Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Glamour

Glamour

            Ah... o glamour de viver nos Estados Unidos. Segurança, paz, tranquilidade, a certeza de que a lei e a ordem serão presentes diariamente na nossa vida, o trabalho sério sendo bem reconhecido. Tudo isso é verdade e muita gente que entra em contato comigo têm como objetivo para si e sua família, o oferecimento de todos estas qualidades e vantagens de viver fora. No entanto, um lado sombrio desta oportunidade sonda a vida de todos aqueles que se aventuram nesta jornada. É difícil falar sobre isto porque nenhum de nós quer ou deseja viver, ou quem sabe até mesmo, passar por esta situação.

            A gente aprende ainda cedo na vida que o ciclo neste mundo é composto por algumas fases: A gente nasce, cresce, se reproduz e morre. Talvez uma forma de pensar meio fria demais, mas eu não quero ficar romantizando uma coisa que é bem simples. Eu costumo dizer que a partir do momento que a gente vem ao mundo o nosso relógio começa a contar os minutos restantes da nossa existência. Alguns tem uma breve passagem nesta vida e outros podem passar de um século, mas a verdade é que a morte– depois do pagamento de impostos – é a única certeza que temos.

            Eu entendo que este seja um assunto bem tétrico para ser comentado em um blog que visa oferecer esperança e motivação para quem deseja buscar o trabalho com a Odontologia nos Estados Unidos. A intenção não é desmotivar ninguém, mas somente lembrar àqueles que têm como plano este objetivo de que os laços familiares e amizades de uma vida vão ficar distantes, não será possível fazer visitas inesperadas e muitas vezes perderemos a possibilidade de dar o nosso adeus.

            Lembre-se de ponderar sobre este assunto com sua família quando decidir deixar o Brasil. Ainda que a tecnologia atual ofereça a oportunidade de aproximar as pessoas através de chamadas telefônicas e até mesmo vídeo conferências, nada substitui a presença física ao lado das pessoas amadas. Faça planos para situações inesperadas, deixe procuradores e gente que possa substituir você em momentos onde a sua presença é fundamental. Faça uma lista do que é necessário abandonar e abrace muito, mas muito mesmo, aos seus queridos que não o acompanharão na sua jornada. Eu entendo que muitos deles são o motivo maior do seu encorajamento a fim de partir para uma nova vida, por isto aproveite cada segundo que vocês têm juntos para demonstrar o seu afeto e atenção.

            A morte faz parte da vida. Mas a morte é somente o final da nossa presença física. A gente só deixa de existir mesmo quando a lembrança do que fomos deixar de fazer parte da vida daqueles que amamos e nos amaram, as nossas palavras ditas são esquecidas, nossos gestos e risadas são jogadas no vácuo do esquecimento e tudo o que fizemos e deixamos torna somente parte do que existiu.

            Viva sua vida como se fosse o seu último dia. Abrace, ore junto, estenda a mão, beije, sorria e ajude a quem precisa. O seu sorriso para uma pessoa desmotivada pode fazer a diferença naquela vida. Aquele toque no ombro pode ser a motivação que alguém está precisando para continuar uma jornada difícil. Aquele beijo pode trazer à tona aquele sentimento de amor perdido. Seja presente, mude a vida dos outros através da sua vida. Salve dentes e faça os outros sorrirem!

            Um abraço e sucesso sempre!

Boas Notas

Boas Notas

2023

2023