Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Criando Alicerces

Criando Alicerces

            Às vezes é difícil conseguir colocar as idéias em ordem para poder escrever alguma coisa com relevância e que venha realmente ajudar quem busca auxílio para obter informações pertinentes para este processo de validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Eu fico até um pouco constrangido de não poder fazer mais por quem deseja assim fazê-lo, mas uma coisa que eu aprendi nestes últimos anos é não sair da minha zona de conforto. Conforto que eu quero dizer não é aquele lugar onde todo mundo se sente seguro e protegido. Conforto que eu digo é não querer dar um passo maior que a perna e começar uma caminhada que não vai me levar - ou ajudar a levar ninguém - ao lugar desejado.

            Provavelmente está um pouco confuso, mas acho que é por aí mesmo. Escrever a descrever a minha experiência dentro da Odontologia aqui nos Estados Unidos é uma coisa muito fácil. Já escrevi muito sobre quase tudo o que eu já passei por aqui, minha experiência anterior no Brasil, as diferenças gritantes entre esses dois mundos completamente diferentes. É engraçado lembrar que logo quando eu comecei a trabalhar com Odontologia aqui nos EUA, eu ficava pensando nas alternativas do que fazer caso eu precisasse retornar ao Brasil. Será eu que eu conseguiria aplicar o que eu estava aprendendo na minha prática no Brasil? Estava sempre pensando nisto até que um dia eu percebi que lamentavelmente não seria possível.

            Eu acho que o simples fato de a cultura ser totalmente diferente e de como a população vê o profissional hoje em dia. Eu não acho que tenha vivido muito tempo no Brasil para poder lembrar que Dentistas eram pessoas diferenciadas dentro da comunidade. Eu realmente não me lembro disto; ao passo que aqui nos Estados Unidos, você dizer que é um Dentista te dá uma certa notoriedade por onde você passa.

            Alguns tomam para si a bandeira de nunca estarem errados, serem os donos do mundo. Outro são gente como a gente, o que me dá muita alegria poder fazer parte do círculo de conhecidos e renomados Dentistas locais que se comportam deste jeito. Tive a infelicidade de ter me apresentado a um grupo de Dentistas que literalmente me colocaram de lado quando disse onde eu trabalhava e de onde eu vim. Fui deixado de lado como alguém de uma classe inferior.

            O que me dá um pouco de paz é saber que esses não são a maioria dos Dentistas da região. Eu já tive contato com Ortodontista, Periodontista, tenho um amigo Endodontista que me manda mensagem de texto periodicamente perguntando como as coisas estão, volta e meia eu mando pacientes para ele, tenho total acesso para perguntar o que eu precisar sobre qualquer assunto e acesso direto ao seu consultório na hora que eu quiser. Isso é o tipo da coisa que não tem dinheiro que compre.

            O respeito conquistado com os anos acaba criando um bom alicerce no relacionamento com os Especialistas. O uso deste mundo pequeno onde vivemos também ajuda bastante, como no caso do Periodontista que conheci aqui. Um amigo muito próximo mudou-se há alguns anos do Brasil aqui para os EUA e foi convidado para ser professor do curso de Ortodontia na Case Western em Cleveland. O chefe do Departamento é um brasileiro e sua esposa, chefe da cadeira de Periodontia da mesma Universidade. Quando fui conhecer o Periodontista aqui no Cape, vi que ele tinha feito sua residência nesta mesma Universidade. Isso foi o ponto necessário para poder criar um assunto completamente fora da conversa sobre odontologia, que acabou sendo um ponto em comum entre esses dois mundos. Eu não conheço a chefe de Periodontia da Case Western, e não conheço seu marido. Mas as conversas com meu amigo me deram a possibilidade de coletar informações que puderam um dia ser úteis no meu relacionamento com outros Dentistas aqui.

            No fim das contas o que quero dizer é para que você não fique preso no seu mundo. Quando começar a trabalhar aqui nos EUA, faça visitas aos consultórios locais e faça-se conhecido. Nunca é demais. A brasilidade neste caso serve para poder unir mundos aproximar as pessoas. Use isso a seu favor e mantenha sempre o foco aonde você quer chegar.

            Um abraço e sucesso sempre.

Feriados

Feriados

Revalidar ou Residência?

Revalidar ou Residência?