Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Caia para frente

Caia para frente

            Eu me lembro quando tomei a decisão de tentar alguma coisa nos Estados Unidos sem ter qualquer idéia se eu seria bem-sucedido. Naqueles dias eu tinha investido algum dinheiro na pintura do consultório e parti para os EUA na esperança de conseguir um trabalho como Dentista em uma clínica onde eu soube por intermédio de uma amiga que um brasileiro trabalhava por lá sem ter tido a necessidade de passar por nenhum curso de validação do Diploma. O fato de ter a cidadania americana certamente iria economizar muito tempo em termos de obtenção de documentos e tudo mais e iria poder me colocar no mercado de trabalho assim que eu chegasse. Mas não foi bem assim.

            Logo no dia seguinte quando eu cheguei eu tinha agendado uma conversa com um brasileiro que também trabalhava na clínica. Aos meus olhos aquele era um dos que mandavam e foi para minha surpresa que ele mesmo me disse que ele não mandava em nada por lá em termos de contratação. Eu precisaria agendar uma conversa com o Diretor Clínico do Dental Department para poder conversar sobre o meu desejo de trabalhar por lá. Dali 2 dias eu estava sentado na frente do Diretor Clínico. Um senhor dos seus quase 60 anos, sorriso fácil e fartos cabelos ruivos que me disse que naquele momento não havia possibilidade de contratação.

            Confesso ter saído de lá um pouco frustrado, mas também queria o quê? Ser contratado logo quando chegasse? Não poderia ser tão fácil assim. Mas la no fundo – e eu acho que todo mundo sabia disto – eu não queria voltar para o Brasil. Eu sabia que se eu achasse uma forma de me manter nos EUA eu poderia ficar ali indefinidamente. Infelizmente eu não tinha conhecimento de nada e nem de ninguém. Eu aprendi que se eu conhecesse alguém e alguém me conhecesse eu poderia receber a indicação para trabalhar. Na época quando eu cheguei eu aprendi que para trabalhar com pintura eu poderia receber ao final de cada semana quase mil dólares, o que para mim era impensável, pois seria muito mais que eu receberia em um mês de trabalho no Brasil como Dentista.

            Eu sei que nunca fui empreendedor e nunca soube administrar corretamente o meu consultório. Para mim era simplesmente abrir as portas com uma cadeira odontológica ter o material necessário e as coisas aconteceriam. Passei 10 anos dando murro em ponta de faca, sabendo que eu não estava fazendo a coisa certa e mesmo assim persistia no erro. Nunca recebi uma orientação correta em termos de aprender administração e tudo aquilo que faria a diferença. Mas mesmo hoje olhando para trás eu não acho que faria muita coisa diferente porque se não eu não estaria onde eu estou hoje. Talvez eu mudasse o rumo de tudo lá no início quando me foi dito que era impossível trabalhar como Dentista nos Estados Unidos e simplesmente não ter dado ouvidos àquele professor pateta que me afirmou tal coisa. Ainda assim, eu não teria conhecido minha esposa e não seria a pessoa que sou hoje.

            Passando por estes dias de quarentena e impossibilitado de trabalhar eu venho procurando refletir nas coisas que estão acontecendo. Eu olho para meu lado e me vejo com minha esposa e filha, todos nós saudáveis e prontos para retornar ao trabalho. Eu fico imaginando que se eu não estivesse onde eu estou, se eu não tivesse decidido partir rumo ao desconhecido o que a minha vida teria se tornado? Talvez como muitos colegas no Brasil, com duas ou três especializações procurando reter o máximo de pacientes do jeito como eu pudesse; talvez ter sido novamente vítima de assaltos e testemunha de que a justiça no Brasil não assiste ao cidadão de bem. Ou quem sabe tendo mudado de profissão. Isso eu nunca vou saber.

            O que eu quero dizer aqui é que se você tem a oportunidade mudar o rumo da sua vida para alguma coisa melhor não espere. Corra para um novo objetivo na sua vida. Mude as velas do seu barco e mire para aquilo que você sabe que irá te trazer satisfação. Nunca pense no dinheiro que aquilo irá te dar. Dinheiro não pode ser nunca finalidade. Dinheiro é consequência. Também querer muito dinheiro irá trazer frustração para muita gente porque a impressão que se tem é que quanto mais se tem nunca vai ser o suficiente. Seja feliz com o que você conseguir e se chegar muito até suas mãos, seja generoso e compartilhe com quem precisa.

            Se a Odontologia nos Estados Unidos é uma coisa que te atrai, busque ajuda de quem pode oferecer orientação precisa para o que você deseja. Use dos erros de terceiros para que você não erre também e siga com a cabeça sempre erguida mirando o seu objetivo final. Mova-se para frente e se cair, caia para frente também.

            Um abraço e sucesso sempre!

Entrevista Para Emprego

Entrevista Para Emprego

Caminho mais fácil

Caminho mais fácil