151 dias
Dia 16 de março de 2020 será para sempre uma data memorável. Não creio que possa dizer o mesmo do dia 14 de agosto de 2020. Esta diferença de 151 dias pode parecer completamente sem sentido, mas para mim existe um motivo especial.
Desde a minha chegada aos EUA eu nunca fiquei tanto tempo sem trabalhar. Meus planos iniciais quando aterrissei em Boston era de retornar ao Brasil em um período máximo de 90 dias. Eu tinha estipulado este tempo para tentar achar alguma forma de me manter nos Estados Unidos – trabalhando como Dentista preferencialmente – mas se qualquer alternativa aparecesse eu não deixaria passar. Por quase 3 semanas eu fiquei fazendo buscas online, procurando me preparar para entrevistas, muitas horas assistindo televisão e perambulando pela cidade. Quando eu percebi que possibilidade com a Odontologia estava um pouco distante, a oportunidade de trabalho apareceu. Trabalho temporário, 8 dólares por hora de trabalho e a chance de permanecer.
Entre a minha chegada aos EUA e o início do trabalho na loja onde comecei não demorou mais do que 45 dias. Foram precisamente 38 dias. Neste período de espera eu tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o local onde fixaria residência e aprender um pouco mais sobre a cultura e o idioma. Não foi de um aproveitamento muito grande, confesso, por na época estar imerso dentro da comunidade brasileira; mas somente a chance de estar vivendo nos EUA era uma grande conquista.
Cinco meses depois do inicio da quarentena eu consegui retornar de maneira integral para a minha atividade. Inicialmente comecei com 2 dias por semana e esta ultima semana que passou foi a minha primeira semana que retornei ao trabalho os 5 dias da semana. Uma grande conquista porque aquela sensação de impotência acabou dando espaço para a satisfação de ter aguardado o tempo indicado e ter a possibilidade de retornar com mais entusiasmo.
O que eu gostaria de deixar aqui é uma palavra de incentivo.
Se o seu desejo de exercer a Odontologia vive dentro de você, não espere cair do céu. Vá atrás. Busque informação e se prepare da maneira adequada. Este período que precisei ficar em casa foi muito valioso porque eu pude colocar muita ideia em ordem dentro da minha cabeça, fazer reflexões importantes da minha participação dentro do time que pertenço e aprender muito sobre liderança. Claro que aprender sobre liderança é um processo dinâmico de tentativa e erro, mas obter conceitos e exemplos é sempre muito importante quando se busca o aprimoramento pessoal.
Viva um dia de cada vez, não se prenda a comentários desmotivadores e tenha em mente que o seu sucesso não vai depender do que os outros pensam e fazem por você. Você é o detentor do poder de mover para frente. Procure gente para que possa te amparar em momentos de dificuldade, mas nunca espere que eles façam o trabalho que somente você pode fazer.
Conte conosco neste seu processo, caminhe devagar dando um passo de cada vez. Sempre para frente.
Um abraço e sucesso sempre!