Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

TOEFL pela terceira vez.

TOEFL pela terceira vez.

            Viver e trabalhar nos Estados Unidos em absolutamente nada garante uma boa nota na prova do TOEFL. Pode parecer besteira, mas acredite em quem já fez esta prova duas vezes, está prestes a fazer uma terceira vez e toda vez que estuda para a execução da prova o sentimento de incerteza sempre reaparece. Eu tenho visto gente que também não teve o inglês como língua nativa dizendo que obteve notas acima de 110 (a nota máxima é 120). Para mim, realmente isso parece impossível, mas o que eu estou começando a pensar é que a execução desta prova necessita mais treinamento do que conhecimento.

            Uma coisa é você se fazer compreender dentro do ambiente de trabalho.  A comunicação interpessoal acaba acontecendo, muitas vezes, na interpretação de sinais não verbais, gestos e inferências. A prova do TOEFL visa testar a sua habilidade de leitura e interpretação de texto, compreensão auditiva, escrita e expressão verbal. Na parte de expressão verbal, eles querem saber se você é capaz de iniciar, manter e terminar uma sentença de maneira que sua idéia seja compreensível. Quando eu fiz a prova pela primeira vez, eu não tinha idéia do que eu encontraria pela frente. A única coisa que eu sabia, foi uma informação dada por uma amiga da família que disse que a prova era “capciosa”. Eu não tinha idéia do que viria pela frente. Veio que foi uma nota muito inferior a qualquer nota que tornaria minha aplicação competitiva o suficiente para disputar vaga com algum candidato indiano que viveu e estudou a vida inteira em inglês.

            Aqui no blog eu sempre sugeri que as pessoas fizessem a prova no Brasil para que a régua fosse nivelada na habilidade local. É difícil você fazer a prova em um local onde tanta gente sabe mais o idioma do que você. Por mais que pareça ser besteira o que eu vou falar, a prova do TOEFL tem muito mais conhecimento estratégico do que conhecimento do idioma propriamente dito. Um exemplo? Os textos de leitura e interpretação de textos são longos e extenuantes. Ao final do primeiro parágrafo você já se pergunta do porquê você estar ali. As perguntas colocadas são sempre relacionadas a um determinado parágrafo, então vale muito mais a pena ir lendo o texto conforme as questões vão aparecendo do que perder tempo precioso lendo o texto inteiro, se perder na compreensão do assunto e acabar errando mais questões do que o necessário.

            Existem estratégias de leitura e interpretação, assim como também existem estratégias para a parte de compreensão, redação e expressão verbal. Minha sugestão? Adquira um curso online sobre o assunto e pratique, pratique e pratique. Só assim você vai poder chegar no dia da prova pelo menos com a consciência tranquila de que você fez o seu melhor para se preparar, porque no final o resultado será sempre uma surpresa.

            Um abraço e sucesso sempre!

Planejamento

Planejamento

Solidez

Solidez