Para frente
No curso de Odontologia faz falta uma matéria bem dada e bem abordada durante os anos de Faculdade que abranja o tema negócios ou administração. Eu não posso falar por outros cursos pelo Brasil, mas eu posso fazer um breve comentário do que eu vivi na Faculdade bem como o que eu vejo de alunos recém formados aqui nos Estados Unidos.
No meu quarto ano da Faculdade tivemos a matéria “Odontologia Legal” que a princípio dava a idéia de CSI - Crime Scene Investigation. Métodos de investigação ou identificação de pessoas através do uso da Odontologia, mas não foi bem assim. A Odontologia Legal abordada foi mais voltada para o que fazer ou deixar de fazer para evitar problemas legais. Não foi matéria dada por advogado, diga-se de passagem. Na verdade, essa aula era muito pouco assistida sem muita presença. O professor não parecia muito se importar com a ausência na sala de aula e muita gente somente aparecia no dia da prova que era sempre feita em grupo. Eu me lembro de termos como “negligência, imprudência e imperícia” e só. Nada mais.
Mais do que ser negligente no trabalho, imprudente nos procedimentos e demonstrar imperícia na atividade o Dentista recém formado ignora os meandros da atividade profissional no que tange a burocracia, legislação, contabilidade e administração de um negócio. São poucos os que investem tempo de dinheiro neste aprendizado depois que saem da Faculdade. Muita gente acaba chegando no mercado de trabalho ávido para iniciar o trabalho como Dentista sem saber por onde começar a ganhar dinheiro.
Eu sei que esse tema pode parecer um pouco desconfortável. Ninguém gosta de falar de dinheiro. Nem você com o paciente e nem o paciente com você. Você vai achar que está cobrando pouco e o paciente vai achar que você está cobrando muito. Infelizmente eu não conheço uma fórmula mágica para solucionar essa questão e ainda hoje muita gente deixa de conseguir realizar o que deseja por não saber como abordar esse assunto com os pacientes.
Talvez uma revolução dentro da Odontologia devesse acontecer. Sim, de fato uma revolução dentro da Odontologia deve acontecer de maneira que os que estão iniciando sua vida dentro de um consultório dentário saibam medir exatamente como fazer essa pequena empresa decolar. Ou caso não desejem investir em consultório próprio, que saibam compreender o que o mercado exige e a legislação existente para que eles possam tanto exercerem a atividade da maneira mais segura bem como saibam como lidar com as exigências de um mercado tão saturado e competitivo.
Outra coisa importante para se lembrar é que como Dentistas precisamos aprender a valorizar o nosso trabalho. Muitas vezes a gente faz as coisas de maneira tão automática que acabamos deixando de lado esse importante quesito dentro da vida profissional. Quando eu digo “valorizar o trabalho” é realmente saber qual é o valor comercial que o nosso trabalho merece. Existem fórmulas que a gente aprende como aprender qual é o valor da nossa hora de trabalho. Quanto custa manter o consultório e quanto se perde deixando o consultório vazio. Questões que muitas vezes não são consideradas por simplesmente não estarem no radar dos que entram no mercado.
Procure ajuda. Não é vergonha nenhuma dizer que não se sabe determinado assunto. Mais do que isto, é uma grande virtude reconhecer sua ignorância. Buscar ajuda de quem sabe mais do que a gente demonstra humildade e vontade de crescer. Isso pode abrir caminhos para o futuro quando se deixa para trás gente capacitada e que está sempre disposto a ajudar.
Não perca as esperanças e continue andando para a frente. Se cair, caia também para frente.
Um abraço e sucesso sempre.