Cuidado!
Recentemente eu recebi uma mensagem de uma leitora do blog e que venho procurando ajudar há algum tempo. Geralmente eu não procuro me ater muito à informações pessoais para que eu não dê a idéia de intromissão, mas ela já está morando nos EUA há algum tempo e pelo que constatei, seu visto de residência permanente está para ser emitido.
Nesta mensagem ela disse que tinha aplicado para trabalhar como Dentista em uma clínica em Massachusetts, mas estava em dúvida sobre o valor do salário oferecido. O valor aqui não importa, mas vale dizer que os números apresentados por ela estavam muito aquém do que se esperaria para trabalho em período integral como Dentista. A oferta dizia que o trabalho seria como Limited Licensee – a mesma modalidade de licença que eu tenho – mas não dizia em qual Community Health Center este trabalho estava sendo oferecido. A única informação oferecida durante a conversa que ela teve ao telefone era somente o nome da cidade localizada ao norte de Boston.
Eu não conheço nem metade dos Community Health Centers no Estado. Sei que existem muitos e sei também que muitos não oferecem atendimento odontológico, mas quando ela começou a me dar informações que não condiziam com o que eu esperava em termos de respostas, como o nome do Community Health Center e, mesmo, o motivo de um salário tão baixo, eu decidi iniciar uma pequena investigação. Infelizmente o que eu constatei não foi nada agradável.
A primeira coisa que eu fiz foi procurar no Google se na cidade onde estava sendo oferecido o trabalho, existia algum Community Health Center. Sim, isso eu encontrei. O próximo passo foi procurar na página deles se havia atendimento odontológico. Segundo ponto, positivo. Existia atendimento odontológico. O ponto negativo foi de não encontrar na lista de Dentistas ali o nome da pessoa que tinha feito a entrevista com ela. Hmm... tudo bem que isso talvez não significasse muito, por que se essa pessoa tivesse sido recentemente contratada como Diretor do departamento de Odontologia e o site não tivesse sido atualizado ainda?... benefício da dúvida. Fui um pouco mais a fundo.
Através do número de telefone que esta leitora me passou, eu pude confirmar que o entrevistador era, de fato um Dentista, mas a única informação de trabalho que eu encontrei online era de um consultório no Estado vizinho em New Hampshire. Mais uma vez, uma informação para ficar esperto, pois por qual motivo alguém sem ter um consultório em Massachusetts estaria procurando contratar alguém para trabalhar no Estado? E mais: sob a licença emitida exclusivamente para Community Health Centers, Hospitais e Prisões, sendo que não havia informação nenhuma que ligasse o seu nome a qualquer instituição publica?
A minha dúvida expandiu agora para saber se esse Dentista estava, pelo menos, registrado no Board of Dentistry em Massachusetts. Eu achei seu nome registrado ali. Menos mal, mas nem tanto, porque se ele é Dentista registrado no Estado, isso leva a crer que qualquer coisa que ele fizesse em termos de contratação de Limited Licenseés deveria seguir o que o BORID (Board of Registration in Dentistry) preconiza que é a emissão de licença para Limited Licensed Dentists sob a supervisão de um Fully Licensed Dentist em Community Health Centers, Hospitais e Prisões.
Outra coisa muito suspeita foi que ao final da entrevista, este Dentista pediu à nossa leitora o preenchimento do pedido de licença, mais um documento chamado CORI – que corresponde ao atestado de antecedentes criminais. Além de pedir para que estes documentos fossem enviados o mais rapidamente possível, ele também garantiu a oferta de residência – moradia – para que ela deixasse a Flórida e se mudasse para Massachusetts.
O que eu quero dizer aqui é o seguinte: Tomem muito cuidado! Ainda que a oferta pudesse parecer interessante, é sempre muito bom sempre fazer uma pequena investigação antes de fechar e assinar qualquer documento. Eu fiquei feliz em poder ajudar, porque eu sei da dificuldade que é conseguir uma colocação no mercado de trabalho aqui nos EUA, ainda mais dentro da Odontologia. Por mais interessante que pudesse parecer, o que fez a leitora procurar ajuda foi o salário oferecido que nem de longe se mostrava atraente; ainda mais com a carga de trabalho que estava sendo disponibilizada. Era período integral para receber quase um quinto por ano do que eu recebi no meu primeiro ano de trabalho, isso há 13 anos.
Fiquem de olho, procurem informações sobre a pessoa que estará te entrevistando e o local para onde você estará aplicando. Quando não houver informações suficientes, entre em contato com o BORID para dirimir quaisquer dúvidas, procure entrar em contato com o Community Health Center em questão para confirmar a abertura de vagas e sigam sempre atentos.
Um abraço e sucesso sempre!