Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Fale a verdade 2

Fale a verdade 2

          Fale a verdade... fale a verdade... A gente aprende desde pequeno que falar a verdade é o correto. Aprendemos, também, que falar a verdade incomoda quem está ouvindo. Muitas vezes para escapar de uma situação difícil a gente tenta falar uma meia verdade e acaba descobrindo posteriormente que foi a pior coisa a ser feita.

            O que eu queria trazer aqui vai parecer uma história inventada, mas eu transcrever como me foi contada, e espero que possa ajudar aqueles que nos seguem.

            Um casal de amigos que está passando pelos últimos dias antes de receberem o visto de entrada nos EUA para receberem o Green Card teve no mês passado sua ultima entrevista na Embaixada dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Se você que está lendo esta postagem não sabe sobre o processo de obtenção do Green Card, fique sabendo que o que você mais aguarda na vida durante o processo de aplicação para o Green Card é o dia desta entrevista no Rio de Janeiro.

            Pois bem, depois de idas e vindas, chegou o dia para eles. A entrevista correu sem maiores complicações. Na verdade, meu amigo que não tem o inglês na ponta da língua saiu-se muito bem durante a entrevista fazendo-a totalmente em inglês. Sua esposa ficou surpresa e feliz de ver como ele estava se saindo naquele momento. Eu mesmo, quando ouvi a história, fiquei feliz por ele. Muito bem! Muito bom!

            No momento de finalizar aquela etapa tão esperada por eles, o Agente da Embaixada perguntou para meu amigo se ele já tinha tido algum processo civil enquanto praticava em São Paulo. Ele parou e pensou e disse que processos civis não faziam parte do pacote exigido pelo Governo Americano para o processo. De fato, conforme o Agente confirmou, aquela informação não era essencial. O casal ficou um pouco surpreso pela pergunta, mas meu amigo disse que sim. Ele já tinha sofrido um processo civil anos atrás. Então o Agente faz um comentário e menciona o nome da pessoa. Ou seja: O Agente já sabia que ele teve um processo civil anteriormente. Ele estava com a página na internet aberta com as informações do processo na frente dele com os despachos do juiz, nome, sobrenome e tudo mais pertinente ao processo.

            Nada do que acontece dentro da Embaixada Americana passa desapercebida. A todo momento você está sendo observado e quando você acha que está por cima, você aprende que eles estão a uns 10 passos na sua frente. Se meu amigo tivesse mentido naquele momento ele poderia ter colocado tudo a perder. Os meses todos de aguardo para aquele momento, dinheiro investido... teria colocado tudo a perder simplesmente por não ter falado a verdade.

            Ainda que possa parecer besteira, nunca é demais lembrar que falar a verdade pode tornar a jornada um pouco mais longa, mas não vai tirar você do caminho. O Agente pediu para que ele providenciasse alguns documentos pertinentes a este processo para anexar ao processo do Green Card, tornando-se este a última etapa para que eles recebam seus passaportes com o visto de entrada nos EUA.

            Uma coisa semelhante aconteceu comigo enquanto eu aguardava minha esposa. Ela passou pela mesma entrevista no Rio de Janeiro, mas eles pediram um documento meu, que estava nos EUA e ela no Brasil. No final tudo deu certo e nada nem ninguem ficou para trás. O processo parece longo – e é mesmo – e demorado – com certeza! – mas o resultado vale muito a pena. Não desista!

            Um abraço e sucesso sempre!

Orientação vinda de cima

Orientação vinda de cima

2020 finalmente chegou

2020 finalmente chegou