A Responsabilidade de cada um
Eu gostaria de fazer um comentário que eu acho muito importante para quem pensa em exercer a profissão nos EUA como Limited Licenseé em Massachusetts.
Ainda que pareça uma forma fácil para se integrar dentro da Odontologia nos EUA, portar a Limited License necessita muita responsabilidade. Pode parecer a melhor opção quando não se deseja validar o Diploma através do Advanced Standing Program ou programas de Residência dentro das especialidades ou mesmo em clínica geral. Mas como alguém que já há 12 anos faz uso desta modalidade de licença eu devo dizer que portá-la significa zelar pelo nome da pessoa que irá assinar a sua licença como seu Diretor ou Diretora.
É uma troca. Uma via de duas mãos. Ao mesmo tempo em que seu Diretor irá habilitar você a trabalhar, ao mesmo tempo você deverá ter máximo cuidado para trabalhar da melhor forma para que o nome daquele(a) que te garantiu o seu trabalho não venha a ser questionado pelo Board of Registration.
Além de portar a Limited License o Dentista graduado fora dos EUA tem a possibilidade de, também, prescrever medicamentos. Para tal, ele(a) deve se inscrever junto ao Estado de Massachusetts no Massachusetts Control Substances Registration (MCSR) ter registro no NPI (National Provider Identification) e junto ao DEA (Drugs Enforcement Agency), entidade Federal que controla a venda e distribuição de medicamentos nos EUA.
Este assunto é levado muito a sério aqui nos EUA, principalmente depois que foi confirmado que o uso indiscriminado de opióides levou uma parcela muito grande da população à dependência química e psicológica. Antigamente os Hospitais prescreviam opióides quase que de maneira indiscriminada. Não havia critério. Você poderia chegar ao Hospital se queixando de dor no terceiro molar e sair com uma receita para até 30 comprimidos de oxicodona. Por muitos anos as pessoas recebiam remédios sem qualquer avaliação prévia e isso acabou elevando o número de usuários e também aqueles que começaram a depender deste remédio para ter vida social.
A preocupação maior dos Dentistas que assinam em favor de Limited Licenseé é que eles não façam nada que possa vir a comprometer sua reputação junto ao Board of Dentistry. Para tanto, auditorias acontecem periodicamente a fim de verificar o tratamento elaborado, o desenrolar do mesmo bem como o acompanhamento pós tratamento. Tudo deve ser muito bem anotado, descrito e documentado. É obrigação do portador da Limited License zelar pelo nome daquele que está assinando a seu favor.
A Limited License não é um caminho mais fácil para trabalhar como Dentista nos EUA. Portar esta modalidade de licença requer responsabilidade, zelo e cuidado não somente com o paciente, mas acima de tudo com o nome de quem está garantindo seu exercício da atividade em solo americano.
Pense bem.
Um abraço e sucesso sempre!