Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Se existe um desejo, existe um caminho

Se existe um desejo, existe um caminho

            Recentemente acompanhei a discussão em uma postagem no Facebook a respeito de todo o processo que envolve a Validação do Diploma de Odontologia nos Estados Unidos. Foi bem decepcionante ver alguns comentários feitos na direção de uma colega que se propôs a ajudar quem quer que seja a se preparar para as provas do National Board Dental Examiners parte I e II. Ela criou uma metodologia de estudo e preparo que parece estar tendo um tremendo sucesso, haja visto o alto numero de pessoas que vem estudando com ela e obtendo sucesso.

            Os comentários em si não eram tão maldosos assim, no entanto o que eu pude sentir no momento em que lia, era um nível de frustração muito grande por parte de quem escrevia. O comentário citava um programa onde somente Cidadãos Americanos e portadores do Green Card é quem poderiam fazer este curso. Mencionou um valor absurdamente alto – algo em torno de 400 mil dólares – para aquele referido curso, falou de usar esse dinheiro para investimento... fiquei triste porque a impressão que deu foi que todo o esforço da colega em querer ajudar bateu de frente com a frustração que a pessoa despejou em cima dela.

            Primeiramente, quero deixar bem claro aqui que eu sou totalmente – TOTALMENTE – contra qualquer pessoa que tenha a intenção de ficar nos EUA de maneira ilegal. Se a pessoa não está satisfeita com a condição atual no seu país de origem e quer reiniciar sua vida em outro país, a primeira coisa a fazer é pensar em um plano para permanecer. Eu não sou a pessoa mais certa para dar esta orientação, mas para quem quiser eu indico o numero de um ou dois advogados de imigração que já ajudaram gente que eu conheço a conseguir passar pelo processo.

            Dito isso, vamos la:

            Você precisa primeiramente se planejar. Tudo na vida necessita de planejamento. O exemplo mais simples e de fácil entendimento é a construção de uma casa. Não dá pra dar certo iniciar a construção de uma casa sem o devido planejamento. A planta baixa, contratação de um engenheiro, arquiteto, cálculos estruturais, quanto de ferro, concreto, areia, brita, tijolo... o que for preciso, é possível fazer o planejamento do que virá pela frente. Não digo aqui que dá pra planejar os percalços pelo caminho, mas ainda que estes aconteçam, com o planejamento feito é possível voltar para ele e continuar o plano inicial.

            Depois de tudo planejado é hora de colocar em prática. Isso vai depender exclusivamente do que você planejou. Durante seu planejamento coloque metas a serem cumpridas. Estabelecendo prazos você conseguirá se planejar o seu dia a dia sem se estressar e sem perder o foco no seu objetivo.

            Para quem deseja buscar a validação do Diploma de Odontologia nos EUA, eu sugiro uma forma de se planejar e gostaria de deixar aqui registrado. Veja bem: cada um conhece a sua realidade e sabe o que é possível fazer ou não. O fato de, de repente, não ter funcionado para você não significa dizer que não funcionará para ninguém. O seu impossível – ou quase impossível como foi dito no comentário que li – não significa dizer que ninguém deve ir atrás deste sonho. “If there’s a will, there’s a way” – Se existe um desejo, existe um caminho.

            Outra coisa que eu quero falar aqui antes de descrever este planejamento básico é sobre finanças. Muita gente me fala que não é possível fazer por conta do valor do programa. Tudo muito caro e um valor absurdo. Bom... esta é a realidade... agora, não pense você que todo mundo aqui nos EUA que faz o curso de Odontologia tem esse dinheiro no banco. Não existe. Tudo bem... um ou outro até tem, mas a grande maioria dos alunos passam pelo procedimento de financiamento oferecido pelo Governo. FIES e um outro programa antigo de que me lembro ter no Brasil e que a pessoa começa a pagar depois de formado.... agora me fugiu o nome... Tudo bem! Não da pra fugir deste empréstimo! Quer uma coisa ainda mais assustadora? Os alunos de Odontologia nos EUA por vezes carregam ao final do curso de Odontologia o valor dos quatro anos da Faculdade mais outros quatro anos que ele(a) fez de College para chegar ao final de tudo. Muitos deles terminam os 8 anos de College+Odontologia devendo para o Governo Federal algo perto de 500 mil dólares. O Advanced Standing Program mais caro fica em torno de 300 mil. Valor por valor, o Advanced Standing é mais caro porque este valor é cobrado por um curso de 3 anos nesta Faculdade que cobra este valor, mas ainda assim, 300 é menos que 500. O dinheiro não pode e não deve ser um fator para desestimular o que você deseja. O dinheiro aparece. Se você não conseguir financiamento pelo Governo Federal existem bancos e linhas de credito destinados a isto. Não perca seu foco.

            Mas então vamos la:

1-    Obtenha o DENTPIN

2-    Faça a inscrição para a prova do NBDE parte I

3-    Envie seu historico Escolar para o ECE.org ou WES.org – dependendo de onde você irá aplicar para o curso. Algumas Faculdades pedem de um e não do outro ou dão a opção de ambos, mas somente um deles.

4-    Prepare-se para a prova do NBDE parte I. Prepare-se com pelo menos 5 meses de antecedência para se preparar bem para a prova.

5-    Chegue aos EUA – a prova somente pode ser feita em solo americano – com pelo menos uma semana de antecedência para que você se aclimate após a viagem. O visto para realizar a prova pode ser o de turista mesmo. Aproveite e planeje um pouco de turismo também. Depois desta prova você irá merecer um bom descanso. Visite o local de prova com um ou dois dias antes da data da prova para que você conheça o caminho a ser seguido no dia.

6-    Chegue ao local de prova 30 minutos antes do seu inicio para que você tenha tempo suficiente para fazer o check-in e iniciar a prova na hora. 

            Em até 5 semanas você receberá o resultado da prova. Caso você seja aprovado, faça a inscrição para a parte II e siga os passos anteriores. Lembre-se, no entanto, que a parte II requer 2 dias separados para a execução da prova. Um dia é dedicado para 400 questões e o segundo dia são 100 questões feitas sobre casos clínicos.

7-    Deixe a prova do TOEFL por ultimo. Não caia na ideia de quere fazer a prova do TOEFL antes de qualquer coisa. Esta prova tem validade de 2 anos. Se você não conseguir terminar as duas provas neste periodo de tempo você irá ter que refazer a prova de inglês. Esta prova não é difícil, mas é chata. Leia meus comentários sobre ela aqui.           

            Eu desejo que todos que acompanham este blog há tanto tempo tenham a motivação correta para ir atrás do sonho de ser Dentista nos EUA. Não são todos que conseguem, eu sei, mas quero sempre deixar claro que este sonho é possível. Não é fácil, eu sei. Mas sei também que a possibilidade existe e está ao alcance de quem luta e persegue seus sonhos.

            Um abraço e sucesso sempre!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

O NBDE parte I e II vão deixar de existir!

Programas de Residência nos EUA

Programas de Residência nos EUA