Processo Seletivo
Você se lembra dos dias pré-vestibular? Dias anteriores ao momento da prova, quando todo o conhecimento acadêmico, até então, seria colocado à prova para garantir o seu ingresso na Faculdade de Odontologia? Algumas provas mais fáceis que as outras, umas vezes as vagas não tão disputadas. Mas no final das contas, era somente você e a prova à sua frente, dois ou três dias sentado por quatro horas, cercado por gente que você pouco ou nada conhecia, sendo vigiado a todo o momento para se ter certeza de que somente o que vinha do seu conhecimento acumulado estaria nas folhas de respostas ou no gabarito.
Agora imagine você passar por um processo seletivo onde o seu conhecimento acadêmico acumulado não tem muita importância, ou talvez não seja tão relevante para se alcançar seu objetivo. Imagine que tudo o que você fez nos anos da sua vida tivesse maior peso no momento de ser selecionado para a sua vaga desejada. De repente você entende que ter sido o melhor aluno da turma não é tão relevante quanto você imaginava e agora você vê alguém com uma nota inferior à sua conquistar a vaga que você almejava. E agora, o que fazer?
O processo seletivo norte-americano é algo totalmente fora do que estamos habituados. Notas contam como parte de um todo que, muitas vezes, não apresenta a mesma relevância que acreditávamos ser importante. Para ingressar em um programa de Residência em uma Faculdade de Odontologia ou um programa de Revalidação do Diploma (Advanced Standing Program) é preciso que você mostre conhecimento dentro da Odontologia, sim, claro! Não aceitariam um engenheiro para a vaga, mas o que estes programas buscam como seus alunos são candidatos que possam agregar valores intangíveis ao nome da instituição. Você pode não ter tido as melhores notas durante o curso da sua vida acadêmica, mas você se destacou em resolução de conflitos durante a vida fora da faculdade. Ou quem sabe, foi apontado como tesoureiro do seu clube e conseguiu equilibrar as contas que estavam em desordem até a sua chegada. Quem sabe você realizou viagens missionárias com a sua Igreja com a intenção de proclamar o Evangelho em lugares remotos da sua cidade, estado ou mesmo do Brasil.
O que eu quero dizer aqui é que quando você decidir partir para a busca de uma vaga dentro de um programa de Residência ou ASP você deve levar com você todos os seus atributos que você acreditava serem desnecessários ao enfrentar uma entrevista voltada para seu futuro dentro da Odontologia. Antes de decidir partir para este projeto, reavalie seus pontos fortes fora do seu mundo profissional. As pessoas confiam em você? O que você sabe fazer de diferente que as pessoas ao seu redor não sabem? Música? Artes? Culinária? Quem sabe você seja bom em oratória, ou quem sabe já tenha escrito um livro? Suas habilidades podem fazer a diferença no momento em que você estiver frente a frente de um entrevistador que irá buscar lá no fundo do seu eu, a sua verdadeira personalidade e então poder avaliar se você poderá agregar alguma coisa diferente para o corpo de alunos e a própria instituição.
Falando sobre isso...
O processo seletivo para o exercício da Odontologia no Estado de Massachusetts como Limited Licenseé também não é muito diferente. A primeira coisa que eles exigem são três anos de graduação e experiência clínica. Ainda que possa parecer muito, ainda é pouco para a quantidade de pacientes que são vistos por dia. Atualmente, por conta do COVID, o número de pacientes vistos reduziu bastante, mas o esperado em condições normais de pressão e temperatura são dezesseis pacientes por dia, variando um pouco para mais ou para menos caso haja emergências que aparecem durante o dia ou procedimentos de demandem uma hora de atendimento como preparo de coroas e tratamentos de canal. Atualmente o nosso número está em doze mas com a possibilidade de se reduzir caso o numero de pessoas contaminadas com o COVID aumente na região geográfica onde o Centro Médico/Odontológico fica localizado.
Uma coisa muito importante a se ter em mente antes de aplicar para uma vaga como Limited Licensed Dentist é ter em mãos o resultado da prova TOEFL com um score mínimo de 75. Lembre-se que a maioria dos Programas de Residência e ASP pedem um score mínimo que varia entre 90 e 100, então 75 é o mínimo do mínimo necessário para que o BORID (Board of Registration in Dentistry) entenda que você é capaz de compreender e se comunicar de maneira eficiente com os pacientes e a sua equipe. Também, no primeiro ano, o BORID exige que o candidato cumpra cursos de Educação continuada em áreas especificas como Segurança do Trabalho, Biossegurança e Plano de Tratamento. O certificado emitido pela American Red Cross para Ressuscitação Cardio Respiratória também é obrigatório para fazer a aplicação para a licença em como uma taxa de noventa dólares mais a ficha de aplicação com a assinatura do seu futuro Diretor Clínico. Tudo isso pode ser encontrado aqui.
Quanto à questão salarial, acho que a coisa mais importante a ser lembrada é que o trabalho em um Community Health Center em Massachusetts oferece um rendimento bom para quem busca esta atividade. Eu não vou me ater a números, ainda mais porque é uma coisa muito particular e isso também varia muito do tempo de experiência da pessoa que está aplicando bem como a experiência propriamente dita. Se você quiser saber a média salarial para este trabalho você pode encontrar mais informações aqui. Lembre-se que cada um recebe uma oferta salarial e isso é individualizado, levando-se em consideração principalmente seu tempo de formado.
No mais, a busca de uma vaga pode ser iniciada através de sites de ofertas de trabalho. O Estado de Massachusetts é o único na Federação que oferece esta oportunidade para Dentistas graduados fora dos Estados Unidos. Lembre-se sempre que esta oportunidade é válida por até cinco anos e caso deseje-se continuar sob esta chancela - Limited Licenseé - é preciso ser aprovado na Prova do CDCA (Commission on Dental Competency Assessments). Mas este é um assunto para uma outra hora.
Um abraço e sucesso sempre!