Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Financiamento – Para Pagar Pelo Advanced Standing Program

Financiamento – Para Pagar Pelo Advanced Standing Program

            Com pouco menos de seis meses para o início das aulas dúvidas sobre um dos aspectos mais desafiadores em fazer parte do grupo de alunos da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine ainda paira no ar. Como é que eu vou pagar por este programa? De onde virá o dinheiro? Qual o valor que eu tenho que pedir para ter o mínimo para viver enquanto estiver na Escola?

            De todas as perguntas que já me fizeram sobre a trajetória para se tornar um Dentista nos EUA, eu acho que sobre como pagar pelo programa sempre foi uma das questões que eu nunca tive uma resposta precisa. Na verdade, por mais que pareça que eu estivesse tentando me desviar de dar uma resposta correta, o que eu nunca fiz foi dizer que não era possível por conta da falta de dinheiro. Digo isto, porque o dinheiro existe, está na mão de algumas pessoas que se dispõe a financiar o estudo de algumas outras tantas pessoas que procuram pelo recurso e se comprometem posteriormente a ressarcir o bolso de quem os abriu. O problema, no entanto, é saber onde procurar este dinheiro e de que forma ele vai chegar até você, e hoje eu quero compartilhar o pouco que eu aprendi até aqui. Prometo continuar sobre este assunto assim que eu tiver mais informação.

            Vamos lá.

            Ao contrário de antigamente hoje os programas não podem mais perguntar como o candidato vai fazer para pagar pelo curso ou mesmo se ele(a) vai conseguir pagar. Dinheiro e finanças ficam de fora do assunto durante uma entrevista com o risco do candidato se queixar de que não foi selecionado por discriminação pelo fato de não ter como pagar pelo curso. Muito bem. Eu não sei se foi por conta deste problema, mas eu aprendi que a Boston University dispõe de um departamento dedicado exclusivamente para revisar a documentação e aplicação para recursos Federais a fim de auxiliar os alunos a quitarem suas dívidas com a Universidade.

            Uma coisa interessante que eu aprendi logo quando eu cheguei por aqui, foi que as Universidades não recebem mensalidades, elas recebem o montante total de uma só vez durante aquele ano, logo no início das aulas. Uma cacetada logo para começarem as aulas e garantir o ano de estudo do aluno. Quando eu entendi que a coisa funcionava deste jeito, eu fui fazer uma conta simples de aritmética para saber qual a diferença entre os quatro anos do Curso de Odontologia onde eu completei no Brasil e quatro anos aqui nos EUA, no caso na época a Boston University. Eu cheguei à conclusão de que quatro anos de Odontologia no Brasil correspondiam – valores em dólares – a um ano de Odontologia nos EUA, e isso na cotação de quinze anos atrás. Muito bem, e da onde vem este dinheiro todo que é necessário conseguir para completar o programa Advanced Standing na Boston University?

            Para os alunos com Cidadania Americana e Green Card o Governo Federal oferece uma Linha de Financiamento chamada FAFSA (Free Application for Federal Student Aid). O valor máximo oferecido por este programa tem um limite de cerca de 47 mil dólares, pouco mais da metade do valor da tuition – anuidade – que a Escola cobra por um ano de curso. E o resto do dinheiro? O restante da diferença vem de um segundo fundo Federal que complementará o orçamento chamado “Cost of Living” que inclui o valor da tuition, mais material de consumo, moradia, alimentação, equipamento, livros etc. Todo o valor aproximado a ser gasto durante o ano é colocado em uma planilha e dali sai o valor final a ser pedido para a manutenção durante aquele ano.

            De posse da liberação do recurso, o que acontece com este dinheiro? Bom, eu ainda estou um pouco longe deste momento, mas eu vou compartilhar aqui o que um amigo me falou sobre este momento.

            Primeiramente você não vê a cor do dinheiro da tuition. A Universidade recebe o dinheiro diretamente da instituição financeira, sua anuidade é paga e você pode cursar o programa. A diferença é depositada integralmente na sua conta bancária e você, então, é responsável pela administração deste dinheiro durante o ano todo. Vamos supor que você tenha feito o pedido de financiamento no valor de duzentos mil dólares para o seu primeiro ano. Pouco mais de oitenta e cinco mil é enviado diretamente para a Universidade para pagar pelo seu curso. A diferença de cento e quinze mil é depositada na sua conta bancária para você administrar durante o ano todo. Mas não ache que esta “bolada” te fará se sentir o dono do mundo...

            Boston é conhecida como uma cidade muito cara para morar. Qualquer quitinete próxima à Universidade não sai por menos de três mil dólares por mês para morar. Três mil dólares vezes doze meses são trinta e seis mil dólares subtraídos daqueles cento e quinze mil. Daquele valor, você agora tem disponível setenta e nove mil dólares que deve cobrir as despesas com alimentação, transporte, roupa, seguro de saúde – que é obrigatório no Estado de Massachusetts – prova do CDCA. Dividido por doze meses, você teria disponibilizado como “salario” cerca de seis mil e quinhentos dólares para cobrir todas estas despesas acima.

            Agora, imagine se a pessoa tem família com filho ou filhos. Claro que ninguém procuraria residir próximo á Universidade por conta dos valores de casas e apartamentos ali próximos. O aluguel de um apartamento com 3 quartos próximo à Universidade não sai por menos de quatro mil e quinhentos dólares. As pessoas procurarão um lugar um pouco mais afastado, depender de transporte público para se locomover e torcer para que nenhuma nevasca venha a obstruir sua chegada até a Faculdade durante o inverno.

            Bom, o texto não foi para amedrontar ninguém. O que eu quero reforçar aqui é que o curso é caro, mas o dinheiro existe. Se você tiver o visto de estudante, o recurso financeiro também existe através de linhas de crédito em bancos privados que, para minha surpresa, oferecem empréstimo estudantil para quem cursa faculdade de Odontologia. Eu fiquei surpreso com esta notícia, porque eles dão a oportunidade a quem terá um bom rendimento no futuro a obter o dinheiro para completar o programa.

            O Dentista aqui nos EUA tem a reputação de ser uma pessoa de boa conduta – salvo claro algumas maçãs podres como em qualquer lugar do mundo – mas emprestar dinheiro para um Dentista é quase certeza de ter o dinheiro devolvido dentro do prazo combinado. Então não deixe de lado a sua vontade de crescer profissionalmente por conta de não ter dinheiro para pagar pelo programa. Ninguém, nenhum aluno – ou muito poucos – podem dizer que têm dinheiro para pagar por tudo. Alguns saem dali com uma dívida de quase meio milhão de dólares e os graduados no ASP podem chegar a metade disto, ou um pouco mais. Mas no final das contas você terá em mãos um documento, um Diploma, um Certificado que te abrirão as portas para o trabalho em qualquer Estado Norte-Americano e que poderá te abrir um leque de oportunidade nunca imaginado.

            Um abraço e sucesso sempre!

Segredos

Segredos

Walk the walk

Walk the walk