Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

   Não é fácil

  Não é fácil

            Ainda que a Dental Limited License em Massachusetts pareça ser um caminho simples para quem deseja exercer a Odontologia nos Estados Unidos, a habilidade de trafegar por esta estrada é cheia de dificuldades que quem está ansioso em seguir este caminho desconhece completamente. Eu digo isso porque eu fiz parte deste grupo de pessoas. Eu aprendi - e continuo aprendendo - que a Odontologia praticada em (CHC) Community Health Centers deve ter o seu padrão de qualidade almejando sempre a qualidade acima da média.

            Há cerca de vinte anos o acesso da população local do Cape Cod ao tratamento Odontológico restringia-se exclusivamente a consultórios particulares que, devido ao baixo valor pago pelo Estado aos procedimentos Odontológicos, dedicavam poucas horas de suas agendas a alguns casos selecionados a dedo para serem atendidos. Isso causava um aumento excessivo de pacientes Odontológicos nas salas de emergência do Hospital local onde, invariavelmente, a resolução do problema era administrado com antibióticos e remédios para dor - muitas vezes opióides - que acabou fazendo parte do grande problema de dependência química ocorrida na região.

            Os chamados FQHC (Federal Qualified Health Centers) são obrigados a atender a todos independentemente do tipo de convênio de saúde que possuam ou mesmo a sua habilidade de pagar pelo tratamento. Estes Centros oferecem uma ampla gama de serviços que são oferecidos para as comunidades de baixa renda e sem acesso aos cuidados básicos de saúde. Desta forma é possível oferecer aos pacientes acesso a um tratamento holístico e de maneira efetiva. Estes Centros são geridos por um Board composto por membros da comunidade onde a opinião dos pacientes locais é extremamente considerada, influenciando as decisões necessárias para a boa administração dos recursos investidos.

            Uma grande diferença entre um atendimento Odontológico oferecido por um FQHC e um consultório particular é que um FQHC tem um escrutínio muito maior por parte de agências Federais que fazem constante auditorias para garantir que os recursos enviados para o atendimento da comunidade está sendo feito de maneira correta e eficiente. Um consultório particular, ainda que esteja sob a tutela do Board of Dentistry do Estado, não passa pela avaliação de agências Federais e auditorias de prontuários exigidos para manter suas atividades clínicas. Isso faz com que a exigência por parte dos CHC sobre seus Dentistas acabe sendo muito maior do que do Board of Dentistry sobre os Dentistas particulares.

            Uma das coisas que é muito exigida dos Dentistas em um CHC são as anotações das consultas onde tudo o que foi discutido com os pacientes deve ser anotado. Todas as alterações de tratamento devem ser assinadas pelos pacientes confirmando seu conhecimento e todos os procedimentos invasivos - extrações e tratamentos de canal - devem ter o seu consentimento assinado e devidamente autorizado pelos pacientes. No caso de pacientes que necessitem tomar pré-medicação para tratamento por conta de doenças sistêmicas ou próteses de articulação todos eles devem assinar um documento comprovando que eles tomaram o medicamento antes de cada atendimento. No primeiro dia do atendimento os pacientes devem assinar um consentimento geral de atendimento certificando e autorizando o Dentista que fará o atendimento a realizar o atendimento. Tudo isso deve ser observado pelos Dentistas para cada pacientes que será visto naquele dia. Deixar de assinar um destes documentos abre um precedente legal muito grande, comprometendo a responsabilidade do CHC no atendimento.

            Por isso, se você tem o desejo de buscar o exercício da Odontologia em um CHC no Estado de Massachusetts lembre-se que é preciso ter uma mentalidade centrada não somente no atendimento clínico dos pacientes, mas também um cuidado muito grande com toda a documentação necessária exigida do tratamento realizado. É burocrático, exigente e demorado.

            Aqui, uma lista de documentos necessários que os pacientes devem assinar e que os Dentistas devem estar a par para cada paciente: Formulário de Consentimento Geral, Formulário de Consentimento para Extração, Formulário de Consentimento para Tratamento de Canal, Formulário de Consentimento para Atendimento quando sob Tratamento com Bifosfonatos, Consentimento para Confecção de Prótese Total, Consentimento para Confecção de Prótese Parcial Removível em Acrílico, Consentimento para Acrilização de Prótese Parcial e Prótese Total, Consentimento para Confecção de Coroa Dentária, Atestado de Administração de Pré-Medicação, Consentimento para o Plano de Tratamento. E tudo isso ainda assinado, com o caso em mãos de um Advogado hábil e astuto, acaba sendo completamente sem relevância pois o paciente poderá sempre alegar que não sabia o que estava assinando.

            Portanto, caso você ache que a Limited License em Massachusetts é um caminho fácil para entrar na Odontologia nos EUA, eu sugiro reconsiderar seus planos. De fato, é uma área muito recompensadora profissionalmente como um grande bônus, mas também com um ônus nem sempre muito conhecido e divulgado.

            Um abraço e sucesso sempre.

Processo Seletivo

Processo Seletivo

Para frente

Para frente