Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Pare de Reclamar e Faça Acontecer!

Pare de Reclamar e Faça Acontecer!

                  Uma coisa difícil de encarar que luto contra mim mesmo para não fazer besteira é ouvir gente que só reclama. Isso realmente me tira do sério e eu não consigo muito disfarçar. Se for alguém com quem eu tenha um pouco mais de proximidade, eu até falo para parar de reclamar de uma forma um pouco mais abrupta e direta. Já quando eu não tenho essa proximidade e eu sei que o que vou falar pode trazer uma impressão errada de quem realmente sou, eu dou aquele sorriso amarelo e vou saindo devagar. Arrumo uma dor de barriga, alguém me chamando ou o telefone tocando no meu bolso.

                  Gente que só reclama pode trazer quem quer que esteja de lado dela para baixo. Ela está tão miserável que ela mesma não aguenta tanta chatice, então ela tem que trazer mais gente com ela para mais gente ficar miserável junto. Vou dar um exemplo:

                  Aqui na Boston University pode parecer loucura, mas acredita que tem gente que reclama de estar aqui? Acredita que estão em um dos programas mais competitivos dos EUA, passaram por barreiras que para alguns é quase intransponível e ainda assim reclama porque o “programa é muito puxado”? Ah… vai dormir! Quer moleza, fica em casa! O pior é que a minha janela de oportunidade para verbalizar todo o meu descontentamento com essa atitude já foi embora e agora, se eu disser alguma coisa, não vai dar o sentido e o peso necessário para fazer essa pessoa entender que foi ela quem quis aplicar para esse programa. Foi ela que sabia de antemão que o programa iria demandar tempo, paciência e muito estudo.

                  Ficou para trás a chance de dizer, e culpar no nariz, e mandar calar a boca ou simplesmente desistir se o caso estava tão difícil assim. Quer saber? Não acho que eu faria uma coisa destas. Aprendi nesses anos que o problema está com a pessoa e não comigo. Ela é o problema e não eu. Se eu não preciso validar aquela informação, a melhor e mais segura coisa a fazer é ficar quieto. Não concordar e nem discordar. Às vezes, o que as pessoas precisam é somente falar em voz alta. Um dia, quem sabe, as coisas não mudam para ela?               

                  O negócio é que, se você está em uma posição diferenciada no mundo em que você vive, traga mais gente para perto de você. Estenda a sua mão para trazer outros juntamente com você. Ofereça conselhos, orientações e direcionamento. Foque no que a pessoa precisa aprender e não nas más impressões que aquela conquista deixou em você. Isso serviu para você se tornar uma pessoa melhor. A sua própria evolução e vitória não vão mudar nada na vida de terceiros, mas o seu conselho e orientação podem alterar a vida de muita gente. Seja a luz no fim do túnel e não a problema por resolver de ninguém.

                  Um abraço e sucesso sempre!

Entre Desafios e Conquistas

Entre Desafios e Conquistas