Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

ATUALIZAÇÕES - O Exame INBDE

ATUALIZAÇÕES - O Exame INBDE

Precisamos atualizar algumas informações importantes descritas aqui no blog.

Primeiramente quero agradecer muito àqueles que, durante esses anos, vêm nos acompanhando e dando apoio para que este trabalho continue. Fico mais grato ainda por saber que tanta gente soube e aprendeu que é possível conseguir exercer a Odontologia nos Estados Unidos, tendo vindo já graduado de outro país. Eu tenho uma métrica de visitas do site de outros países, mas não sei dizer se são brasileiros que acessam o site atrás de informação, mas mesmo que sejam, a certeza de poder espalhar a informação já vale muito a pena.

Quando eu cheguei aos EUA, eu não tinha ideia do que era necessário fazer para ter uma chance de ser Dentista nos EUA. O que ouvi falar a princípio foi de que era impossível e que eu nunca conseguiria fazê-lo. Depois, eu ouvi uma história dizendo que, se eu fizesse uma prova, somente eu conseguiria. Depois mudou para um curso depois que eu fizesse uma prova. A informação da prova começou a se destacar mais e mais e, no final das contas, eu entendi que essa prova, na verdade, era o National Board Dental Examiners (NBDE) parte I e II.

Eu aprendi que algumas Universidades ofereciam um programa especial para quem já fosse Dentista em seus paises de origem. Aprendi, tambem, que este programa tinha uma duração menor do que os quatro anos originariamente oferecidos e que algumas destas Universidades pediam somente a primeira parte do NBDE para que a pessoa tivesse a possibilidade de realizar a aplicação para o programa.

Com o passar do tempo, a prova do NBDE passou por algumas reformulações. A primeira da qual fui testesmunha foi a remoção da nota final do exame. SInceramente falando, eu não sei como as pessoas estudavam e se preparavam para esta prova no passado. Digo isto, porque a nota minima para ser aprovado no exame era 75 e as notas minimas enviadas para aplicações em programas nunca eram menores de 90. Eu mesmo, na minha primeira tentativa obitve nota 71 e, mesmo que eu tivesse conseguido passar com 75 eu não acho que seria competitivo o bastante para competir com quem aplicasse com nota 90 para cima. De qualquer forma, uma grande mudança que aconteceu no formato deste exame foi o critério de avaliação como PASS ou FAIL. Se você obteve nota 75 você passou no exame e não tem acesso à sua nota. Quem não obteve 75, recebe uma mensagem via email dizendo a pontuação obtida em cada parte de prova e o resultado. Com isso dá para se preparar melhor para a próxima tentativa.

A mudança deste critério de avaliação ajudou muito os candidatos, porque a partir deste momento não seriam mais preciso se preocupar com uma competição entre quem teria a melhor nota. Todos estariam nivelados como aprovados na primeira parte do exame que, no futuro, teria outra mudança radical.

Esta mudança comecou a acontecer cerca de 10 anos antes de ser implementada. Logo quando eu iniciei meus trabalhos como Limited Licensed Dentist eu ouvi comentários dizendo que o NBDE teria uma grande mudança… e… pensando bem, acho que esta grande mudança nesta época foi o PASS e FAIL… bom… de qualquer forma, a implementação de uma prova única foi ventilada com pelo menos 5 anos de antecedência. O Intengrated National Board of Dental Examiners veio como uma forma mais democrática de avaliar estudantes de Odontologia e, quem sabe, remover um pouco do peso que duas provas estariam sendo colocadas sobre os ombros dos alunos. Isto porque a parte I do exame acontecia no final do segundo ano e a parte II no final do quarto ano. Hoje em dia o INBDE é feito pelos alunos do quarto ano no final do seu curso eles ainda têm que administrar a aprovação no CDCA que é um exame que a gente vai conversar mais tarde sobre ele…

Como o próprio nome diz o Integraded National Board Dental Examiners integrou os dois exames anteriormente dividido em 3 dias - um dia para a primeira prova e dois dias para a segunda prova - e 900 questões - 400 na primeira prova , 400 no primeiro dia da segunda prova mais 100 questões no segundo dia, para 500 questões sendo 360 questões no primeiro dia e 140 questões no segundo dia. Uma grande diferença na prova integrada foi a torná-la mais clinica do que teórica, isso porque anteriormente as questões eram muito mais em cima de detalhes e minúcias quase nunca abordadas na clinica do dia a dia. Isso acabou facilitando muito para Dentistas que buscam fazer o Advanced Standing Program, porque toda e qualquer experiência prévia, certamente trará maiores chances de se obter sucesso neste exame.

Desta forma, se você está buscando o exercício da Odontologia nos EUA, saiba que este é um exame que você terá que completar querendo ou não. Não existe nenhum Dentista que trabalhe em consultorio particular que não tenha sido aprovado neste exame. O segredo para conseguir o “PASS” é sentar e estudar. Não tem outra solução, atalho ou caminho mais fácil. O segredo é não desistir. Se cair, sacudir a poeira a continuar andando em frente.

Um abraço e sucesso sempre!

Superando Barreiras Financeiras para Buscar Educação Odontológica nos EUA

Superando Barreiras Financeiras para Buscar Educação Odontológica nos EUA

Maratona

Maratona