto à comunidade onde você irá trabalhar certamente mudará a vida de muito mais gente. Faça um esforço e siga em frente!

            Um abraço e sucesso sempre

50 Dias

50 Dias

1000 palavras

1000 palavras