Dr. João Antonio Costa

Olá!

Bem vindo ao nosso blog. Aqui eu conto um pouco sobre minhas experiências dentro da Odontologia nos EUA e o Processo de Validação do Diploma de Odontologia nos EUA e minha jornada dentro da Boston University Henry M. Goldman School of Dental Medicine.

Espero que você aprenda bastante!

Especialização nos EUA

Especialização nos EUA

Eu queria falar um pouco hoje sobre Especialização aqui nos Estados Unidos.

            Não da pra negar que tudo o que se fala sobre Odontologia, o que tem de melhor em termos de Materiais e Técnicas tem-se os Estados Unidos como referencia.

            Referencia, sim. Claro. Porque não? Gordon Christensen? Malamed? John Kanka? (este ultimo, por sinal, era dentista de uma paciente minha. Esse mundo eh muito pequeno mesmo).      Ok, vamos la. Quem nunca pensou em fazer uma Especialização nos Estados Unidos? Quem nunca pensou em adicionar no seu Curriculum Vitae o nome de uma Universidade Americana? Pode até ser assunto para se redigir paginas e paginas. Mas não vou me ater a detalhes mínimos por enquanto. O que eu quero falar é sobre uma oportunidade que pode ser aberta para quem deseja trabalhar como Dentista aqui nos EUA.

            O fato de sermos todos graduados no Brasil, ter habilidade manual, conhecimento técnico e teórico, infelizmente não nos coloca no mesmo nível dos Dentistas graduados aqui nos EUA. Não dá mesmo. Para que você trabalhe em seu próprio consultório aqui nos EUA todos os Boards of Dentistry dos 50 Estados Americanos irão exigir que você tenha, no mínimo 1 ano em curso feito em uma instituição de ensino reconhecida pelo CODA – Commission of Dental Accreditation.

            Esta instituição é a responsável por dar o aval para que as Universidades formem os Dentistas. Sem a chancela deles, não sai nada. Eles avaliam e revisam os procedimentos das Universidades e Instituições e ensino da Odontologia para ter certeza de que a qualidade esta em nível adequado.

            Acontece que alguns Estados tem em seus Boards diferentes politicas para aceitar Dentistas graduados fora dos Estados Unidos. Veja bem: Nem todos os Estados exigem que você tenha que fazer os 2 anos do Advanced Standing Program. Luz no fim do túnel!!

            Pera um pouco! Vamos com calma...

            Sim, não exigem o Advanced Standing, mas exigem que o candidato passe pelo menos 1 ano dentro de uma instituição reconhecida pelo CODA.

            Então, veja bem: Se você já tem conhecimento aprofundado dentro das áreas de especialização reconhecida pela ADA – Implante e Dentistica NÃO são reconhecidas – você tem uma chance de aplicar para programas de Especializacao aqui nos EUA e poder aplicar para trabalhar nestes Estados que oferecem esta chance.

            As áreas de Especialização reconhecidas? Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Ortodontia. São as mais comuns. Dentistica não é? Não! Também achei um absurdo, mas dança-se conforme a musica.

            Vale lembrar também que para ser aceito nestes programas você devera ter o TOEFL e algumas delas também exigem o NBDE parte I e II.

            Lembre-se de que são programas longos, extensos e caros, já que não há bolsa de estudo para estes programas. Existem linhas de financiamento em bancos, mas estes detalhes eu não sei responder ainda.

            De qualquer forma, se sua intenção eh fazer Especialização nos EUA tenha em mente que dependendo da sua condição de imigração você poderá, quem sabe, conseguir uma licença para até montar seu próprio consultório. Depois o céu é o limite.

            Um abraco e sucesso sempre!

O trabalho como Dental Assistant

O trabalho como Dental Assistant

Quem é você?

Quem é você?