Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Merecimento

Merecimento

            “Take it for granted” foi um dos termos em Inglês que eu compreendi não há muito tempo. Este termo em inglês não tem uma tradução que possa dar um real sentido ao seu uso. “Take it for granted” é aquela idéia que a gente tem quando, por exemplo, vê uma torneira sobre uma pia. A gente sabe que se a torneira for aberta iremos ver água escoando. A idéia é mais ou menos esta. A gente “take it for granted” que se a torneira for aberta certamente iremos ter água.

            Certa vez eu atendi uma senhora brasileira em um dos centros onde eu trabalho. Ela era muito comunicativa e não parava de conversar com as pessoas, tanto em inglês como em português. Parecia ter um certo conhecimento odontológico, provavelmente oriundo de diversas consultas tidas anteriormente, haja visto a quantidade de tratamento já realizado. Ela conhecia a nomenclatura odontológica, sabia sobre o que ela tinha dentro da sua boca e fazia perguntas pertinentes sobre o seu tratamento. Ao final da consulta ela me disse que sempre fora muito grata por todo o tratamento feito até então e que em nada na sua vida ela “take it for granted”.

            Demorou muito para eu finalmente entender o que ela quis dizer com aquilo. Naquele momento ela estava dizendo que não era o fato de eu também ser brasileiro que ela iria esperar algum atendimento diferenciado. Ou que por ela ter algum conhecimento dentro da área ela seria tratada de maneira especial. Mas por que eu estou falando sobre isto?

            A nova geração parece ter sido criada sob a idéia constante de que basta existir que tudo irá ser colocado aos seus pés. Simplesmente pelo fato de ser ou estar presente em algum local ou evento eles têm o direito de ter e receber o que bem entendem. Para um pai como eu, a luta do dia a dia é fazer minha filha entender que para se conseguir alguma coisa é muito importante se fazer merecer. Eu “take it for granted” quando era adolescente que, pelo fato de eu ter nascido nos EUA, eu tinha mais direito sobre meus irmãos de viajar para os Estados Unidos. Eu achava que tinha mais direito sobre eles neste aspecto, quando na verdade, eu precisaria lutar pele meu lugar. Demorou um pouco, mas eu pude aprender que para toda vitória na vida é necessário muito trabalho e dedicação.

            Hoje eu olho para o lado e eu sei que eu estou aonde eu sempre desejei: um trabalho remunerado, trabalhando com uma equipe bem treinada, usando material de primeira qualidade e sem a necessidade de cuidar de qualquer parte administrativa. Eu simplesmente me apresento para trabalhar, faço meu trabalho com dedicação e atenção, finalizo minhas anotações – parte importantíssima dentre de um consultório Odontológico – e vou para casa. É só isso que eu quero e é só isso que eu preciso. Aos meus olhos o exercício da Odontologia deve se restringir exclusivamente ao atendimento do paciente. Somos formados e moldados durante quatro anos a exercer nossa atividade dentro do nosso quadrado. Qualquer coisa que seja necessário fazer fora deste âmbito vai depender da habilidade e treinamento específico de cada um.

            Não vamos “take it for granted” o simples fato de que ser Dentista nos Estados Unidos irá trazer sucesso e realização financeira. Eu posso dizer que as portas podem se abrir de maneira mais fácil, mas ainda assim é necessário levantar-se de onde se está para fazer força e mover estas portas do sucesso.

            Ache seu sucesso nas pequenas conquistas do dia a dia. Não tente arrombar ou forçar qualquer caminho para o sucesso. Faça-se por merecer que o resultado desta luta com certeza virá.

            Um abraço e sucesso sempre!

Leverage

Leverage

Sábado de Manhã

Sábado de Manhã