Complexo de vira-lata
Eu acredito que todo brasileiro já tenha ouvido falar sobre “Complexo de vira-lata”. Expressão criada por Nelson Rodrigues, o mesmo dizia que o brasileiro é um narciso às avessas, cuspindo na própria imagem. Dizia ele que o brasileiro não encontra pretextos pessoais ou históricos para a autoestima. Alguns diriam que se trata de um caso muito acentuado de modéstia. Eu tenho a tendência de concordar com Nelson Rodrigue ainda que eu mesmo, às vezes, venha me sentir como um cão sem raça definida. Mas isso é outra história...
Eu venho trabalhando com o blog Dentista Brasileiro nos Estados Unidos por mais de 10 anos. Sempre muito grato pela audiência que acabei conquistando com este canal, eu creio que um assunto pelo qual nunca toquei é com relação a questão financeira. Não quero dizer que eu vou mostrar meu holerite. Não é isso. O que eu quero falar aqui é a respeito justamente de um dos grande empecilhos que muitas pessoas se colocam – ainda que não exista – para buscar o exercício da Odontologia nos EUA: dinheiro......
Lembre-se de uma coisa: Nos Estados Unidos – ao contrário do Brasil – a quantidade de Dentistas no mercado é muito menor em termos de quantidade e proporção. No Brasil são mais de 250 faculdades de Odontologia despejando no mercado de trabalho mais de 8000 dentistas por ano. Aqui nos EUA são 65 faculdades, dando ao mercado uma quantidade suficiente para que, ao mesmo tempo um número muito menor que entra no mercado, acaba tomando o lugar daqueles que se aposentam.
Outra coisa importante para ser lembrado é que os Dentistas nos EUA tem um reconhecimento social diferenciado. Oferecer empréstimo financeiro para um Dentista nos EUA é mais seguro para o banco do que para qualquer outra pessoa. O motivo? Todos sabem: é retorno certo. E muitas vezes em tempo menor do que o inicialmente combinado. Outra coisa? Os juros também podem ser muito mais baixos, por justamente os bancos saberem que o Dentista aqui nos EUA oferece confiança para o pagamento. Pensando nisto, vamos lá:
São poucos, muito poucos, mas pouquíssimos os alunos de Odontologia nos EUA que dispõe do dinheiro integral para financiar seus estudos. De onde vem o dinheiro então? Financiamentos oferecidos por bancos e pelo governo. Os cidadãos americanos e portadores do Green Card conseguem o financiamento pelo governo, mas o que não tem esta condição social conseguem também o financiamento por bancos. E como é que se consegue isto? Simplesmente por eles saberem que ao final do curso o futuro Dentista disporá de recurso e conhecimento técnico para poder quitar o empréstimo. Acredite ou não, o Dentista nos Estados Unidos tem essa moral.
Quer ver uma coisa? Como o problema vivido por quem nasce, cresce, estuda e se forma aqui nos EUA é mais difícil? Nos Estados Unidos o futuro Dentista deve passar por 4 anos dentro de um College para obter o título de bacharel em alguma área. Uma vez concluído o College é que ele vai buscar o título de Dentista. Acontece que ambos os programas são pagos – e muito bem pagos. Imagine só: 4 anos pagando por ano quase 50 mil dólares por ano. Vamos arredondar para 200 mil dólares ao final de 4 anos. Quando ele é aceito pela Faculdade de Odontologia ele terá outros 4 anos pela frente pagando uma média de 65 mil dólares por ano. Ao final dos 8 anos ele acumulará uma dívida de 200 mil pelos primeiros 4 anos MAIS outros 260 mil da Faculdade de Odontologia. São quase 500 mil dólares que eles tem de dívida para iniciar a vida profissional. E você achando que você que tem problema?
Soube que Odontopediatras aqui nos EUA conseguem fazer por ano quase este valor. (Aliás, segundo Kendall Beecham chefe da pós graduação da NYU – Universidade de Nova Iorque - a Odontopediatria, depois da Ortodontia, é a Especialidade que mais faz dinheiro nos Estados Unidos). Alguns mais outros menos, mas pense que este valor tem um juro baixíssimo aplicado a um prazo de 360 meses para pagar. Outra coisa importantíssima a ser dita é que existem programas de pós-graduação – AEGD e GPR – e programas de Residência – Especialização – onde o aluno não paga pelo curso, mas recebe por ele.
O que eu quero deixar claro aqui é que a desculpa de que não dá para vir para os EUA e trabalhar como Dentista por cause de dinheiro realmente não cola. Tudo bem que é preciso dispor de recurso para iniciar a vida e até mesmo para sobreviver, mas este que vos escreve iniciou sua vida nos Estados Unidos trabalhando como funcionário de uma loja de departamento recebendo salário mínimo na época (8 dólares por hora) e conseguiu com este salario mínimo comprar um carro zero 100% financiado e com zero (ZERO!) de entrada.
O dinheiro para pagar seu Advanced Standing Program para validar o seu Diploma existe. O dinheiro para pagar o seu empréstimo virá através do seu trabalho que certamente será reconhecido e muito bem pago. O sucesso do seu futuro depende exclusivamente de você.
Um abraço e sucesso sempre!