Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Documentos

Documentos

            Uma semana depois da grande notícia, pouco ou quase nada mudou no meu dia a dia. Aquela enxurrada de e-mails e mensagens congratulatórias acabou dando um grande ânimo para o que está para vir mais para o meio do ano. Como uma das primeiras medidas tomadas – e neste caso nem por mim mesmo – foi a minha adição a um grupo do WhatsApp composto somente por brasileiros, todos na mesma turma para se formar em 2025. Até o momento somos sete Dentistas brasileiros que participarão de um dos mais concorridos programas oferecidos por instituições de ensino Odontológico dos Estados Unidos.

            Eu me lembro quando redigia meus textos para este blog quando dizia que as chances de brasileiros serem aceitos no programa da BU era sempre muito grande, porque a número de alunos inscritos por ano era baixo e isto poderia levar a uma grande possibilidade de ingresso, por conta da diversidade que a Boston University sempre foi conhecida em ser reconhecida. De fato, uma das grandes características exaltadas até mesmo pelo Professor que me entrevistou este ano, foi mencionar com grande orgulho a grande diversidade cultural que a Boston University tem. Eu não tenho ainda nenhuma outra informação para evidenciar esta próxima frase, mas eu creio que esta turma seja uma das que mais tenha brasileiros inscritos até hoje. Mais para frente eu confirmo esta afirmação.

            Sendo parte de minorias ou sendo integrado na grande diversidade da instituição, o que vale lembrar é a oportunidade que se tem de poder adquirir mais conhecimento. Poucos são os inscritos neste programa internacional que acabaram de sair da faculdade. Pelo menos no Brasil, um dos motivos é a completa ignorância sobre este programa. As pessoas vão saber sobre esta possibilidade depois de alguns anos, daí então é que vão começar a se planejar, preparar e partir para os Estados Unidos, obter a documentação necessária para permanência legal nos EUA. Vão alguns anos até que se consiga receber o tão esperado e-mail. Mas veja bem: Um dos intuitos deste blog é justamente ter a intenção de propagar esta informação para quem deseja começar este processo ainda nos bancos da faculdade.

            Ninguém que jura de pé junto dizer que sempre quis morar e trabalhar nos Estados Unidos começa a aprender inglês depois dos 25 anos. Se a pessoa diz que é sonho de criança viver a vida fora do Brasil, o mínimo necessário é ter um histórico de aprendizado do idioma de onde se quer viver. De posse do seu Diploma ele vai saber dos passos necessários para chegar aos bancos de uma instituição norte americana. INBDE, TOEFL, Carta de intenção, Carta de referência e mais toda documentação, taxas e emolumentos necessários para conseguir fazer a inscrição e aguardar ser chamado.

            Eu mesmo tentei certa vez fazer a enumeração de tudo o que eu paguei para chegar até aqui. Eu perdi a conta. Não é um processo simples. Uma das características do mundo norte-americano é a quantidade de papel exigida para tudo o que se deseja fazer. Se você acha que o preenchimento de formulários, documentos e atestados é uma grande perda de tempo, prepare-se para o que as instituições americanas têm a te pedir. No fundo, no fundo eu não reclamo, porque eu sei que o que eles querem é ter a certeza propriamente documentada de que aquela pessoa é quem diz ser e sabe fazer o que diz saber fazer. Um exemplo bem simples desta quantidade de documentos exigida é a Boston University pedir um histórico escolar enviado diretamente da Universidade de Taubaté – onde eu me formei – onde não haja o envolvimento de terceiros. Eles exigem um documento oficial enviado em envelope selado e lacrado diretamente da secretaria da Faculdade para a secretaria deles. Você mesmo pode fazer o envio pelo correio, mas eles devem receber o envelope selado e lacrado mostrando que não houve nenhum acesso prévio ao seu conteúdo. Mais ainda, eles pedem uma transcrição do português para o inglês deste mesmo documento. E por que isso parece ser demais pedir? Porque esta mesma documentação foi exigida para que o  ECE – entidade que traduz a suas notas obtidas no Brasil para o sistema americano – emitisse um documento para que a inscrição nos programas pelo site CAAPID fosse feita, e a Boston University têm acesso a este documento. Talvez para confirmar a informação já em mãos, o fato é que se você tem a intenção de buscar o Advanced Standing Program na Boston Univeristy, prepare-se desde já e tenha em mãos em um envelope selado e lacrado o seu histórico escolar, bem como a tradução em inglês de todo o seu conteúdo.

            Os dias vão passando, a espera diminui a cada dia e a ansiedade aumenta pouco a pouco. Os próximos passos são conseguir dentes naturais para as aulas de Endodontia, começar a procurar um lugar para morar, finalizar a documentação para o financiamento para o curso e iniciar o processo de transição no trabalho. E vamos caminhando!

            Um abraço e sucesso sempre!

Location, location, location

Location, location, location

15 Anos, 1 semana, 4 dias

15 Anos, 1 semana, 4 dias