Renovação
Um programa de televisão que acabou fazendo muito sucesso pelo mundo descreve a vida, as lutas, sofrimento da família e da própria pessoa que sofre de um distúrbio mental que a leva a acumular coisas inúteis. Hoarders ou Acumuladores em tradução livre para o Português descreve a vida de pessoas que simplesmente não conseguem se desfazer das coisas. Uma caixa de sapato que foi comprado há mais de vinte anos fica guardada com lenços de papel comprados na última viagem para a Europa há quase trinta anos. A pessoa não sabe quando irá ter utilidade, mas faze questão de manter aquilo. A caixa de sapato, os lenços e uma miríade de objetos e bugigangas que não acrescentam absolutamente nada em suas vidas, mas estão ali.
Pode parecer besteira, mas quando você lida com uma pessoa assim a sua própria saúde geral pode ficar comprometida. É sempre aterrador assistir este programa porque a imagem que se tem das casas visitadas é de literalmente um deposito de lixo. Uma coisa tão sem compreensão dentro da nossa cabeça que é quase impossível compreender que a pessoa se movimenta dentro da sua própria casa se desviando de lixo, equilibrando-se pelas paredes para não cair. Problemas em cima de problemas que acabam se tornando caso de saúde pública, especialmente quando há o envolvimento de crianças e idosos; muitas vezes os próprios acumuladores.
Em vários episódios, depois de muita briga, negociação e lágrimas, era possível encontrar fezes de animais – ratos, gatos e cães – soterrados sobre colunas de roupas, caixas vazias e artefatos inúteis chamados “preciosos” pelos seus donos. Mas não somente fezes, mas também animais mortos espalhados pela casa, por vezes mostrando até mesmo em situações tragicômicas como quando depois de muita briga e discussão para convencer a pessoa a ter a casa limpa, ela se deparar com um animal de estimação que ela disse ter perdido há mais de 5 anos e não sabia onde estava.
Esta semana eu passei por uma situação um pouco constrangedora. O novo projeto de Entrevistas com Dentistas Brasileiros nos EUA está indo de vento em popa. Uma alternativa para mostrar aos Dentistas do Brasil que a possibilidade de exercer a Odontologia nos EUA é possível. O problema é que a tecnologia de gravação de áudio e vídeo acabou ficando muito acessível para os curiosos que – como eu – não se preparam de maneira eficiente para guardar e manter os arquivos gravados. No meu caso, eu achava que a memória de um terabyte seria mais do que suficiente para guardar tudo o que eu já tinha e eu teria.
Acontece que uma coisa que eu não tinha levado em conta, eram todos os demais arquivos de áudio e vídeo que eu já tinha acumulados dentro do hard drive do meu computador e que acabaram impedindo a continuação da edição de um vídeo complicadíssimo que eu editei e, por conta da falta de espaço para gravação, eu acabei perdendo longas horas de trabalho. Naturalmente quando eu me dei conta deste detalhe já era tarde demais. Não somente isto, eu percebi que o HD externo que eu tinha destinado para a finalidade de guardar este tipo de arquivos grandes também estava cheio. Com o computador lento por conta de tanta tranqueira acumulada eu decidi começar do zero.
Recomeçar a nossa vida não é uma tarefa fácil, mas às vezes é necessário. Eu mesmo quando me mudei para os EUA, tinha na mente a ideia desta necessidade. Eu tinha na minha frente a possibilidade de recomeçar. Tendo passado por momentos difíceis e aprendido com erros cometidos, a minha esperança era usar esta experiência para me ajudar sábio em decisões que deveriam ser tomadas a partir dali.
Se o seu desejo é iniciar a busca por uma oportunidade dentro da Odontologia nos EUA, lembre-se de trazer com você somente o necessário. Traga com você sua motivação e desejo de ser um Dentista melhor. Venha com a cabeça aberta para aprender e esteja sempre disposto a ensinar. Se você tem uma grande experiência acumulada nos seus anos de trabalho no Brasil, traga com você um espírito de humildade e o coração aberto para compartilhar toda sua experiência. No seu reinício acumule somente o que é importante e abandone o que é inútil e difícil de carregar. Siga sempre em frente e não olhe para trás.
Um abraço e sucesso sempre!