Internet
Ainda há poucos dias eu estava conversando com alguns amigos pela internet e estávamos falando dos primórdios da world wide web e como era difícil conseguir informações de qualquer natureza. Primeira porque as conexões para navegação online eram sempre de alto custo quando aconteciam durante o dia. Para quem não conheceu esses dias, o que eu quero dizer é que as conexões feitas para a internet aconteciam usando a linha telefônica que tínhamos em casa. Sim, cada casa tinha uma linha telefônica que atendia toda a família. Cada minuto de uso do telefone, eram cobrados pulsos. Cada pulso não era uma coisa exorbitante de caro, mas se você ficasse pendurado na internet durante o dia, todo o dia no final do mês a conta telefônica vinha astronomicamente alta e ninguém conseguiria falar com ninguém daquela casa.
A solução mais econômica era sempre acessar a internet depois da meia noite, pois a partir daquele horário era cobrado somente um pulso independentemente do tempo que você ficasse. Muita gente passava horas a fio de madrugada, baixando música e conversando em chats online e fazendo pesquisas sobre os mais diferentes assuntos. Os sites indexadores de informações ainda não existiam fazendo a pesquisa online uma tarefa tão difícil quanto ficar horas a fio em uma biblioteca.
Esses dias realmente estão no passado e atualmente é quase impossível pensar viver neste mundo sem a conectividade e aproximação que a internet proporciona. A velocidade adquirida na transmissão de dados aumentou de uma forma tão grande que muita gente vem optando deixar a tão cobiçada TV a cabo de lado, partindo exclusivamente para o streaming, obtendo a mesma qualidade de som e imagem sem a necessidade de pagar por canais nunca assistidos. Hoje paga-se somente pelo que se deseja. Outra coisa que aproximou mais as pessoas umas das outras é a oportunidade de compartilhar experiências de uma forma ampla e sem restrições. Esse tipo de compartilhamento pode se dar através de blogs, páginas pessoais na internet, canais pessoais em plataformas de vídeo e podcasts.
Eu sempre tive uma paixão pelo rádio. Nunca fui atrás para me tornar um radialista, mas confesso que a primeira vez que entrei em um estúdio eu fiquei fascinado. A possibilidade de comunicação com as pessoas, o poder que ele pode ter para ajudar as pessoas é sem precedentes. Muita gente pode ter pensado que o rádio estivesse com os dias contados depois do advento da internet, mas parece que rádio e internet realmente não compartilham do mesmo nicho. Muito pelo contrário. O rádio acabou invadindo a internet fazendo com que pessoas que anteriormente não tinham acesso a determinado canal ou estação tivesse agora acesso a qualquer hora do dia.
A idéia de um podcast para o blog Dentista Brasileiro nos EUA aconteceu há pelo menos três anos. Não é uma tarefa fácil você colocar sozinho em ordem arquivos, idéias e conteúdo, mas é possível. Demanda algumas horas do dia fazendo a gravação, edição e upload para as plataformas digitais, mas vale a pena. No final, ter um canal alternativo para chegar até as pessoas aumenta a chance de tirar aquela idéia tão presente no passado de que é impossível trabalhar como Dentista nos EUA.
Um abraço e sucesso sempre!