Alta Demanda
Mais uma temporada do verão que está chegando por aqui e as coisas parecem ter se normalizado. Pelo menos por enquanto a necessidade do uso constante de máscaras está colocada de lado e as pessoas começam a se sentir um pouco mais confortáveis em suas interações sociais. Dentro do consultório, pouco ou quase nada mudou a não ser a não necessidade de se aguardar 15 minutos para a limpeza das salas entre um paciente e outro. Hoje, com cinco minutos somente já é possível iniciar a higienização das salas e preparo para o próximo paciente.
Isso acabou aumentando bastante o volume de pacientes vistos diariamente. O que anteriormente era restrito a somente 8 pacientes por dia, hoje este número aumentou para 12 – quando antigamente chegava-se a 14 ou 16 por dia. Destes 12, existe um horário determinado para cada Dentista fazer atendimento de 1 hora de duração – tratamento de canal, preparo de coroas ou restaurações múltiplas – ou este horário ser quebrado em duas consultas de 30 minutos cada.
Foram raras as vezes que eu atendi mais de 20 pacientes em um dia. Geralmente nestes casos, eram pacientes para ajuste de próteses removíveis, próteses totais, emergências e acompanhamento pós cirúrgico. Infelizmente não é possível ter uma produção tão elevada quanto esta do dia a dia por falta de espaço físico e falta de pessoal. Ainda que se consiga aumentar o número de cadeiras para atendimento e o preenchimento destas salas com Dentistas, se não houver a presença de Assistentes, o trabalho literalmente fica estagnado. Eu mesmo não canso de agradecer a presença da(o)s Dental Assistants que trabalham com a gente. Eu sempre falo para eles que eu não conseguiria exercer meu trabalho sem a sua presença.
O trabalho de Dental Assistant esta em altíssima demanda atualmente. As grandes corporações de Odontologia estão estendendo cada vez mais seus braços em consultórios particulares oferecendo bons salários e benefícios que muitas vezes são difíceis de serem equiparados. Volta e meia a gente recebe informação de um Dental Assistant que deixou de trabalhar com a gente por conta de uma proposta melhor vinda de consultórios particulares.
Atualmente nossa companhia iniciou um programa de treinamento para Dental Assistants. Este programa consiste em um período de seis meses de aprendizado teórico e prático para que não tem nenhuma experiência dentro da área. Durante este período as pessoas são treinadas e orientadas no exercício diário da profissão, preparando-se para a prova de radiologia e finalmente a inscrição como Dental Assistant devidamente registrado no Board of Registration in Dentistry do Estado de Massachusetts.
A demanda de bons profissionais existe e o mercado tem necessidade imediata de ajuda. Bons profissionais são bem recompensados profissionalmente e financeiramente. É uma área muito bem reconhecida e que pode servir de trampolim para outras atividades. Se no início da sua atividade profissional nos EUA não for possível começar como Dentista, saiba que como um bom (boa) Dental Assistant você pode fazer toda diferença.
Um abraço e sucesso sempre!