Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

O que te faz diferente pode fazer a diferença

O que te faz diferente pode fazer a diferença

            Uma coisa que é importantíssimo lembrar quando pensamos em viver nos Estados Unidos – ou qualquer outro país – é a cultura local. O que existe de diferente no dia a dia daquele lugar? Sejam hábitos, a comida, comportamento... muita coisa é preciso ter em mente quando se decide viver fora do nosso ambiente original. Dentre os hábitos e comportamentos diferentes uma coisa que eu creio que seja importante lembrar também, é como as pessoas e instituições nos veem.

            Alguns vão pensar que os americanos são esnobes e não pensam em mais nada além do seu próprio mundo. Convenhamos que existem muitos brasileiros que agem da mesma forma. Eu creio que isto seja uma coisa generalizada. Infelizmente eu não posso responder por terceiros, mas neste período que estou vivendo nos EUA eu conto nos dedos de uma mão quantas vezes eu me senti preterido por ter vindo do Brasil. Eu digo que muito pelo contrário: Eu sempre fui elogiado e admirado pela coragem de ter deixado o Brasil para buscar melhorar de vida nos EUA.

            Pensando desta forma o que eu gostaria de colocar aqui é que os Programas de Odontologia aqui nos EUA usam de várias formas para aceitar um candidato. Ao contrário do que estamos habituados no Brasil, onde as pessoas são vistas simplesmente como uma nota ou um diploma andando à frente de seus olhos, nos EUA o candidato é visto sob uma lente muito mais abrangente. Notas e Diplomas são somente uma parte. Muitas vezes estes dois quesitos são colocados minimamente frente a diferentes aspectos observados pelos avaliadores.

            Uma das coisas que não é considerada por candidatos vindos do Brasil e que tem muito peso no processo de avaliação são suas atividades fora do âmbito odontológico. Uma habilidade esportiva – conquista de títulos, prêmios e troféus – música, dança, artesanato, literatura, qualquer coisa que venha ter destacado o candidato durante seus dias antes da Odontologia ou mesmo durante os anos acadêmicos pode fazer uma grande diferença no processo seletivo.

            Isto é importante ter em mente porque as Universidades e Programas de Pós-Graduação Americanos buscam para seus quadros de alunos pessoas que possam agregar diversidade. A questão odontológica é ponto fundamental. Todos os candidatos possuem a mesma habilidade. Todos são Dentistas graduados em algum programa que, dentro dos seus requerimentos, tiveram todos eles cumpridos. Mas aquela qualidade a mais é o que pode fazer a diferença entre ser aprovado ou não.

            Durante o processo de aplicação, uma coisa que não é muito considerada é o que eles chamam de “Personal Statement”. Este documento é mais ou menos como uma redação que o candidato deve redigir contanto mais sobre ele. Este é o momento onde o candidato irá se colocar como um ser humano e não simplesmente como um Dentista que está buscando uma qualificação melhor. É a hora onde o candidato irá contar para quem irá ler esta redação os motivos por que ele é alguém que irá agregar qualidades para o programa e as pessoas que estarão à sua volta. Muitas vezes histórias de superação, experiências com outras culturas, experiências dentro de outras áreas ou qualquer outro fato que possa trazer à tona alguma coisa que irá diferenciar sua personalidade e conduta frente aos demais candidatos.

            Lembre-se que seu curriculum profissional tem importância, mas lembre-se que somente sua vida profissional pregressa não necessariamente irá abrir as portas para programas de Pós-Graduação dentro da Odontologia nos EUA. Busque dentro de você o que possa te diferenciar. Isto sim irá te fazer único.

            Um abraco e sucesso sempre.

O caminho a ser seguido

O caminho a ser seguido

Nossa contribuição

Nossa contribuição