Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Duas mil formas

Duas mil formas

            Quem se interessa por este assunto? Seguro de responsabilidade profissional. Quando eu estava no Brasil a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) oferecia esta modalidade de seguro para aqueles que se associavam. Pelos quase 10 anos que exerci a profissão no Brasil eu nunca ouvi falar de ninguem que tenha usado este seguro para se proteger contra processos cíveis. A gente sempre ouve falar de alguém que foi processado e da dificuldade por que passou, mas ninguem nunca tem os detalhes para contar como foi e o que foi preciso fazer para lançar mão deste seguro.

            Aqui nos Estados Unidos a coisa é um pouco diferente. Infelizmente (ou felizmente) eu não tenho vivência para contar nada específico sobre este assunto. Graças a Deus! Além do quê, por ser Limited Licensed Dentist, o grau de responsabilidade que recai sobre mim é de um tamanho tão grande, que só de pensar no que um problema desse pode gerar me dá dor de estômago. Esta responsabilidade é exacerbada de um grau tão grande porque no momento que você obtém a sua Licença, todo o seu conhecimento e atividade recai diretamente sobre a pessoa que assinou o pedido de licença para você. Tudo o que você faz, aos olhos do Board, recai sobre o seu Diretor Clínico. Os méritos e deméritos. Como nunca ninguém liga para o que você faz corretamente, o problema se torna muito maior quando alguma coisa sai da linha da normalidade.

            Se eu faço o atendimento clínico em um paciente e este decide fazer uma queixa contra mim no Board of Dentistry, quem vai ter que responder pelo meu ato não sou eu, e sim o meu Diretor. Ou seja: pisar na bola afeta diretamente a pessoa que confiou em você, sem mesmo te conhecer. Para mim, não há prova maior de confiança do que esta. E aqui nos EUA, se o processo junto ao Board prosseguir, o Diretor Clínico pode até sofrer sanções profissionais por conta do Limited Licenseé. A coisa é muito séria!!

            Na parte jurídica dentro de um Federal Qualified Health Center (FHQC) a coisa é diferente. Se algum paciente decidir processar o Departamento Odontológico de um Community Health Center que seja FQHC o caso sobe diretamente para corte federal. Isso pode acabar tirando um pouco da disposição de quem quer processar porque a pessoa não vai estar lidando com peixe pequeno. Além do Health Center ter contrato com escritórios grandes de advogados, todo o processo indo diretamente para o nível federal vai significar dizer muito dinheiro para pagar para advogados, despesas jurídicas etc. Isso pode tirar a vontade da pessoa em continuar o processo, porque o que vai se gastar pode não compensar o que se pode ganhar.

            Eu sei que todos nós estamos sujeitos a um problema aqui ou ali. Não importa quão metódico a gente seja, uma hora ou outra a coisa pode desandar e nos fazer pender para o lado que não queremos ir. Eu acho muito legal a idéia do inventor Thomas Edison quando da criação da lâmpada elétrica. Ele disse que não via as mais de duas mil tentativas erradas para a criação da lâmpada como fracassos. Ele disse que aprendeu duas mil formas de como não o fazer uma lâmpada. Isso é fantástico, porque mostra que o que para a gente é fracasso, para outros é uma forma de aprendizado. A mudança de perspectiva na nossa vida pode e faz toda a diferença quando buscamos aprimoramento profissional e pessoal.

            Não deixe de buscar o que você deseja para sua vida se as coisas não caminharem como você gostaria. Olhe para cima e por cima de quem ou do quê te coloca para baixo e siga em frente. Sempre!

Um abraço e sucesso sempre!

Confidencialidade

Confidencialidade

Autenticidade

Autenticidade