Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Respeito entre Colegas

Respeito entre Colegas

            Há pouco tempo eu ouvi uma coisa muito interessante sobre o exercício da Odontologia aqui nos EUA. Somente vinte por cento dos Dentistas Americanos são especialistas. Parece muito pouco quando a gente pensa que no Brasil muitos Dentistas hoje em dia carregam junto ao seu nome mais de uma Especialização. Mas como este número de Especialistas pode ser tão pequeno em um mercado tão atraente e competitivo?

            Eu poderia enumerar diversos motivos e fatores que levam a este fenômeno. Não um fenômeno na sua essência, mas é que por aqui as coisas se desenrolam de um jeito um pouco diferente do que a gente está acostumado a ver no Brasil. Um destes fatores está no número de Dentistas que se aposentam e entram no mercado anualmente. Aqui nos EUA existe um equilíbrio um pouco mais acertado entre os que saem e os que entram, ao passo que no Brasil o número dos que entram supera os que se aposentam em um volume muito maior. Neste caso o mercado fica saturado e os profissionais precisam se destacar de alguma forma para poder manter o trabalho sem perder para a concorrência.

            Aqui nos Estados Unidos a coisa funciona mais ou menos assim:

            Vamos supor que você é um clínico geral e um paciente liga para você no meio da noite com dor. Você pede para que ele apareça no seu consultório logo pela manhã para fazer uma avaliação e quando ele vem, você percebe que ele precisa de um tratamento Endodôntico no primeiro pré-molar superior direito. Você faz o atendimento emergencial e encaminha para um Endodontista. Por sorte, seu paciente consegue uma consulta naquele mesmo dia e em uma única sessão, o tratamento é concluído. No dia seguinte você recebe um e-mail do Endodontista agradecendo sua indicação e manda uma imagem do dente antes e depois do tratamento. No dia seguinte sua secretária recebe uma ligação do paciente pedindo para ser atendido para ter o dente restaurado. Simples e sem preocupação.

            No Brasil a coisa pode acontecer um pouco diferente:

             Quando seu paciente liga se queixando da dor você se sente na obrigação de fazer tudo o que for possível fazer no seu próprio consultório para não correr o risco de perder dinheiro para outro Dentista. Ainda mais: você chega a temer perder o próprio paciente porque o Endodontista que você conhece, também fez especialização em Prótese e ele está divulgando na sua rede social que ele está trazendo de fora uma nova técnica e novos materiais para confecção de coroas que você não tem domínio.   

            Acontece que se você mantiver aquele paciente no seu consultório, você vai poder fazer o tratamento do canal em uma ou duas sessões mais uma coroa metalocerâmica. A renda dos dois tratamentos ficam sob seu controle e não existe o risco de você perder dinheiro com a sua indicação. Deixa para mandar para o Endodontista/ Protesista aquele pré-molar inferior com três  canais atresiados e ele fazer uma coroa naquele segundo molar superior vestibularizado (só que você não sabe que ele fez um curso de implante no semestre passado e quando você manda o paciente para ele fazer o tratamento do canal e a coroa ele convence seu paciente a fazer implantes. Ele tira os dentes, faz implante de carga imediata e ganha cinco vezes mais sobre o que você tinha planejado originalmente).

            Não importa o que você saiba ou acumule em termos de conhecimento. Nada vai superar a sua experiência clínica e experiência de vida em momentos como estes. Buscar uma Residência nos Estados Unidos irá trazer para você todos os benefícios que um Especialista desfruta dentro da sua comunidade. Você terá o respeito dos colegas, o respeito dos pacientes, dos seus funcionários e da sociedade, ao passo que se graduar em um Advanced Standing Program - Validação do Diploma - você ainda assim será visto com respeito por parte dos seus colegas Especialistas, respeito por parte dos pacientes, funcionários e da sociedade, mas sem aquele receio de perder o paciente para alguém que se julga mais e melhor habilitado que você. Infelizmente ainda vivemos em um mundo como este. Lembre-se que a boa comunicação entre profissionais sempre se faz necessária quando se quer manter bons relacionamentos entre você e os pacientes e entre você e seus colegas.

            Um abraço e sucesso sempre!

Opções

Opções

Sonho

Sonho