Dias difíceis
Nosso retorno ao trabalho depois do recesso forçado imposto internacionalmente pela pandemia devido ao corona vírus foi uma coisa muito promissora. Promissora no sentido de ter a oportunidade de reiniciar as atividades em um novo ambiente de trabalho, nova energia e nova esperança. Tudo muito bem feito e montado. Eu costumo dizer para meus pacientes que a companhia colocou muito amor na construção daquele Centro Odontológico e para mim está sendo uma oportunidade que nunca pensei ter.
Ainda que tudo possa parecer correr às mil maravilhas, algumas dificuldades começaram a aparecer. Algumas dificuldades estão empatando o desempenho esperado pela administração, e isso não é advindo do baixo número de pacientes - que graças a Deus sempre tem e se deixar aumenta exponencialmente - nem por parte dos Dentistas - que diariamente estão prontos e dispostos a trabalhar. A primeira dificuldade que eu quero mencionar é mão de obra para Dental Assistant. Dá para imaginar um consultório Odontológico sem uma equipe de Dental Assistant coesa e que saiba fazer o trabalho? Até dá. Mas não vai muito longe.
Eu trabalhei por quase dez anos sozinho. Marcava consulta, comprava material, limpava a sala, limpava o material, embalava o material, colocava para esterilizar, arrumava tudo entre um paciente e outro. A pergunta é: O consultório era produtivo e rentável? Claro que não. Não é possível ter e manter um consultório Odontológico produtivo e rentável sem que se tenha uma equipe de trabalho convergindo para o mesmo objetivo. Pode parecer que eu esteja falando uma coisa impossível de ser alcançada, mas essa impossibilidade acaba deixando de existir quando as pessoas que trabalham com você realmente trabalham com você e não para você. Depois deste tempo em atividade aqui nos Estados Unidos eu aprendi que a presença ao lado de um Dentista de uma boa - ou bom - Dental Assistant faz toda a diferença. Quando eles abraçam a causa e vestem a camisa, eles têm o poder de fazer o seu trabalho decolar como um foguete mirando o infinito. Já quando eles estão insatisfeitos ou desmotivados o mesmo foguete que tem potencial para subir, pode cair - e tenha certeza de que vai cair - em uma velocidade vertiginosa.
Quando as atividades retornaram pós pandemia a procura por Dental Assistants por parte dos Dentistas de consultórios particulares aumentou muito. Com isso a oferta de trabalho colocou o salário nas alturas, fazendo com que a mão de obra voltada para Centros de Saúde Comunitário acabasse diminuindo. Não por conta de qualidade de trabalho, mas certamente por conta da questão financeira. Houve um caso que soube onde a pessoa deixou de trabalhar em um Community Health Center para trabalhar em um consultório particular para ter um aumento substancial no salário mais o pagamento de benefícios como seguro saúde. Infelizmente muitas vezes não é possível uma empresa sem fins lucrativos competir com esta oferta, então a gente acaba ficando sem gente para trabalhar.
Outra coisa que tem dificultado o nosso dia a dia são as regras impostas pelo governo para o atendimento dos pacientes. Claro que eu não reclamo disto, haja visto que a intenção principal é preservar a saúde das pessoas. Mas o que realmente dificulta é a perda de potencial por parte de um consultório onde cada Dentista teria a chance de atender por dia entre quatorze a dezesseis pacientes e tem seu número reduzido para oito ou dez pacientes. Até fevereiro do ano passado, houve dias em que somente de manhã eu cheguei a atender doze pacientes. Claro que não todos agendados, mas entre agendados e emergências já tive a chance de atender uma dúzia de pacientes.
Pode parecer pouco. Sei que tem sempre alguém que vai falar que já fez isso ou faz isso todos os dias, mas lembre-se que estamos falando de um lugar onde se recebe auditoria periódica de agências nacionais de segurança do trabalho e qualidade para ter certeza de que o que está sendo oferecido para a população condiz com o que se espera do investimento feito com recursos federais. Não existe consultório particular nos Estados Unidos que passe por um escrutínio tão minucioso por parte de agências federais para ter garantido a qualidade de trabalho oferecido para a população.
Conseguir competir com clínicas particulares e administrar uma agenda cheia de espaços em branco não é tarefa fácil. Contra a competição tenta-se conquistar a equipe com o que se pode: benefícios, hora extra e uma certa bonificação. Conta o problema do agendamento, tenta-se fazer o máximo de procedimentos por visita para se ganhar na produção ao invés do número de pacientes atendidos. Por isso que quando o paciente falta nas consultas neste período, é como ver dinheiro sendo jogado pela janela. Ainda que sejamos uma empresa sem fins lucrativos, pelo menos terminar o mês sem prejuízo já é uma grande vitória.
Lembre-se que a oportunidade de poder mudar de vida depende exclusivamente de você. Fatores que estão longe do seu controle dificilmente terão influência naquilo que você pode fazer. Faça sempre o seu melhor e não deixe ninguém quere convencer você do contrário. Crie suas próprias alternativas e faça com que aqueles que estão ao seu redor possam ver o seu crescimento e fazer a sua vitória a celebração de toda a sua equipe.
Um abraço e sucesso sempre!