Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Novas descobertas

Novas descobertas

Já faz mais de vinte anos que eu iniciei a minha vida dentro da Odontologia. O meu início não deve ter sido tão diferente de tantos outros que, como eu, achavam que para trabalhar como Dentista, o sucesso viria simplesmente através da sua permanência dentro de um consultório recém montado e os pacientes viriam até você como em um passe de mágica. Hoje eu espero que os novos Dentistas que ingressam no mercado de trabalho tenham uma visão um pouco mais realista desta dinâmica de trabalho. Vale dizer que, assim como eu, muitos que iniciaram suas vidas profissionais esperando os pacientes caírem do céu devem estar ainda olhando para cima.

            Depois de tudo pelo que passei, quando eu olho para trás eu não consigo me arrepender ou dizer que faria tudo diferente. Primeiro porque não tem como mudar qualquer coisa que já passou. Depois, se eu fizesse tudo diferente certamente eu não estaria onde eu estou hoje. O que eu gosto de pensar é que o nosso passado é o que nos forja para sermos aquilo que somos hoje. Todas as nossas escolhas – certas ou erradas – irão abrir o caminho para que estejamos onde estamos hoje. Filosoficamente falando eu não tenho qualquer idéia do que isto significa, mas o fato é que cada decisão e opção tomada no passado acabou me trazendo para onde eu estou hoje.

            Uma grande frustração que eu tinha no início da minha vida profissional era não ter um salário com a qual eu pudesse me sustentar. Eu nunca tive a ideia de como montar e manter um negócio, muito menos um consultório, como captar pacientes e retê-los. Eu achava que contando para os amigos onde eu trabalhava, eles indicariam os pacientes para que eu oferecesse meus préstimos profissionais. Quando eu percebi que a coisa não era tão simples quanto eu achava, eu comecei a procurar formas de obter um rendimento fixo mensal – a saber – o serviço público. O problema é que para que esta atividade fosse possível eu teria que ser aprovado em concurso e, infelizmente, a realização de provas nunca foi o meu forte. Fosse pelo nervosismo e ansiedade, nem de longe eu conseguia enxergar uma possível atuação na área pública.

            A minha admiração sempre vai para quem se fez um Dentista de sucesso e reconhecido profissionalmente começando um consultório do zero. Tenho vários exemplos de gente querida que soube administrar a sua vida profissional e que hoje tem um nome conhecido e reconhecido dentro da comunidade. Eu mesmo não demorei muito para compreender que o caminho que eu estava trilhando no Brasil não iria me levar muito longe caso eu não fizesse uma mudança muito grande; fosse uma mudança profissional ou mesmo geográfica. Para crescer, por vezes, é preciso mudar.

            Querendo ou não, é muito difícil imaginar o que a vida seria se eu tivesse permanecido no Brasil. Na verdade, eu acho que este é um exercício ao qual eu não quero me aprofundar. Muita gente que eu conheço sempre me parabenizou por ter saído do Brasil no momento que eu saí. A minha habilidade de reinvenção, talvez tivesse tomado frente de tudo. É sempre bom ter esta qualidade de readaptação, mas sempre com o objetivo à frente de fazer as coisas acontecerem para melhor. O nosso ambiente por vezes no faz pensar o pior, mas as portas que muitas vezes se fecham acabam nos abrindo os olhos para outras portas ou janelas que estão ao nosso redor prontas para serem descobertas. Não desista e siga sempre em frente!

            Um abraço e sucesso sempre!

DR DREAM.jpeg
Alta Demanda

Alta Demanda

Cuidado!

Cuidado!