Um pouco de história
Algumas datas para serem lembradas:
17 de setembro 2007 – Desembarco no aeroporto Logan em Boston portando a roupa do corpo, oitocentos dólares e uma mala de viagem, lado a lado com um brasileiro – Saulo - que conheci durante a escala feita em Miami. Providencialmente ele embarcou no mesmo ônibus que nos trariam até a rodoviária de Hyannis, ônibus este guiado por um outro brasileiro chamado Ananias. Neste mesmo dia, fui levado para almoçar em um restaurante brasileiro e fui servido arroz e feijão regado com farinha de mandioca e acompanhado de um belo frango assado.
18 de setembro 2007 – De posse da minha melhor roupa trazida do Brasil eu caminho cerca de 40 minutos até o Mid Upper Cape Community Health Center para procurar o Jean, primeira pessoa com quem fiz contato ainda no Brasil. Na minha cabeça ele era a pessoa responsável pelo local. De sorriso sincero e muito solícito, ele disse que não administrava o lugar, mas sim trabalhava ali. Disse que o Diretor Clínico do Departamento Odontológico não estava ali naquele dia, mas que eu deveria voltar em dois dias para poder encontrar com ele.
20 de setembro 2007 – Entrevista com o Dr. John Graves, o Dental Director do local. Responsável clínico do trabalho realizado ali dentro, me recebeu muito bem e disse que naquele momento eles não estavam com vagas abertas para contratação. Disse para que eu deixasse meu currículo com ele e que no momento certo ele entraria em contato comigo.
Outubro 2007 – Meu primeiro emprego nos Estados Unidos. Com a necessidade de começar a levantar fundos para me manter pelos próximos dois meses, consegui um trabalho em uma loja de Departamentos chamada Filene’s Basement. Minha contratação se deu pelo fato de eu ser bilíngue e a gerência ter dificuldade para se comunicar com um casal de funcionários brasileiros e que não sabiam falar inglês. Fui designado para trabalhar e manter o departamento de calçados de maneira limpa e organizada. Naquela ocasião eu mandei mensagem para minha esposa dizendo que eu não voltaria mais para o Brasil.
Novembro 2007 – Com um mês de trabalho recebi menção dentro da loja como melhor funcionário do mês.
Novembro 2007 – Com o Pastor Ernani como cossignatário, comprei de maneira 100% financiada um carro zero quilômetro para poder me deslocar de casa para o trabalho. Com o salário que estava recebendo, eu fui capaz de cumprir com os pagamentos do carro, mais minha estadia no quarto que eu estava alugando.
25 de dezembro 2007 – Em festa da Natal na casa da Carol Sukungmee eu conheci a Irley, a chefe das Patient Access Representatives do Mid Upper Cape Community Health Center. A Carol disse para ela que eu era dentista e que tinha aplicado para trabalhar lá. A Irley me perguntou se eu era um bom Dentista e, muito sem graça, eu respondi que eu achava que era. Disse que eu tinha feito uma entrevista em o Dr. Graves e que estava aguardando por uma resposta. Ela disse que iria conversar com ele quando ela voltasse das festas de final de ano.
Janeiro 2008 – Enquanto eu arrumava as prateleiras no estoque da loja, o Dr. John Graves me liga perguntando se eu ainda estava interessado em trabalhar como Dentista. Dei um pulo e quase cai da escada. No dia seguinte eu voltei para a clínica para uma segunda conversa com ele.
A minha chance chegou!
7 de fevereiro 2008 – Meu primeiro dia de trabalho como Dentista no Mid Upper Cape Community Health Center. Vim saber que o Ellen Jones Community Dental Center fazia parte da mesma companhia e que atendia a comunidade da região chamada Lower Cape. Dr. Graves me levou para conhecer o local que dispunha de 3 cadeiras e era localizada no subsolo de uma Escola Técnica na cidade de Harwich, MA. Ao final do meu primeiro dia, conversando sobre o meu primeiro dia com David Ready – Diretor Executivo do Mid Upper Cape Community Health Center – e o Dr. Graves eu disse que eu estava muito feliz de estar ali e que eu estava ali para servir. Ainda que eu trabalhasse 8 horas por dia na Clínica, eu mantive o meu trabalho dentro da Filene’s Basement, assumindo o horário das 5pm até as 9pm. Eu me trocava no vestiário da loja e trabalhava até a hora de fechar.
Fevereiro 2008 – Dou entrada na documentação para trazer a Lilian – minha esposa – de maneira definitiva para o Brasil.
Maio 2008 – Peço demissão da Filene’s Basement.
Junho 2008 – Assino contrato de locação com opção de compra da minha casa.
Agosto de 2008 – Depois de quase um ano eu volto para o Brasil para visitar minha esposa e família, agora como Dentista, dono de um automóvel e proprietário de uma casa em Massachusetts.
Outubro 2008 – Assino a compra da mesma casa que eu estava alugando. Na época eu tinha um móvel para apoiar a televisão, uma cadeira de praia, uma cama e dois criados mudos. Poucos dias depois a mudança toda do Brasil chega em um caminhão de mudança trazendo cerca de 200 caixas com tudo o que minha esposa enviara.
Thanksgiving 2008 – Lisa Wrightington uma das Dental Assistants no Ellen Jones Community Dental Center me convida para passar o Feriado com ela e sua família. Ela me apresenta para seu marido – David – sua sogra – Carol – seus três filhos – Tony, David Jr. e Brooke e sua neta de 3 anos de idade Tristyn.
Natal 2008- Susan Noakes uma das Patient Access Representative do Ellen Jones Community Dental Center me convidou para passar o Natal com sua família. Sabendo que eu passaria o Natal sozinho ela abre a sua casa para me receber junto com seu marido Scott e suas duas filhas Emma e Carly.
29 de dezembro 2008 – A Lilian e minha mãe chegam em Boston. Meu pai sugeriu que minha mãe viesse junto para poder acompanhar a Lilian durante a viagem, uma vez que ela não tinha experiência com viagens internacionais.
Março 2009 – A Lilian faz o teste de gravidez e confirma que em Novembro daquele ano finalmente nos tornaríamos pais.
20 de novembro 2009 – A Olivia chegou ao mundo com muita saúde, completando a nossa família aqui nos EUA.
Março de 2011 – Minha primeira tentativa na prova do NBDE parte I. A nota mínima necessária para passar era 75 e consegui nota 70. Bateu na trave, mas decidi não tentar novamente.
Novembro 2011 – Consigo parte da aprovação no NERB – prova que estenderia de maneira indefinida a possibilidade de trabalhar como Limited Licensed Dentist. Eu não fui aprovado na prova prática de periodontia.
Abril 2012 – Volto para a Boston University novamente para a minha segunda tentativa na prova de Periodontia do NERB. Aprovado com nota 100.
Abril 2012 parte 2 – Lutheran Medical Center estende seu raio de atuação até o Cape Cod e o Ellen Jones Community Dental Center se torna parte dos locais de treinamento de seus Residentes. Dr. Mark Dawoud é nosso primeiro Residente.
Março 2014 – Através do Lutheran Medical Center eu consigo uma bolsa de estudo para um programa designado a professores de Odontologia que acontece em Atlanta.
Setembro 2017 – Nossa primeira viagem para Orlando para conhecer a Disney World.
Maio 2018 – Sou convidado para falar no Congresso de Odontologia da Universidade do Tocantins.
17 de maio 2018 – Aniversário de 45 anos junto com meus pais e amigos no Brasil.
Março 2019 – Meu primeiro concerto de heavy metal no Madison Square Garden em Nova Iorque – KISS in Concert.
Maio 2019 – Segunda tentativa de aprovação no NBDE parte I. Desta vez a nota foi menor do que a tentativa anterior. Decido não tentar mais fazer esta prova.
Fevereiro 2020 – Olivia e eu viajamos para Calgary para visitar meu irmão Marcos Rogério e sua família.
16 de Março 2020 – O atendimento no Harbor Health Services é interrompido devido a declaração de pandemia COVID 19.
Maio 2020 – Sou diagnosticado com diabetes tipo 2.
16 de Junho 2020 – Retorno às atividades clínicas com novos procedimentos de biossegurança implementados.
30 de setembro 2020 – Peço para deixar a posição de Team Leader no Ellen Jones Community Dental Center com a intenção de me focar mais no atendimento clínico.
Setembro 2021 – Meu irmão Marcos Rogério me liga dizendo que foi aprovado no INBDE. Isso me dá motivação para estudar para a prova novamente e começo um plano de estudo visando a execução da prova em até seis meses. Se eu conseguisse a aprovação eu aplicaria para Residência em Endodontia.
Dezembro 2021 – O Ellen Jones Community Dental Center recebe doação de dinheiro para comprar o sistema CEREC com scanner intraoral, fresa e forno. Até então o equipamento mais moderno oferecido no mercado.
18 de março 2022 – O resultado do INBDE chega com a minha aprovação!
Abril 2022 – Viagem para Carolina do Norte e Texas para conhecer dois programas de Endodontia. Na Carolina do Norte conheço os Drs. Carlos Camargo de São José dos Campos, SP, Professor de Endodontia e Antonio Moretti, de São Paulo, professor de Periodontia. No Texas, depois de mais de 20 anos, eu tenho a chance de reencontrar duas colegas de turma da Faculdade, a Juliana Godinho e a Lisa Giovanetti.
Julho 2022 – Sou convidado para fazer entrevista para Residência na Universidade da Carolina do Norte.
Agosto 2022 – Recebo e-mail dizendo que eu entrei em uma lista de espera na UNC e caso algum candidato desista do programa meu nome será selecionado.
Setembro 2022 – Envio da minha aplicação para o Advanced Standing Program na Boston University.
10 de Janeiro 2023 – Entrevista para o Advanced Standing Program na Boston University.
15 de Fevereiro 2023 – Recebo e-mail com a minha aprovação para me tornar aluno na Boston University.
17 de maio 2023 – Aniversário de 50 anos.
30 de junho 2023 – Meu último dia como Dentista no Ellen Jones Community Dental Center.
Foram mais de 15 anos trabalhando diariamente em um lugar ao qual eu nunca imaginei estar. Como eu disse no almoço de despedida com a equipe toda reunida, eu sempre procurei ser muito grato pela presença de cada um deles ali, porque eu certamente não seria capaz de exercer o meu trabalho sem a presença deles ali.
No final de julho eu dou início a uma nova etapa da minha vida, voltando ao ritmo de aulas, estudo e provas que ficaram para trás há 25 anos. Eu acho que sempre há espaço para crescimento e desenvolvimento. Mais do que obter o meu Diploma de Odontologia nos Estados Unidos, a chance de poder voltar aos estudos nesta idade irá me ajudar a ser mais criterioso da maneira com que eu vou encarar o meu futuro. De mente aberta para novas tecnologias e técnicas operatórias estes próximos dois anos serão, com certeza, muito bem aproveitados.
Um abraço e sucesso sempre!