Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Munição para o Sucesso

Munição para o Sucesso

            Eu não me considero um expert em nada. Talvez um curioso sobre um pouco de tudo, conhecedor da cultura geral mais especificamente sobre as inutilidades muitas vezes úteis para o início de uma conversa. Nada mais e nada menos. Eu costumo lembrar certa ocasião em algum domingo dos anos 80 quando dirigíamos para a Escola Dominical eu cantando uma música que eu ouvia constantemente na televisão e meus pais se surpreenderem com a minha habilidade para memorizar esta música e ao mesmo tempo a minha inabilidade de memorizar uma lista de números primos. Bom, primeiro que todo mundo sabe do poder mnemônico que a música tem. Memorizar os sessenta e seis livros bíblicos se deu através de uma melodia. Talvez se a professora da quarta série tivesse elaborado uma música com os números primos eu tivesse guardado essa lista. Não são todas as crianças do mundo que entendem o significado da idéia de números que são somente divisíveis somente por um e por eles mesmos.

            Reter conhecimento sobre vários assuntos pode fazer uma grande diferença na sua vida no momento que você decidir buscar a validação do Diploma de Odontologia nos Estados Unidos. O caminho para o exercício da Odontologia nos EUA não é pavimentado somente sobre o conhecimento de dentes, músculos e cáries. O conhecimento e cultura geral acumulados durante toda uma vida pode fazer toda a diferença no processo seletivo.

            Imagine que você não é a única pessoa no ciclo de aplicação que tem o desejo de ingressar em um programa de Revalidação do Diploma (ASP) ou uma Residência (ESP). Sendo o mercado americano atrativo como é, centenas de milhares de candidatos no mundo inteiro tem o mesmo sonho e objetivo. Vamos imaginar que você não tenha se graduado com excelentes notas, mas tenha tido muito ativo dentro do corpo discente da sua Faculdade exercendo uma posição de liderança, ativamente trabalhando junto com a comunidade e elaborando programas de prevenção nos programas extramuros do seu curso. No momento da sua aplicação para um ASP ou ESP você acaba concorrendo com o melhor aluno de uma Faculdade de Odontologia graduado no Iraque. As notas desta pessoa são melhores que a sua e indubitavelmente esse concorrente te supera nos conhecimentos microscópicos e funcionais da molécula subatômica das forças de Van Der Walls do cimento de policarboxilato de zinco, mas ele não sabe como conversar com as pessoas, não olha no olho as pessoas quando conversa com elas e tem aquele olhar que somente os seres mais superiores têm sobre os seus inferiores. Quem tem mais chance de levar a vaga?

            Nos Estados Unidos boas notas não significam sucesso em processos seletivos. Já falamos neste blog que a mentalidade que existe nos EUA em processos seletivos em nada se assemelha ao que estamos acostumados no Brasil. Lembre-se que o ingresso para uma Faculdade de Odontologia no Brasil se dá única e exclusivamente através do seu desempenho em provas vestibulares (não esquecendo o EMEM também - rima não intencional). Nos Estados Unidos provas fazem parte de um conjunto de processos e procedimentos e dentro da coleção de critérios necessários para o ingresso acabam se tornando somente a ponta do iceberg, principalmente para quem desconhece no que consiste este processo seletivo.

            A nossa intenção sempre foi procurar desmitificar este processo para quem deseja buscar o exercício da Odontologia nos EUA. Nossa associação com a plataforma Dr. Dream vale-se do conhecimento acumulado de seus criadores para auxiliar quem não conhece o caminho que é necessário seguir. Se você ficar somente restrito a notas e ao que você acha que é necessário e não conseguir enxergar todo o contexto para alcançar o seu objetivo certamente suas chances serão reduzidas drasticamente. Digo mais: não somente suas chances serão reduzidas, mas também a confiança em você mesmo(a) e na sua aptidão de se destacar de uma maneira única frente aos demais candidatos.

            Por isso, faça uma lista das suas habilidades e conhecimentos fora do ambiente odontológico. Em quê você se destaca - ou se destacou - durante a sua infância e adolescência. O que você sabe mais e melhor do que aqueles que estão ao seu lado? Use sua vida inteira como munição para o futuro que te espera.

            Um abraço e sucesso sempre!

Datas memoráveis

Datas memoráveis

Mão Amiga

Mão Amiga