Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Daqui a dez anos

Daqui a dez anos

            No ano de dois mil e três eu caí em um golpe aplicado na região de São José dos Campos promovido por uma agência de empregos que prometia recolocação profissional após o pagamento de uma certa quantidade de dinheiro mais a participação de dinâmicas de grupo e outras reuniões que acrescentariam mais valor ao meu curriculum, tornando-me mais preparado e atraente para qualquer cargo que eu estivesse procurando. Este “qualquer cargo” no meu caso óbvio, deveria girar em torno de atendimento clínico odontológico, uma vez que eu não tinha habilidade, conhecimento ou qualquer outra experiência em qualquer outra área. Nem mesmo na área administrativa. Zero, nulo, nada, nichts.  O problema foi que na época eu não estava vendo o meu consultório decolar, não via muito futuro pela frente e a idéia de vir para os Estados Unidos ainda era uma impossibilidade. Eu queria muito, mas era impossível.

            Eu paguei um dinheiro que eu quase não tinha para participar de duas dinâmicas de grupo e uma reunião com uma psicóloga que me mostrou como eu deveria me comportar em uma entrevista de emprego. Isso eu realmente não vou esquecer, porque eu fiquei pensando como é que alguém diz estudar cinco anos em uma faculdade para dizer para a pessoa que ela não sabe como se comportar em uma entrevista. Naquele dia eu saí com mais dúvidas do que certezas. Mais frustração do que empolgação. Mais raiva do que paz. Saí pensando que talvez eu tivesse partido para a área profissional errada e talvez tivesse cometido um grande erro optando por ser Dentista do que qualquer outra coisa.

            Uma pergunta que me foi feita neste suposto treinamento foi como responder onde eu me via daqui a dez anos em qualquer empresa. Pergunta típica de entrevistador que muitas vezes pega o candidato mais despreparado desprevenido. Isso porque a abrangência desta pergunta vai desde a ambição do candidato, passando pela sua auto confiança, assertividade e vontade de crescer, bem como dá a oportunidade ao entrevistador saber se o candidato realmente é alguém a quem eles podem investir para tornar a empresa mais sólida e mais lucrativa. Se o candidato dá uma resposta sem confiança o entrevistador consegue perceber que as chances de investimento podem não ter um retorno muito grande. Se o candidato dá uma resposta muito assertiva e de maneira muito ambiciosa se coloca como o salvador da pátria, pode comprometer a estabilidade da empresa e acabar não cooperando com os objetivos esperados.

            Não tem receita de bolo neste caso. A minha sugestão é estudar muito sobre a empresa, procurar ler com atenção a descrição do trabalho oferecido e procurar guiar sua resposta de maneira que você consiga alinhar seus objetivos profissionais com os objetivos da empresa. Se for possível convergir tudo em uma resposta breve, assertiva e concisa existe uma chance um pouco maior de se obter sucesso.

            Daqui a dez anos, onde você espera estar? Se você chegou até aqui neste texto, tendo encontrado este blog em uma procura aleatória sobre o caminho necessário a ser trilhado para exercer a Odontologia nos EUA, eu espero que daqui a dez anos você esteja trabalhando como Dentista nos EUA. É esse o meu desejo. Dá tempo? Claro que dá! É possível? Mas não tenha dúvida de que é possível! E é por isso que venho dedicando tempo e esforço para demonstrar que a possibilidade de imigrar para os Estados Unidos para se tornar um Dentista é uma coisa real. Não é um caminho fácil, é preciso dizer. Se fosse fácil talvez a existência deste blog seria desnecessária. O meu desejo é que esta ferramenta possa ajudar quem deseja revalidar seu Diploma de Odontologia nos Estados Unidos possa acontecer. Nossa parceria iniciada o ano passado com a plataforma Dr. Dream deu e tem dado frutos que eu mesmo não imaginava ser possível. Mas a possibilidade existe a só depende do esforço e trabalho de cada um. A plataforma Dr. Dream tem as ferramentas, material e suporte necessários para poder ajudar quem realmente deseja buscar completar este sonho. Onde você se vê daqui a dez anos?

            Um abraço e sucesso sempre!

Quem manda?

Quem manda?

Dois Mil e Vinte

Dois Mil e Vinte