Vocação
Nestas últimas semanas tem sido difícil conseguir colocar em palavras um pouco desta minha experiência aqui nos Estados Unidos. A impressão que eu tenho é que todo assunto esgotou e pouco ou quase nada mais tenho para compartilhar neste canal. Mas ao mesmo tempo que este sentimento começa a crescer dentro da minha cabeça, a parte ainda não tomada por este pensamento luta em querer colocar para fora algumas experiências vividas dentro da minha atividade com Odontologia aqui nos EUA para que, de alguma forma, consiga manter ativo este blog.
Todos os dias eu tenho a oportunidade de reiniciar a minha vida. Esta foi a forma como procurei colocar a minha cabeça para funcionar depois do longo período de quarentena por que passamos. Durante a ausência no trabalho, eu procurei pensar muito sobre a minha atividade. Dentista e Team Leader não andam de mãos dadas. Essa foi a conclusão que eu cheguei depois de seis anos. Uma amiga - e antiga gerente - falou comigo logo quando aceitei a posição de Team Leader sobre o fardo que esta posição administrativa acarretaria. Ela disse para que se eu me dedicasse muito como Team Leader eu acabaria deixando a prática odontológica.
Esta semana este momento chegou. Depois de muita consideração, muita conversa, erros e acertos eu decidi deixar a posição de Team Leader. Não posso deixar de falar que eu aprendi muito nestes últimos anos. Eu acho que a maior lição que eu aprendi foi que eu não sou capaz de resolver todos os problemas que eu achava que era. Eu confirmei a minha inabilidade de ter sucesso em confrontos pessoais, não ser capaz de lidar com resolução de conflitos e ter reforçado a minha idéia original logo quando iniciei minhas atividades aqui nos EUA. Eu estou aqui para servir.
Isso ficou muito marcado. No final do meu primeiro dia de trabalho aqui nos EUA - uma quinta feira - 14 de fevereiro de 2008 - o Diretor Executivo e o Diretor Clínico pararam na porta do consultório onde eu trabalhei aquele dia e perguntaram como o dia tinha sido. Não poderia ter sido melhor. Finalmente eu estava trabalhando como Dentista nos EUA, satisfazendo o sonho de uma vida inteira e aquela sensação de felicidade que nem dá para descrever. Mas o que eu falei naquele dia não refletiu em nada este sentimento de alegria. Eu disse que estava ali para servir e que eu estava feliz de poder fazê-lo.
Durante estes anos trabalhando como Dentista em um Community Health Center aqui no Estado de Massachusetts eu tive - e venho tendo - a oportunidade de fazer a Odontologia que eu acredito ser aquela ao qual eu fui chamado. Nem mais, nem menos. Por cerca de dez anos eu trabalhei no Brasil e durante este período eu pouco ou quase nada conquistei financeiramente. Meu trabalho no Brasil servia para pagar as contas. Mas não as contas de casa, e sim da manutenção do meu próprio consultório. A minha maior conquista financeira enquanto no Brasil foi conseguir comprar um rádio para colocar no meu consultório.
Eu tenho muito claro para mim que eu não vou ficar milionário fazendo o que eu faço. Se eu tivesse concentrado meus esforços para a obtenção de um título de Especialista aqui nos EUA, talvez eu pudesse buscar este objetivo, mas esta nunca foi a minha intenção. Ser Dentista para mim é um chamado, uma oportunidade de ajudar, atender e realmente servir aqueles que precisam de ajuda. O título de Team Leader eu deixo para quem sabe fazer uso das suas atribuições clínicas e administrativas. No meu caso, eu fico feliz em servir.
Um abraço e sucesso sempre!