Preparação
Em meados nos anos oitenta eu participei de um processo seletivo para fazer parte de um programa de intercâmbio patrocinado pela companhia onde meu pai trabalhava. O intuito deste processo era conhecer o(a) possível candidato(a) para participar de um intercâmbio nos Estados Unidos totalmente patrocinado pela companhia. Na época era coisa de dez mil algum dinheiro que eu não me lembro... dólar, cruzeiro, cruzado, cruzado novo. Eu não sei. Só sei que esta era uma oportunidade que eu não poderia desperdiçar se eu quisesse ter a chance de passar um ano estudando e morando nos Estados Unidos.
Para minha surpresa eu não fui selecionado. Mas uma surpresa muito desagradável e completamente sem nexo. Claro! Porque eu não seria selecionado, se eu já tinha metade do problema resolvido? O problema? O problema era ter nascido nos Estados Unidos. Sendo americano, claro, eu teria muito mais chances de ser selecionado porque eu tinha mais direito de passar um ano fora do que qualquer outra pessoa ali. Tudo bem que eu não falava muito inglês. Eu entendia um “how old are you?”, “How are you doing?” e um “The book is on the table”, mas até ali, quem não tinha esse tipo de domínio do idioma?
Brincadeiras a parte, eu nunca fui com essa mentalidade. A bem da verdade, foi que durante os dois dias deste processo seletivo, mais e mais e acabei percebendo que eu não tinha o perfil desejado pelos avaliadores. É um pouco difícil explicar este motivo, mas no final das contas eu era muito careta (meio burro) e pouco conhecedor dos mistérios da vida que assolam as pessoas do mundo. A confirmação de que eu não seria a pessoa selecionada veio na entrevista que eu fiz com três avaliadores que me perguntaram sobre o que eu achava sobre o aborto. A minha resposta em si não foi o me colocou de fora da seleção, mas a minha reação quando eu ouvi a pergunta que foi uma cara de “o que é isso” seguido de um “ãh?”.
Eu não vou fazer qualquer outro comentário sobre a pergunta que me foi feita. Primeiro porque esse blog não é para falar sobre esse assunto. Segundo que eu não entendo o motivo de ficar comentando uma coisa que claramente atenta contra a vida humana. Mas o fato é que eu realmente não estava preparado para aquele momento. Eu não tive nenhuma instrução prévia sobre como me comportar nessa entrevista e de que maneira deveria responder a questões delicadas como essa. No meu caso, eu acho que a primeira coisa que eu deveria ter aprendido era no que consistia aquela palavra. Vocabulário. A primeira coisa. Depois discutir os desdobramentos sobre o assunto.
Quando você estuda e se prepara para ingressar em um programa de Odontologia nos Estados Unidos muita coisa passa pela sua cabeça. E realmente muita coisa deve passar pela sua cabeça porque é um momento decisivo na sua vida. Você não vai mudar de país e de vida simplesmente acordando certo dia e pensando: “Acho que vou morar nos Estados Unidos e ser Dentista por lá.” Não é assim que as coisas funcionam e eu espero que você já saiba disso. Não é simplesmente fazendo uma prova de revalidação que vai te habilitar. Não vai ser somente batendo na porta de um consultório pedindo emprego que as coisas vão se resolver para você. É preciso estudo, paciência e persistência para chegar aonde se quer.
No caso da minha malfadada entrevista para a vaga de intercâmbio, certamente eu não estava preparado para viver em outro país. Eu não tive quem me orientasse ou mesmo tivesse passado pelo mesmo processo para conseguir ser selecionado. Agora, se você quer trabalhar como Dentista nos Estados Unidos e tem o real desejo de mudar a sua vida, existem pessoas preparadas e qualificadas para poder te ajudar neste longo processo.
Aulas online, grupos de discussão e treinamento para entrevistas estão disponibilizados em um só lugar com pessoas que passaram pelo processo e que conhecem os meandros e caminhos tortuosos a serem trilhados para se chegar ao final desejado. Este é um projeto que eu mesmo sempre pensei em colocar em prática, mas nunca soube como fazê-lo e hoje eu tenho o privilégio de conhecer e poder divulgar.
Acesse o link clicando aqui e comece hoje mesmo a se preparar para mudar a sua vida.
Um abraço e sucesso sempre!
Hello, World!