Pragmatismo
Em 2005 eu tive a chance de ter uma das melhores aulas dentro do curso de Especialização em Ortodontia que eu estava fazendo. Odontologia legal.
Durante uma das aulas falou-se sobre a importância de se manter as anotações pós-operatórias de maneira clara e concisa, descrevendo o procedimento realizado, material utilizado e o que foi dito para e pelo paciente. Isso me marcou muito justamente por conta de uma história que ele contou.
Há não muito tempo durante um jantar entre amigos, uma socialite do Rio de Janeiro estava falando sobre um procedimento odontológico realizado em uma clínica Odontológica famosa da cidade. O dono desta clínica, um renomado Dentista que tinha a habilidade de realizar procedimentos, na época, inovadores e muito buscado pelos famosos da região. Dizia ela que não tinha ficado totalmente satisfeita com o resultado e achava que poderia conseguir alguma coisa melhor.
Sentado junto a ela estava um advogado da cidade e, ouvindo atentamente a história das consultas feitas por ela junto a este Dentista perguntou se ela gostaria de ganhar algum dinheiro com aquela insatisfação. Estava lançado o desafio. Tirar do Dentista uma quantidade X de dinheiro por conta desta insatisfação pelo tratamento oferecido. No final, a socialite conseguiu tirar do Dentista mais de 100 mil reais. Dá pra imaginar uma coisa destas? Perder 100 mil reais por quase nada?
Mas aí é que está o problema. Não é quase nada.
O colega Dentista teve este infortúnio em sua vida porque o advogado sentado junto com a socialite sabia que um dos grandes problemas por parte dos Dentistas no Brasil é sua inabilidade de fazer e manter anotações clínicas. Faz-se uma pequena nota – quando isto – na ficha do paciente, mas não se coloca o que foi discutido, oferecido e aceito por parte do paciente no que tange o tratamento realizado. E isso é muito sério.
Uma grande dificuldade que Dentistas Brasileiros encontram quando começam a trabalhar em solo americano é fazer as anotações pós-operatórias. Eu tive muito problema com isto no início e não acho que seja problema falar sobre o assunto. É importante ter em mente que as anotações feitas deve refletir, aos olhos de quem lê, exatamente o que aconteceu durante a consulta. Somente desta forma o Dentista pode se proteger de problemas legais futuros, caso venha a encontrar gente com má intenção como o que o colega carioca encontrou.
É muito comum, Dentistas nos Estados Unidos passarem ainda mais de uma hora depois do dia de consulta terminado fazendo suas anotações, detalhando com o máximo de detalhes possíveis tudo o que foi feito e conversado com o paciente. Se algum dia o paciente decidir leva-lo para a corte, a primeira coisa que se pede são os “records” do paciente. Estando tudo certo, o Dentista terá como se prevenir contra pessoas de má fé.
Caso o seu desejo seja exercer a Odontologia nos EUA, lembre-se que as anotações pós-operatórias são uma parte importantíssima de todo o processo. Lembre-se, no entanto, que você deve manter-se exclusivamente aos fatos ocorridos. Falou-se isto, ofereceu-se aquilo, o paciente aceitou ou negou isto ou aquilo. Nunca o que você achou ou acha que o paciente pensou ou sentiu. Seja pragmático e conciso. Isto poderá salvar sua vida.
Um abraço e sucesso sempre.