Feriados
Feriado é bom. Final de semana prolongado é melhor ainda. Mas feriado no meio da semana quebra as pernas, porque você trabalha dois dias, folga um e volta mais dois dias na mesma rotina. Aqui nos Estados Unidos a idéia de feriado é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. Geralmente por aqui a coisa acontece nas segundas feiras. Por exemplo: Labor Day - Primeira segunda feira de setembro. Memorial Day - Última segunda feira de maio. Columbus Day - A segunda segunda feira de outubro. Se o feriado cai no sábado, celebra-se na sexta e se cai no domingo, celebra-se na segunda. Coincidentemente o feriado Columbus Day este ano caiu no dia 12 de outubro, o mesmo dia de feriado no Brasil. Nem sempre isso acontece. Ano passado esse feriado foi dia 14, no próximo ano será dia 11 e em 2022 dia 10.
Mas isso é uma das coisas que os brasileiros estranham quando chegam aqui nos EUA. A quantidade de feriados são poucos quando comparados ao que temos no Brasil e quando eles existem a tradição de emendar feriados nem passa pela cabeça dos empregadores. O maior exemplo disso é o Thanksgiving. Este é um dos principais feriados americanos, suplantando até mesmo o Natal. É no Thanksgiving - última quinta feira de novembro - que as famílias se preparam e se reúnem. Separam o dia para confraternização, encontros e uma farta mesa de jantar. No dia seguinte, todo mundo volta ao trabalho. Claro que é possível fazer um planejamento adiantado fazendo o requerimento da sexta feira para ficar em casa, mas isso não é a regra. A expectativa é que todo mundo volte ao trabalho no dia seguinte como se nada tivesse acontecido.
Tudo bem que pode ser um pouco demais pensar dessa forma. Eu mesmo, certa vez, fiz o planejamento de todos os feriados do ano para que eu pudesse aproveitar o máximo possível de alguns momentos de folga, haja visto que a companhia não vê com bons olhos ausência do trabalho por mais de duas semanas. Foi-se o tempo quando eu tirei três semanas de férias e ainda tive garantia de retornar ao trabalho. Hoje em dia, a menos que seja por emergência, dez dias no máximo. E como foi que eu me planejei?
A primeira coisa foi me sentar na frente de um calendário e observar quais os sábados que eu trabalharia. Caso houvesse uma segunda feira próxima a um sábado de trabalho, aquele final de semana seria pedido como férias. Todos os onze feriados que a companhia celebra. É preciso também disponibilizar um feriado por ano para poder trabalhar meio período. Particularmente eu trabalhei por mais de cinco anos no dia da independência, dia 4 de julho. Há cerca de dois anos mudei para o feriado chamado President’s Day - terceira segunda feira de fevereiro. Geralmente é um dia frio, no meio do inverno. É melhor ir trabalhar do que ter que tirar neve da frente de casa.
Outra coisa interessante que é possível fazer também, é planejar esses feriados prolongados ou datas de aniversário. Se seu aniversario cai numa quinta feira ou uma terça feira, você pode pedir o dia do aniversario mais o dia posterior ou anterior a ele. Isso acaba dando uma sensação de microférias nesta data. Uma forma muito interessante que utilizei neste planejamento antecipado foi pedir oito sextas feiras consecutivas, mais os sábados onde eu trabalharia. Finais de semana prolongados e muito bem planejados.
A rotina do consultório por vezes pode ficar demasiadamente maçante. Eu gosto de trabalhar, não em entenda mal, mas é sempre bom colocar alguns momentos de descanso espalhados durante o ano para que seja possível fazer uma higienização mental, planejar-se para descanso com a família e a execução de cursos obrigatórios para a manutenção anual da licença. Seja o que for, planejamento é o que assegura a confiabilidade por parte da companhia no seu trabalho e no seu comprometimento com eles. Muito mais importante ainda, é a demonstração do seu comprometimento com o atendimento dos pacientes. Sua presença é sim, importante para o funcionamento de tudo que acontece por lá, mas no final das contas o que vale realmente é a satisfação por parte dos pacientes do seu trabalho bem realizado.
Um abraço e sucesso sempre!