Não desista!
Às vezes eu acho que os assuntos deste blog estão se exaurindo. Quando eu comecei a escrever eu escrevia um post por dia. Parecia uma máquina. Tinha assunto para escrever sem parar. Todos os dias um assunto novo, como eu via a Odontologia aqui nos EUA, o que tem de diferente do Brasil, material diferente, modo de atendimento, cadeira ambidestra, cadeira sem sugador e por aí vai. Depois veio os passos para o processo de validação do Diploma de Odontologia nos EUA. Sempre me assombrou o fato de tantos Dentistas do Brasil terem obtido sua licença aqui nos EUA, mas quase nenhuma informação chegava até os Dentistas brasileiros. Claro que quando eu perguntei para meu professor no primeiro ano da faculdade se era possível trabalhar como Dentista nos EUA ele me falou que era impossível. Ele mesmo não sabia como fazer. Mas se bem que, pensando bem, do jeito que ele era, mesmo que soubesse ele iria dizer que eu nunca iria conseguir.
O fato é que os anos passaram e estão passando cada vez mais rapidamente. Ainda que esta última afirmação não tenha nada a ver com nada, o que eu quero salientar é que ficar batendo na mesma tecla, falando sobre o mesmo assunto está ficando monótono demais. É difícil imaginar um assunto que não tenha sido abordado. Ainda que possa parecer pedante demais da minha parte, fico um pouco frustrado porque eu sempre gostei de colocar informações novas e uteis para quem procura esclarecimentos sobre o assunto.
Já falei sobre as provas do NBDE parte I e II. Já falei que estas duas provas irão acabar e fundir-se em uma só já no ano que vem. O formato desta nova prova INBDE ainda é um grande mistério; mistério este que será revelado em breve quando o manual para a prova for lançado. Coisa nova por coisa nova ainda teremos que esperar um pouco até ter mais informações.
Falamos sobre o TOEFL e eu mesmo coloquei informações e experiências pessoais da última vez que fiz a prova. Escrevi tudo logo depois do teste para poder fazer uma descrição bem precisa do conteúdo e como eu me senti durante sua realização. Não vou dizer que foi uma das postagens mais visitadas, mas tenho para mim que foi uma das mais agradáveis de redigir.
Falei sobre o processo de entrevista, visto, finanças, formas de estudar, exemplo de colegas que conseguiram ingressar nos programas e entrevista com quem já passou por residência. Eu tenho certeza que se eu parar de escrever no blog por um bom tempo muitos poderão se beneficiar das informações ali colocadas e terem paz e tranquilidade para se prepararem para o futuro como Dentistas nos EUA.
O blog não vai acabar, mas acho que ele vai começar a arrefecer um pouco. Eu estou sempre a disposição de quem precisar. Muitos já entraram em contato comigo através do e-mail e eu sempre faço questão de responder cada mensagem que recebo.
O meu desejo é que todos os que tem como objetivo de vida o exercício da Odontologia nos EUA consigam a realização deste sonho. Quando para mim um dia foi dito ser impossível, não vou me cansar de dizer, afirmar e confirmar que é possível sim! Não é fácil. Mas não é impossível. Não existe caminho mais fácil. Existe um caminho: Estudar sério, passar em provas nada fáceis, aplicar para os programas e aguardar ser chamado. Quando o e-mail ou correspondência com a sua aprovação chegar tenha certeza que a sua alegria vai ser ainda menor do que a minha.
Um abraço e sucesso sempre!