Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Chances Reais

Chances Reais

Recentemente eu fiz uma postagem na nossa página no Facebook perguntando quais as dúvidas que os seguidores da página tinham sobre o processo da Validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Honestamente eu deixei de lado porque não é sempre que as pessoas interagem diretamente com a gente. Tudo bem, sem problemas. Eu sei que nem todo mundo tem muito tempo para pensar sobre o assunto. Mas eu fiquei feliz porque algumas pessoas responderam a postagem e eu disse para cada uma delas que responderam – de maneira direta – que eu faria uma postagem exclusivamente sobre sua pergunta.

            A primeira selecionada foi sobre os Requisitos e chances reais de validação em programas de Residência e pós-Graduação. – Thiago Rodrigues, muito obrigado.

            Programas de Residência em Odontologia são uma opção muito interessante para quem não tem interesse em voltar às bases do curso de Odontologia para validar o Diploma. Existe os programas AEGD – Advanced Education in General Dentistry – e o GPR – General Practice Residency – onde ambos abordam as várias áreas da clinica geral com trabalhos mínimos para conclusão do curso, as demais residências dentro das áreas de especialidade promovem uma imersão profunda sobre o assunto abordado trazendo ao futuro especialista um vasto conhecimento teórico e científico além de uma quantidade considerável de horas de aula e prática.

            O termo Residency – Residência – realmente fala por si só. Durante este período do programa o aluno vive aquele assunto. Muitos dos programas oferecem, além do título da especialidade, o titulo de Mestrado e, dependendo do programa, soma-se mais dois ou três anos para que a pessoa obtenha o Doutorado. (Muitos me perguntam: Qual é o valor? Voltando à pergunta feita anteriormente – quais as chances reais – já que o fantasma do dinheiro que não se tem persegue e muitas vezes se faz ou criam-se o empecilho para não ir atrás do que se quer. Nestes casos, eu lembro a todos que é muito, mas muito, mas muito difícil encontrar alguém que tenha pai, mãe, tio, tia, padrinhos que disponham do valor necessário para pagar pelo curso de Odontologia nos EUA ou mesmo uma Residência. Como pagar? Faz-se empréstimo. E vou parar por aqui, porque este assunto demandaria muito mais informação que fugiria do assunto no momento

            Em conversa com um Dentista que validou o seu Diploma através de Residência em Odontopediatria aqui em uma das Universidades localizadas em Boston, ele disse que o número de horas cursadas na residência foi quase o mesmo ou até mais do que os 4 anos de Odontologia cursados no Brasil. É puxado, mas o resultado aparece. O mundo se abre com uma miríade de possibilidades para o exercício da Odontologia nos EUA.

            Em termos de requisitos, isso depende muito da instituição a que se aplicará. Em linhas gerais exige-se a aprovação no NBDE parte I e II, TOEFL, cartas de recomendação, uma redação falando sobre você e os motivos que o levaram a buscar aquele curso e uma taxa de inscrição. Não se foge muito das exigências para a inscrição no Advanced Standing Program, mas, como disse, cada instituição faz as exigências de maneira individual. É preciso lembrar também que não são todos os programas que aceitam candidatos graduados fora dos EUA, por isso, lembre-se de pesquisar e verificar aqui no blog quais as instituições que aceitam Dentistas graduados no exterior – fora dos EUA no caso.

            As chances são reais para quem vai atrás. Não é um processo fácil, isso não. Há pouco tempo fui abordado online por um colega que queria saber um meio mais fácil para validar o Diploma de Odontologia nos EUA. Perguntou-me se este programa estava disponível no Brasil. Eu respirei fundo e falei que lamentavelmente não. Não existe nenhuma conquista na vida que valha a pena sem que haja luta e esforço. É claro que é difícil. País diferente, língua diferente, cultura diferente... não dá para dizer que se quer vencer nos EUA sem querer deixar o Brasil para trás.

            Como me foi dito uma vez: vá e não olhe para trás. Seu futuro te aguarda no desconhecido e somente você tem condições de abrir seu próprio caminho para conquistar o que você realmente deseja. Neste processo, conte conosco para te ajudar.

            Um abraço e sucesso sempre!

           

Custo e documentação necessários

Custo e documentação necessários

Não desista!

Não desista!