Seja Positivo
O pacote de benefícios que você obtém trabalhando como Limited Licensed Dentist em um dos muitos Community Health Centers do Estado de Massachusetts varia de lugar para lugar. No meu caso, eu fiquei surpreso com a possibilidade de – na época – poder tirar 4 semanas de férias e ainda ter direito a – também na época – 13 feriados nacionais. Isso somado a convênio de saúde, odontológico, aposentadoria e seguro de vida. Mais do que isto, quando eu comecei eu tive um salto no meu salário onde este literalmente quadruplicou, quando comparado ao que eu ganhava como Sales Associate na extinta, mas sempre saudosa, Filene’s Basement.
Benefícios a parte, mais do que a companhia pode te dar, é ter em mente o que você pode dar, mas não para a companhia, mas para os pacientes a quem ela serve. Digo isto, porque eu já conheci e trabalhei com gente que não via aquela oportunidade como uma chance de simplesmente fazer o seu trabalho. Quando que um profissional graduado no seu país de origem imaginaria exercer aquela atividade fora de casa, em um país diferente, com uma atividade cobiçada por tantos, com benefícios pagos de trabalho e, ainda assim, nunca parar de reclamar? Pode parecer exagero, mas não é. Por mais difícil que seja acreditar que ainda tem gente que consegue um trabalho em um Community Health Center como Limited Licensed Dentist e ainda assim reclama.
Não digo que a vida deva ser somente um mar de rosas. Muito longe disto. A vida nunca é somente um mar de rosas, mas cabe a cada um de nós aprender a nadar neste mar que muitas vezes quer nos puxar para baixo, manter a nossa cabeça no alto e ser grato por ter a capacidade de assim fazê-lo. Imagine que o que te levou a sair do Brasil – ou de onde você estava inicialmente – ficou para trás e agora você tem uma chance de ouro para fazer do seu futuro uma coisa melhor, mas sólida e duradoura e, mesmo assim, você arranja motivo para se queixar. Aonde é que o problema reside? No seu ambiente ou dentro de você?
No final de 2017 passou por nós um colega que tinha tudo para crescer e se desenvolver dentro do nosso Community Health Center. Experiente e com muito entusiasmo, aquela pessoa tinha um potencial enorme para fazer o seu nome e se estabelecer como uma referência entre a companhia e a comunidade. De sorriso fácil e aparentemente fácil aproximação, ele começou a ganhar espaço sendo sempre atencioso e pronto para ajudar. Os pacientes que começavam o tratamento com este colega pediam sempre para retornar com o mesmo Dentista, era possível ver uma conexão entre eles e em pouco tempo parecia que ele já estava se sentindo em casa.
Como tudo na vida, a verdade acaba surgindo com o tempo e não demorou muito para que a realidade nos desse um tapa na cara. Intrigas e fofoca começaram a aparecer no meio da equipe. Rancor, sussurros e animosidade. Jogos de diz que me diz e mensagens entrelinhas começaram a minar o relacionamento entre todos e tudo por conta de pequenos gestos e atitudes que se iniciaram por conta de uma insatisfação pessoal oriunda de quem sempre negou se queixar do que acontecia ao seu redor. Isso tudo acabou acarretando o quase desmoronamento de toda equipe que, somente não aconteceu, porque o nosso Diretor na época soube controlar a situação. No final das contas a pessoa responsável pediu para mudar de trabalho, as pessoas envolvidas em todo o esquema pediu para sair e, até uma delas, foi demitida por motivos que nunca virão à tona.
Não é difícil conseguir um trabalho como Limited Licensed Dentist aqui em Massachusetts. Dá trabalho, confesso, mas nem de longe é uma coisa impossível de se fazer. O difícil mesmo é encontrar disponibilidade de ter vontade de fazer cada dia um dia novo, sem olhar o que o outro faz e questionar se o que o outro está fazendo é certo ou não. Se você estiver disposto a simplesmente acordar cedo, ir trabalhar, fazer o seu trabalho da melhor maneira possível, estar disposto a ouvir seus pacientes e tratá-los da melhor maneira que você puder, ótimo! Siga em frente e faça o seu melhor. Se as coisas não acontecem como você acha que deveria acontecer, de um passo a frente e faça uma Residência, um programa Advanced Standing ou mude de profissão. Enquanto você trabalhar sob a tutela e chancela de alguém que coloca seu nome em risco para que você trabalhe e ganhe o seu sustento, dance de acordo com a música. Se você gosta e sabe fazer a mais perfeita reabilitação oral com facetas de porcelana e o lugar onde você trabalhar não oferecer este tipo de serviço, não reclame porque eles não o fazem. Simplesmente pergunte como eles podem usar o seu conhecimento da melhor maneira possível e atenha-se ao que for dito. Entenda qual é a filosofia de trabalho daquele lugar antes de você se comprometer a trabalhar ali.
Para finalizar quero dizer que eu tenho formação em Ortodontia e já há mais de 15 anos que eu não faço um planejamento ou tratamento ortodôntico. Por qual motiva? Porque o Community Health Center onde eu trabalho não oferece este serviço. Durante estes anos eu pude aprimorar o meu conhecimento dentro da área participando de cursos e congressos e me mantendo informado sobre as mudanças que vêm ocorrendo dentro da disciplina. Mais do que isto, eu aprendi que eu não sou um Dentista de uma única especialidade. Sinto muito prazer em fazer procedimentos de clínica geral que me ajudaram a consolidar ainda mais o chamado que eu tive. O que virá pela frente será construído sobre uma base sólida que servirá para estabelecer alguma coisa ainda mais duradoura no futuro.
Um abraço e sucesso sempre!