Seja Grato!
Semana passada minha filha completou 10 anos. Vai parecer meio piegas, mas ver sua filha crescer e se desenvolver é uma coisa de outro mundo. Eu paro para pensar que há alguns anos ela cabia deitada no meu braço e agora eu quase que não tenho força para carrega-la. É o milagre da vida que acontece bem na frente dos nossos olhos e a gente acaba não se dando conta, deixando as oportunidades de um abraço, um cafuné e um beijo passar.
Eu tenho muito a ser grato. Gratidão é uma coisa que eu gostaria de abordar no dia de hoje porque aqui nos Estados Unidos celebramos o Thanksgiving, que é o Dia de Ação de Graças. Eu não vou contar a história do feriado aqui. Mas eu gostaria de falar um pouco sobre o ato de ser grato pelas coisas que acontecem na nossa vida.
Ainda que por vezes a gente não consiga entender o motivo das dificuldades por que passamos, o ato de ter um coração sempre agradecido pode mudar a perspectiva da situação. Por vezes temos medo - ou receio - de ponderar sobre o que estamos passando e acabamos nos entregando à comodidade de simplesmente ignorar aquela situação. Yoda falou que o caminho para o lado negro está no medo. O medo nos leva à raiva. A raiva ao ódio e o ódio ao sofrimento.
Tomar a decisão de ter um coração grato não é uma tarefa fácil porque muitas vezes temos que reconhecer que falhamos. Somos sempre orgulhosos! Este ano eu passei por uma situação difícil dentro do trabalho. Em determinado momento eu falhei em reportar um acontecimento para o meu Diretor. Isto acarretou uma série de eventos que acabaram me levando a uma reunião onde acabei levando uma bronca. Foi um momento de aprendizado. Aprendi que determinadas coisas não podem e não devem ser ignoradas e devem ser endereçadas às pessoas certas naquele exato momento. Eu poderia rumar para dois lados diferentes. Receber aquela bronca como uma afronta ou realmente tomar como uma lição e aprender com meu erro.
Não ter discutido e procurado arrumar desculpas para culpar os outros pele meu erro foi realmente a minha melhor decisão. Eu aprendi muito cedo na vida que um homem de verdade assume seus erros e, fazendo isto, tem a habilidade de nos tornar pessoas melhores. Além de ser um exercício de humildade; coisa que volta e meia Deus coloca na minha vida quando eu começo a achar que eu sei das coisas e não preciso da ajuda de ninguém. São aqueles tratamentos de canal que você bate o olho e fala: “Ah... vai ser moleza!”. Você começa e a broca desvia durante a cirurgia de acesso, você retoma o caminho certo e durante a instrumentação a lima quebra dentro do canal e o procedimento que você achou que ia demorar uma hora acaba depois de 3 sessões. Ou aquela extração de um primeiro pré-molar inferior que tem a imagem no raio X mostrando uma raiz cônica, e no momento da extração a coroa quebra, e o dente vai fraturando e, depois de uma hora e meia o terço apical finalmente sai. São momentos que devemos parar e pensar se a gente realmente é tão bom quanto a gente se acha.
Quando as coisas parecerem estar dando tudo errado, procure parar e olhar as coisas por uma perspectiva mais afastada. Naquele exato momento tudo pode estar parecendo desmoronar na sua frente, mas quem sabe aquele entulho todo ao seu redor não seja a fundação para algo maior que esteja para ser construído?
Seja grato pelos momentos fáceis por que você passa, mas seja também muito grato pelos momentos difíceis porque, geralmente são estes que definirão quem você realmente é.
Um abraço e sucesso sempre!