Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Solidez

Solidez

            Até seis meses atrás eu tinha a convicção de que a minha vida pouco ou nada mudaria e eu tinha certeza de que pouco ou nada mudaria pelo menos nos próximos seis anos. A notícia da aprovação do meu irmão na prova do INBDE recebida naquela tarde de setembro de dois mil e vinte um foi a fagulha necessária para reacender um desejo apagado há mais dez anos; desejo este advindo de uma vontade que sempre existiu (viver e trabalhar nos Estados Unidos), mas a qual eu não tinha a menor idéia de como proceder para poder chegar lá.

Bom, parte deste objetivo aconteceu não muito depois da minha chegada em solo americano. Sendo cidadão local eu sabia que não encontraria problemas em permanecer indefinidamente, haja visto o que eu ouvi do oficial da imigração quando mostrei meu passaporte americano. Ele disse: “Welcome back home!” ou “Seja bem-vindo de volta!”. Paz de espírito e certeza. Depois de um período de espera sem trabalho e um desejo profundo de recomeçar a minha vida, eu iniciei minhas atividades de trabalho por cerca de quatro meses em uma retail store até que fui contratado para trabalhar como Dentista onde estou até hoje.

Quase quinze anos se passaram desde que eu cheguei aos EUA e parece que agora uma cortina desceu sobre o meu horizonte impedindo que eu consiga visualizar o que vem pela frente. Se antes eu tinha certeza por onde eu caminharia, hoje esta certeza não é mais tão evidente como era antes. A certeza do futuro é incerta, mas a certeza da mudança é evidente. Digo isto, porque a aprovação neste exame foi como se uma corrente tivesse sido cortada dos meus pés. Se antes eu poderia trabalhar como Dentista em um Centro de Saúde Comunitário no Estado de Massachusetts sob a supervisão de um Dentista Americano, a possibilidade que se abre no futuro poderá me dar a chance de fazer uma coisa a qual eu sempre neguei, que era voltar à prática privada. Esta constante negação sempre existiu depois de eu entender que a minha inabilidade de lidar com processos administrativos pertinentes ao exercício da prática privada é que sempre foi o motivo da minha falta de crescimento profissional enquanto eu vivi no Brasil.

Em dois mil e dezenove eu creio que a primeira semente da idéia de retornar aos estudos para esta prova veio de uma conversa com um colega do trabalho sobre este assunto. Naquela época ele tinha sido recentemente aprovado na segunda fase do NBDE e estava prestes a aplicar para o programa Advanced Standing com o intuito de buscar posição em uma Residência em Cirurgia Oral – um grande plano, diga-se de passagem. Nesta nossa conversa ele fez uma analogia que ficou marcada dentro da minha cabeça. Assim como eu, ele também era portador da Limited License e descreveu nossa vida como residindo dentro de uma piscina vazia. Ali dentro tínhamos a nossa vida. Tudo acontecendo ao nosso redor, mas sem ter medo de nos afogar. Ele disse, então, que viver dentro desta piscina. No canto desta piscina existe uma torneira a qual nós não temos controle sobre ela. No momento a torneira estava fechada, mas a qualquer momento fatores externos e alheios à nossa vontade teriam o poder de abri-la. Se começasse como um conta gotas, as chances de nos afogarmos até nossa aposentadoria seria muito remota, mas se perdêssemos o emprego, o volume de água saindo pela torneira iria nos tornar susceptíveis a morrer afogados. Ele disse: “Se você passar nesta prova (NBDE parte I e II ou INBDE) você irá como que abrir uma janela dentro desta piscina e ao atravessar esta janela você poderá criar e viver uma nova vida sem qualquer restrição ou limitação.

A janela foi aberta e agora é preciso começar a colocar a minha cabeça para fora. Passo a passo é possível continuar o plano iniciado seis meses atrás e começar um novo capítulo na minha vida. O plano está traçado. Na verdade, eu não sei como tudo acontecerá, mas eu tenho certeza de que o trabalho desenvolvido até aqui não foi em vão. Hoje eu sei que sou um Dentista melhor e mais bem preparado; maduro clinicamente e certo de que o que está para vir será construído sobre alicerce sólido e seguro.

Um abraço e sucesso sempre.

TOEFL pela terceira vez.

TOEFL pela terceira vez.

Rotina de Estudo e Preparo

Rotina de Estudo e Preparo