O caminho a ser seguido
Quando eu cheguei em Hyannis há quase 13 anos a única informação que eu tinha sobre a cidade era um aeroporto localizado no meio da cidade e a presença de um cemitério logo em frente ao local onde eu estava pensando em trabalhar. Nada mais. A minha chegada me mostrou que Hyannis era um pouco mais que somente estas duas referências que eu obtive fazendo uma leitura superficial do mapa oferecido na época pelo Google. Não existiam imagens das casas e ruas ainda. Também não existia sugestão de itinerários. Tudo isso que temos hoje ainda estava muito no início, mas o que eu dispunha no momento foi o suficiente.
A casa onde eu fiquei nos seis primeiros meses ficava a uma curta distância de onde eu pretendia trabalhar. Era possível chegar até lá, com relativo conforto, caminhando cerca de meia hora. Seria ainda mais confortável se na época eu tivesse adotado a idéia de caminhar até o local das entrevistas de trabalho usando um tênis, do que aquele sapato social de bico fino que acabou pedindo a vida das minhas duas unhas do dedão do pé. Mas são coisas que a gente acaba aprendendo.
Conhecendo o caminho para onde eu deveria chegar para entrevistas, faltava conhecer outros itinerários locais. O Mall – Shopping Center – tinha como caminho, o mesmo que eu fazia para chegar à Clínica. Eu precisaria caminhar um pouco mais e dali chegar ao centro de compras da cidade. Sair de casa para ir ao Mall era um planejamento para pelo menos uma hora de caminhada seguindo o trajeto que eu conhecia. Ainda que eu tivesse a disposição para fazê-lo, eu precisaria iniciar a caminhada logo cedo e precisaria planejar passar um bom tempo fora para fazer valer a pena aquele tempo todo de caminhada.
O que eu quero dizer com isto tudo é que para chegar ao exercício da Odontologia nos EUA é preciso ter planejamento. Se eu tivesse considerado este fato quando cheguei, iria perceber que o melhor caminho que me levaria ao Mall seria outro que me daria 15 minutos a menos para chegar onde eu queria. Imigrar para os Estados Unidos pode ser a melhor coisa que você pode fazer para você mesmo e sua família, mas lembre-se que existem vários caminhos para realizar este sonho. Com o planejamento correto você poderá fazê-lo da maneira correta e sem precisar exaurir seus recursos.
Aqui no blog já discutimos sobre várias possibilidades do exercício da Odontologia nos EUA e chegamos à conclusão de que a melhor forma é retornar para um programa reconhecido pela CODA – Commission of Dental Accreditation. Dois anos de Residência – dando a oportunidade para exercer em alguns Estados – ou o Advanced Standing Program revalidando totalmente o Diploma de Odontologia. Esses dois caminhos por exemplo podem possibilitar o sonho de exercer a Odontologia em solo Americano, mas ainda existem outros diferentes.
No momento que você decidir que esta é a hora para buscar trabalho nos EUA como Dentista, a minha sugestão sempre é planejar-se. Busque informação e orientação por parte de pessoas que conhecem o caminho e podem te ajudar a alcançar seu objetivo. Não busque um caminho simplesmente porque ele parece ser o mais adequado. Muitas vezes ele pode te levar até onde você deseja passando por um terreno muito mais cheio de pedras. Busque ajuda de quem conhece a caminho a ser trilhado e que pode customizar o seu trajeto para o seu sucesso.
Peça ajuda e mantenha um espírito de humildade. Coloque dentro do seu coração o desejo de servir e dê sempre um passo de cada vez.
Um abraço e sucesso sempre!