Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Sonho

Sonho

Por onde começar? Como fazer para que o sonho de uma vida venha se tornar realidade? Acho que a primeira coisa é saber o que é sonho de uma vida ou simplesmente uma vontade de mudar de vida. Ambos podem alterar radicalmente o trajeto de uma vida, mas eu creio que o combustível que move cada um tem um poder diferente. Quando se sonha uma vida toda você tem durante anos aquele desejo acumulado, estudos feitos e realizados na busca constante e incessante de alcançar um objetivo final. O sentimento da conquista acaba se tornando mais doce e a sensação de realização bem mais revigorante. A vontade de mudar de vida talvez não venha acompanhada muito de perto deste sentimento de realização. Muitas vezes esta vontade de mudança está atrelada a momentos vividos e experimentados que nunca tinham sido levados em conta e que de repente tudo muda de sentido. Vou dar um exemplo.

            Esse exemplo de “vontade de mudar de vida” apareceu na minha frente há mais ou menos uns seis ou sete anos quando uma brasileira apareceu no meu local de trabalho acompanhando uma paciente - também brasileira - que estava em tratamento no nosso Centro Odontológico. Depois da consulta da colega, uma das nossas Recepcionistas chegou para mim e disse que tinha uma pessoa que queria falar comigo. Entre um paciente e outro eu falei que tudo bem e poderia dar atenção para ela enquanto eu tinha a sala preparada para o próximo paciente.

            Essa moça se apresentou dizendo que era Endodontista no Brasil e que estava passeando nos Estados Unidos pela primeira vez. Disse que tinha chegado há pouco tempo e que tinha ficado encantada com tudo o que estava vendo e conhecendo. Por conta de todo este deslumbre brevemente experimentado ela queria saber como fazia para conseguir trabalhar neste lugar tão especial que ela estava conhecendo. Eu comecei a ouvir a história e comecei a colocar em ordem, dentro da minha cabeça, o melhor caminho para poder orientá-la: NBDE parte I, II, TOEFL, DENTPIN, tudo o que seria necessário se preparar de antemão para que ela pudesse fazer a aplicação para os programas de Advanced Standing ou uma Residência, já que ela disse ser Endodontista.   Foi neste exato minuto quando eu disse que estava colocando tudo em ordem na minha cabeça para passar o caminho para ela que a informação final - e que encerrou toda a conversa - veio. Ela disse não falar um “a” em inglês.

            Muito gentilmente eu procurei direcionar a conversa para um final, disse que tinha ficado feliz com a visita dela, mas para que ela pudesse prosseguir com qualquer desejo de mudar de vida, ela precisaria primeiramente aprender o idioma.

            A diferença entre sonhar com trabalhar nos Estados Unidos - ou qualquer outro país - e querer mudar de vida tem uma distância monumental entre um e outro. Quem sonha mudar de vida se prepara para tal ventura. O mínimo exigido é aprender o idioma de onde se quer viver. Você não pode dizer que quer mudar de vida vivendo na Alemanha querendo viver lá sabendo somente português. Não dá. Não é possível viver uma vida plena e satisfatória sem aprender o idioma local. Muitos que estão lendo este artigo vão até querer me dizer que é possível sim, porque eles conhecem gente que imigraram para os EUA - por exemplo - vivem ali há mais de vinte anos e não falam inglês e vivem muito bem. Primeiramente, as perguntas são: Onde eles moram? Com quem eles se relacionam? Eu duvido que seja no interior dos Estados Unidos onde não haja mais nenhum outro brasileiro para conversarem e se relacionarem. Geralmente essas pessoas “bem sucedidas” estão vivendo a custa de colegas, amigos e parentes que fazem tudo por eles ou vivem em comunidades onde o número de brasileiros é grande e aquela determinada localização - por conta do numero elevado de brasileiros locais - obtém pessoas que falam o idioma para poder auxiliar justamente esses que chegam, não falam inglês, se acomodam e se recusam a aprender o idioma. Diga-se de passagem, já vi casos similares entre a comunidade de outros países Latino-Americanos. Este privilégio não se resume exclusivamente ao brasileiro.

            Deixar o sonho de lado e fazer acontecer é uma outra história. O primeiro passo é necessário ser dado sempre sobre terreno firme e bem orientado. Para isso estamos aqui. Sem falsa modéstia, nosso blog vem ajudando a orientar muita gente que andava sem rumo, somente sonhando e sem saber por onde começar. A palavra que manda nestes casos é planejamento. Conheça as regras deste jogo. Acompanhe o nosso blog e fique sempre ligado nas informações postadas. Assine a plataforma Dr. Dream e comece hoje mesmo o caminho para sua nova vida nos EUA como Dentista.

            Um abraço e sucesso sempre!

Respeito entre Colegas

Respeito entre Colegas

Datas memoráveis

Datas memoráveis